Logo do site MilkPoint
Entrar
  • NOTÍCIAS & MERCADO
    GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
  • PREÇO DO LEITE
  • COLUNAS
  • MILKPLAY
  • ARTIGOS
    PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
  • EVENTOS
    MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
  • TOP 100
  • EMPRESAS
    CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
  • MILKIA
  • CONTATO
    NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
Acesse sua conta Ou cadastre-se
INÍCIO
NOTÍCIAS & MERCADO
GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
PREÇO DO LEITE
COLUNAS
MILKPLAY
ARTIGOS
PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
EVENTOS
MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
TOP 100
EMPRESAS
CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
MILKIA
CONTATO
NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
  • Acesse o MilkPoint Ventures MilkPoint Ventures
  • Acesse o CaféPointCaféPoint
  • Acesse o MilkPoint Mercado MilkPoint Mercado
  • Acesse o Milk Monitor Milk Monitor
  • Acesse o MapLeite MapLeite
Kuhn do Brasil
  1. Início >
  2. Colunas >
  3. LIPA/UFV

Teste do álcool e do alizarol: primeiro passo para seleção do leite

O teste do álcool e do alizarol são análises realizadas no leite para avaliar sua estabilidade térmica. Veja em detalhes neste artigo sobre ambas análises!

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: 29/09/2021 - 8 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 6
Ícone para curtir artigo 28

 

Análises de controle de qualidade do leite

A seleção e a classificação do leite, isto é, a qualidade da matéria-prima desde a obtenção na propriedade rural até a recepção nos laticínios é determinada por meio de análises de controle de qualidade. Dentre as principais análises destacam:

  • Prova do álcool e do alizarol;
  • Determinação da acidez titulável;
  • pH;
  • Densidade à 15°C; 
  • Crioscopia;
  • Teor de gordura;
  • Extrato seco total e desengordurado, dentre outras.

Incialmente, de acordo com as legislações vigentes, Instruções Normativas nº76 e nº77 de 2018 do MAPA (BRASIL, 2018a,b), a seleção da matéria-prima na granja leiteira é determinada por meio da medição do volume (ou pesagem) do leite e a realização do teste do Álcool/Alizarol (com concentração mínima de 72% v/v).

Neste contexto, para estimar, ou seja, avaliar indiretamente a estabilidade térmica das proteínas do leite, é utilizado o teste do álcool e do alizarol. Além disso, o teste do alizarol pode ser utilizado para avaliar de forma indireta a acidez da matéria-prima.

Portanto, neste artigo preocuparemos em elucidar as definições, diferenças e aplicações dos testes do álcool e do alizarol no leite.

 

Teste do álcool no leite

Após a ordenha e posterior resfriamento do leite, o teste do álcool ou do alizarol é primeira análise a ser realizada para averiguar a qualidade da matéria-prima. Este teste é realizado nas propriedades rurais antes da coleta do leite pelo transportador e novamente realizado na plataforma de recebimento do leite na indústria de beneficiamento.

A estabilidade do leite ao teste do álcool é utilizada para avaliação indireta da estabilidade térmica das proteínas do leite, o que está correlacionado com qualidade microbiológica do leite. Este teste verifica a estabilidade das caseínas (principal proteína do leite) em uma solução alcoólica, que simula o efeito do aquecimento durante o processamento térmico.

A adição de álcool ao leite induz várias alterações nas micelas de caseína, como o colapso da camada de κ-caseína, a redução na carga micelar e a precipitação do fosfato de cálcio, que colaboram para a redução da estabilidade deste componente (O’CONNELL et al., 2001).

Neste contexto, um leite de baixa qualidade com alta contaminação bacteriana reduz a estabilidade das caseínas. Desta forma, essa matéria-prima provavelmente não resistirá ao teste do álcool, resultando em uma precipitação proteica durante a realização do teste conforme ilustrado na Figura 1B. Já um leite de boa qualidade resiste ao teste do álcool sem apresentar a formação de grumos (Figura 1A).

teste do alcool e alizarol leite

teste do álcool leite estabilidade térmica do leite
teste do alcool e alizarol leite

 

No setor de controle de qualidade de fábricas que produzem leite pasteurizado, esterilizado pelo método UHT, concentrado ou desidratado, esse teste é muito útil para identificação de leite parcialmente acidificado, colostro, leite com desbalanceamento mineral e leite proteolizado.

O leite instável ao álcool é rejeitado pelo laticínio, pois sendo a caseína instável, o aumento da temperatura durante o processamento térmico promove a precipitação destas proteínas. Essa precipitação proteica dá origem a formação de uma película nos trocadores de calor de difícil remoção, a qual atua como isolante térmico e acentua o sabor de cozido do leite (Silva et al., 2012). Além disso, há uma redução da eficiência do tratamento térmico e uma limitação do processo de higienização o que favorece o desenvolvimento microbiano e a formação de biofilmes.

Continua depois da publicidade Nexo Agro

Segundo a IN 76 (BRASIL, 2018a), para realização do teste do álcool, a concentração alcoólica mínima da solução deve ser de 72% v/v (setenta e dois por cento volume/volume). Entretanto, há uma tendência no aumento desta concentração (aproximandamente 80% v/v) pelos laticínios para garantir a seleção de uma matéria-prima de melhor qualidade e maior resistência ao processamento.

 

O que é o teste de alizarol no leite?

A prova do alizarol é uma das análises físico-químicas mais rápidas aplicadas no controle de qualidade do leite.

 

Como é feito o teste de alizarol no leite?

Essa análise consiste em adicionar partes iguais da amostra de leite no qual será analisada a solução de alizarol. A IN nº 76 estabelece que o leite cru deve ser estável ao teste do alizarol na concentração mínima de 72% v/v (BRASIL, 2018a).

 

O que é alizarol?

Alizarol é uma solução de álcool etílico com graduação alcoólica mínima de 72% v/v neutralizado, contendo um indicador de pH conhecido como alizarina (1,2 dihidroxiantraquinona). O princípio do teste do alizarol é o mesmo do teste do álcool, ou seja, avaliar de forma indireta a estabilidade térmica do leite, mais precisamente das caseínas.

Além disso, no teste do alizarol é possível saber em qual faixa de acidez/pH a amostra de leite se encontra.

 

Como interpretar os resultados do teste de alizarol no leite? 

De acordo com a IN nº77 (BRASIL, 2018b) para este teste devem ser considerados os seguintes resultados:

  • I - Coloração vermelha tijolo sem grumos ou com poucos grumos muito finos: leite com acidez normal e estabilidade ao álcool 72% v/v;
  • II - Coloração amarela ou marrom claro, ambas com grumos: leite com acidez elevada e não estável ao álcool 72% v/v; 
  • III - Coloração lilás a violeta: leite com reação alcalina sugerindo a presença de mastite ou de neutralizantes. (BRASIL, 2018b)

 

Para melhor visualização dos resultados, a Figura 2 é apresentada.

teste alizarol leite

teste alizarol leite

Figura 6

 

Dessa forma, leite cru que apresenta a formação de grumos e coloração amarela ou violeta deve ser rejeitado e não deve ser beneficiado. O teste de alizarol deve ser realizado no leite de cada produtor, em caso de tanques comunitários e na recepção do leite nos laticínios.

 

Leite LINA e teste do alizarol

Quando a perda da estabilidade não está associada à contaminação bacteriana e não é causada pela acidez elevada, pode ser considerado que seja um leite instável e não ácido (LINA). Esse leite apresenta no teste de alizarol uma coloração vermelho-tijolo, porém com formação de grumos.

A ocorrência de leite LINA se deve principalmente devido a um desbalanceamento salino, provocado, por exemplo, por uma modificação drástica na alimentação animal (situações de enchente, perda da pastagem, dentre outros motivos) com consequente precipitação do leite nos testes de álcool e alizarol.

Dessa forma, caso o resultado no teste do alizarol apresente a formação de grumos com coloração duvidosa (vermelho-tijolo), o leite é submetido ao teste da fervura. Não sendo observado a formação de grumos neste teste, é indicativo de leite LINA, o que pode ser confirmado na análise de acidez.

Caso haja a formação de grumos no teste da fervura, é um indicativo de leite ácido, o que também pode ser ratificado pela determinação da acidez do leite. O Quadro 1 apresenta uma relação entre a análise de acidez e o teste do álcool.

Continua depois da publicidade Robusto, confiável e feito para durar  - Melhorando a vida na fazenda - NEDAP

Conforme apresentado no Quadro 1, além da presença do leite LINA, há também a ocorrência do leite SILA (síndrome do leite anormal, leite de baixa acidez e formação de grumos no teste do álcool) que representa uma pequena fração do leite LINA.

teste do alcool teste alizarol

teste alcool teste do alizarol acidex titulavel

 

Desta forma, essas análises são básicas e fundamentais para uma avaliação rápida, prática e assertiva da qualidade da matéria-prima com impacto direto na qualidade do produto final. Por exemplo, para uma agroindústria que realiza processamento de queijos, esses dois testes supracitados são de extrema importância, visto que a caseína é o principal componente envolvido em diversas etapas da fabricação e sua estabilidade é afetada pelas variações de pH/acidez, temperatura e outros.

 

Considerações finais

A produção de leite e derivados é fundamental no âmbito social e econômico no Brasil. A falta das boas práticas de ordenha, bem com ações fraudulentas e as más condições de higiene durante o armazenamento, coleta e transporte do leite aumentam o desafio da obtenção de uma matéria-prima de alta qualidade.

Dessa forma, o teste do álcool/alizarol faz parte de uma serie de análises que são essenciais para os laticínios avaliarem esses problemas e classificarem o leite como apto para o processamento, evitando prejuízos e ofertando produtos inócuos a saúde do consumidor.

Leia também:

  • Principais fraudes em leite
  • Análises de composição do leite: quais são elas?
  • A indústria ainda pode confiar no teste do alizarol?

 

Agradecimentos: Ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq pelo financiamento do projeto (n° 429033/2018-4); e pela bolsa de produtividade a B.R.C. Leite Júnior (n°306514/2020-6).

 

Autores

Jeferson Silva Cunha (Bacharel em Ciência e Tecnologia de Laticínios e membro do Laboratório de Inovação no Processamento de Alimentos- LIPA/DTA/UFV)
 

Letícia Bruni de Souza (Graduanda em Ciência e Tecnologia de Laticínios e membro do Laboratório de Inovação no Processamento de Alimentos- LIPA/DTA/UFV)
 

Profa. Dra. Érica Nascif Rufino Vieira (Professora do Departamento de Tecnologia de Alimentos da UFV e coordenadora do Laboratório de Inovação no Processamento de Alimentos- LIPA/DTA/UFV)
 

Prof. Dr. Bruno Ricardo de Castro Leite Júnior (Professor do Departamento de Tecnologia de Alimentos da UFV e coordenador do Laboratório de Inovação no Processamento de Alimentos- LIPA/DTA/UFV)

 

Gostou do conteúdo? Deixe seu like e seu comentário, isso nos ajuda a saber que conteúdos são mais interessantes para você. Quer escrever para nós? Clique aqui e veja como!

 

 

Referências 

O’CONNELL, J. E.; FOX, P. F. The two-stage coagulation of milk proteins in the minimum of the heat coagulation time-pH profile of milk: effect of casein micelle size. Journal of Dairy Science, United States, v. 83, p. 378-386, 2000.

SILVA, L. C. C. et al. Estabilidade térmica da caseína e estabilidade ao álcool 68, 72, 75 e 78%, em leite bovino. Revista do Instituto de Laticínios Cândido Tostes, v. 67, p. 55-60, 2012.

BRASIL, 2018a. Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Instrução Normativa Nº 76, de 26 DE NOVEMBRO DE 2018. Diário Oficial da União, 30 de novembro de 2018.

BRASIL, 2018b. Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Instrução Normativa Nº 77, de 26 DE NOVEMBRO DE 2018. Diário Oficial da União, 30 de novembro de 2018.

LANGE, C. C.; BRITO, J. R. F. Influência da qualidade do leite na manufatura e vida de prateleira dos produtos lácteas: papel das altas contagens microbianas. In: BRITO, J. R. F.; PORTUGAL, J. A. B. (Ed.). Diagnóstico da qualidade do leite, impacto para a indústria e a questão dos resíduos de antibióticos. Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite: Epamig/CT/ILCT, 2003. p.119-137.

*Fonte da foto do artigo: Freepik

Ícone para ver comentários 6
Ícone para curtir artigo 28
MegaLeite ABS

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Kuhn do Brasil

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Juliano Batista
JULIANO BATISTA

MARECHAL CÂNDIDO RONDON - PARANÁ - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 28/02/2025

Muito bom o artigo, parabéns.
Dênis Dos Reis Andrade
DÊNIS DOS REIS ANDRADE

MARINGÁ - PARANÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 13/06/2023

top dimais.... baita artigo.
São materiais assim que me faz sempre vir aqui no site em busca de novos conhecimentos.
Obrigado por compartilhar esse material.
Jeferson Silva Cunha
JEFERSON SILVA CUNHA

VIÇOSA - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 06/09/2023

Muito obrigado, Dênis! Abraço!!
Alyne Cryslaine
ALYNE CRYSLAINE

LAVRAS - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 03/10/2021

Parabéns pelo excelente artigo ??.
Jeferson Silva Cunha
JEFERSON SILVA CUNHA

VIÇOSA - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 04/10/2021

Ei, Alyne.
Obrigado! Continue nos acompanhando! :)
Patrícia Martins
PATRÍCIA MARTINS

EM 29/09/2021

Muito bom! Parabéns a equipe!

Mais visualizadas de LIPA/UFV

26/04/2026

Impressão 3D em lácteos: o papel fundamental das proteínas do leite

29/09/2021

Teste do álcool e do alizarol no leite

01/11/2021

Fraudes no leite por adição de reconstituintes: como detectar?

30/11/2022

Fermentação do iogurte: protocooperação das bactérias láticas

26/05/2023

Queijo de leite cru ou queijo de leite pasteurizado?

27/04/2021

Composição do leite de vaca

Biofarm
GlobalGen

Destaques de hoje

Qual o verdadeiro poder de influência das importações de leite em pó nos preços ao produtor?
Espaço Aberto

Qual o verdadeiro poder de influência das importações de leite em pó nos preços ao produtor?

A primeira onda de frio do ano chegou: confira os alertas para a cadeia leiteira no Centro-Sul
Giro de Notícias

A primeira onda de frio do ano chegou: confira os alertas para a cadeia leiteira no Centro-Sul

Preço do leite sobe 10,5% em março com oferta restrita, aponta Cepea
Giro de Notícias

Preço do leite sobe 10,5% em março com oferta restrita, aponta Cepea

Mercado do leite: atualização quinzenal de preços (30/04), confira!
Panorama de Mercado

Mercado do leite: atualização quinzenal de preços (30/04), confira!

Da secagem ao pico de produção
José Luiz M.Vasconcelos e Ricarda Maria dos Santos

Da secagem ao pico de produção

Conseleite/PR divulga projeção do valor de referência do leite a ser pago em maio/26
Giro de Notícias

Conseleite/PR divulga projeção do valor de referência do leite a ser pago em maio/26

Quem produz o leite brasileiro

Assine nossa newsletter gratuitamente

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail.

Logo do site MilkPoint Logo do site MilkPoint Ventures

MilkPoint é um produto da rede MilkPoint Ventures

NOTÍCIAS & MERCADOGIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESSPREÇO DO LEITECOLUNASMILKPLAYARTIGOSPRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHAEVENTOSMILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOSTOP 100EMPRESASCEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROSMILKIACONTATONEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Copyright © 2026 MilkPoint - Todos os direitos reservados

MilkPoint Ventures Serviços de Inteligência de Mercado LTDA. - CNPJ 08.885.666/0001-86

Avenida Cezira Giovanoni Moretti, nº 905, sala 11A - Loteamento Santa Rosa, Inova Park - Torre A - Piracicaba/SP - CEP: 13.414-157

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência em nossos serviços, personalizar anúncios e oferecer conteúdo relevante. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso dessas tecnologias. Confira nossa Política de Privacidade para mais detalhes sobre como protegemos seus dados.

Qual a sua dúvida hoje?