ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Importância do fornecimento do colostro

POR JOSÉ ROBERTO PERES

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 06/04/2000

2 MIN DE LEITURA

2
3
José Roberto Peres

Colostro é a secreção da glândula mamária nas primeiras 24 horas após o parto. O leite produzido entre o primeiro e o terceiro dia após o parto é denominado leite de transição e após este período é que ele passa a ser chamado simplesmente de "leite".

O colostro contém altos teores de sólidos, proteína, gordura (energia), minerais e vitaminas, que garantem um desenvolvimento inicial mais saudável. Estes nutrientes são "diluídos" com o passar das horas, conforme pode ser observado na tabela 1.

Todavia, a função mais importante do colostro é fornecer anticorpos (células de defesa) para o organismo do bezerro. Estas células de defesa, também chamadas de imunoglubulinas (Ig), não passam pela placenta da vaca e, em função disso, todos os bezerros nascem completamente sem defesa contra bactérias, protozoários e vírus causadores de doenças.

Portanto, para que possa sobreviver e crescer saudável, o bezerro precisa receber o colostro, que fornecerá os anticorpos (imunidade passiva) que garantirão sua sobrevivência até que ele mesmo passe a produzi-los (imunidade ativa), processo que só se inicia após cerca de um mês de vida.

As imunoglobulinas são proteínas do soro do leite (albuminas e globulinas), e têm uma concentração muito alta no colostro ordenhado logo após o parto, baixando sua concentração rapidamente nas primeiras 24 horas seguintes (tabela 1). Em função disso, o ideal é fornecer o colostro da primeira ordenha, logo após o nascimento do bezerro.

Tabela 1 : Composição do Colostro

Composição do Colostro

Fonte: Foley & Otterby, 1978. JDS (61):1033-1060

Existem basicamente três tipos de imunoglobulinas: IgG (70-80%), IgM (10-15%) e IgA (10-15%). Cada uma têm uma função: a IgG tem como função principal identificar e destruir possíveis patógenos. A IgM serve como primeira defesa nos casos de septicemia, ou seja, protege a corrente sangüínea contra a invasão de bactérias e a IgA protege as mucosas, como a parede do intestino. Ela se liga à parede "ocupando o lugar" de possíveis patógenos que fariam o mesmo. Portanto, seu efeito perdura enquanto o bezerro estiver consumindo colostro pois ela atua na parede externa do intestino.

Para demonstrar a importância do fornecimento do colostro, pesquisadores realizaram um experimento onde um grupo de bezerros recebeu colostro e depois foi "contaminado" com bactérias (E. coli), enquanto outro grupo primeiramente recebeu as bactérias e só depois o colostro. O grupo que recebeu o colostro em primeiro lugar não ficou doente e nenhum bezerro morreu, enquanto que no grupo que inicialmente recebeu as bactérias para depois receber o colostro praticamente todos os animais ficaram doentes e 75% veio a óbito.

Comentário MilkPoint: O fornecimento do primeiro colostro para os bezerros recém nascidos é essencial pois as chances de sobrevivência de animais que não o recebem são mínimas.

********


fonte: MilkPoint

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

WILLIAN NUNES DE CARVALHO

EM 31/07/2014

ola gostaria que alguem me informasse se possivel sobre algum tratamento para a chamada   FIGUEIRA em  novinhas !



    Grato willian
LAISSONE CARLOS

MOCAMBIQUE - ESTUDANTE

EM 21/10/2013

o colostro e a primeira secrecao da glandula mamaria que e muito util ao bebe durante o primeiro dia de nascimento. by Laissone Carlos
MilkPoint AgriPoint