Colostro é a secreção da glândula mamária nas primeiras 24 horas após o parto. O leite produzido entre o primeiro e o terceiro dia após o parto é denominado leite de transição e após este período é que ele passa a ser chamado simplesmente de "leite".
O colostro contém altos teores de sólidos, proteína, gordura (energia), minerais e vitaminas, que garantem um desenvolvimento inicial mais saudável. Estes nutrientes são "diluídos" com o passar das horas, conforme pode ser observado na tabela 1.
Todavia, a função mais importante do colostro é fornecer anticorpos (células de defesa) para o organismo do bezerro. Estas células de defesa, também chamadas de imunoglubulinas (Ig), não passam pela placenta da vaca e, em função disso, todos os bezerros nascem completamente sem defesa contra bactérias, protozoários e vírus causadores de doenças.
Portanto, para que possa sobreviver e crescer saudável, o bezerro precisa receber o colostro, que fornecerá os anticorpos (imunidade passiva) que garantirão sua sobrevivência até que ele mesmo passe a produzi-los (imunidade ativa), processo que só se inicia após cerca de um mês de vida.
As imunoglobulinas são proteínas do soro do leite (albuminas e globulinas), e têm uma concentração muito alta no colostro ordenhado logo após o parto, baixando sua concentração rapidamente nas primeiras 24 horas seguintes (tabela 1). Em função disso, o ideal é fornecer o colostro da primeira ordenha, logo após o nascimento do bezerro.
Tabela 1 : Composição do Colostro

Fonte: Foley & Otterby, 1978. JDS (61):1033-1060
Existem basicamente três tipos de imunoglobulinas: IgG (70-80%), IgM (10-15%) e IgA (10-15%). Cada uma têm uma função: a IgG tem como função principal identificar e destruir possíveis patógenos. A IgM serve como primeira defesa nos casos de septicemia, ou seja, protege a corrente sangüínea contra a invasão de bactérias e a IgA protege as mucosas, como a parede do intestino. Ela se liga à parede "ocupando o lugar" de possíveis patógenos que fariam o mesmo. Portanto, seu efeito perdura enquanto o bezerro estiver consumindo colostro pois ela atua na parede externa do intestino.
Para demonstrar a importância do fornecimento do colostro, pesquisadores realizaram um experimento onde um grupo de bezerros recebeu colostro e depois foi "contaminado" com bactérias (E. coli), enquanto outro grupo primeiramente recebeu as bactérias e só depois o colostro. O grupo que recebeu o colostro em primeiro lugar não ficou doente e nenhum bezerro morreu, enquanto que no grupo que inicialmente recebeu as bactérias para depois receber o colostro praticamente todos os animais ficaram doentes e 75% veio a óbito.
Comentário MilkPoint: O fornecimento do primeiro colostro para os bezerros recém nascidos é essencial pois as chances de sobrevivência de animais que não o recebem são mínimas.
fonte: MilkPoint