ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

A importância do resfriamento do leite na fazenda

POR MARCOS VEIGA SANTOS

MARCOS VEIGA DOS SANTOS

EM 26/05/2000

2 MIN DE LEITURA

1
0
Marcos Veiga dos Santos

O resfriamento do leite na fazenda, imediatamente após a ordenha, é sem dúvida uma das medidas de maior impacto sobre a qualidade do leite, uma vez que o resfriamento do leite a 4oC (em menos de 2 horas após o término da ordenha) inibe o crescimento de microrganismos presentes no leite. O resultado do crescimento destes microrganismos - principalmente bactérias - é a alteração das características de qualidade do leite, como fermentação da lactose e degradação da proteína e gordura.

A forma mais eficiente para o resfriamento rápido do leite é o uso de tanques de expansão. Estes equipamentos que têm se popularizado entre os produtores, pois apresentam grande superfície de contato com o leite e possuem um agitador, o que favorece o rápido abaixamento da temperatura. Desta forma, a utilização de resfriadores de imersão, nos quais os latões são imersos na água gelada, não oferece a mesma eficiência, pois as trocas de calor são muito mais lentas. Como não há homogeneização do leite durante o resfriamento, o leite não é resfriado uniformemente, e assim este resfriamento marginal não inibe o crescimento de bactéria na parte mais interna do latão.

Para a escolha de um bom tanque de expansão, vale a pena destacar alguns conceitos básicos antes da aquisição do equipamento. A decisão da compra deve ser feita levando-se em conta o tamanho adequado para a fazenda e a vida útil do equipamento. Dependendo da freqüência de coleta de leite na fazenda, recomenda-se que o tanque tenha capacidade igual a 5-6 ordenhas, o que poderia permitir a coleta de leite a cada 48 horas. No entanto, é bom lembrar que o tanque, assim como outros equipamentos da fazenda, deve ser utilizado na sua capacidade máxima, de forma a diluir o seu custo fixo.

O bom funcionamento do tanque de expansão depende de adequado suprimento de energia elétrica e de alguns cuidados durante a sua instalação. O local escolhido para instalação deve ser de fácil acesso ao caminhão de coleta, tomando-se o cuidado para que o condensador do tanque não fique obstruído, o que impede a troca de calor e pode causar superaquecimento do equipamento.

O tanque de expansão não deve ser desligado durante a noite pois esta prática, além de não trazer grande economia energia elétrica, resulta em aumento do crescimento bacteriano no leite e, conseqüentemente menor qualidade final do produto.

Uma estratégia para aumentar a eficiência do resfriamento do leite é o uso do pré-resfriamento. Os pré-resfriadores são boas alternativas para rebanhos com grandes produções de leite, pois reduzem significativamente o consumo de energia do tanque de expansão, pois o leite já chega numa temperatura reduzida no tanque.

Além do monitoramento da temperatura do leite, é importante que seja feita a limpeza e sanitização rigorosa das superfícies do tanque e das conexões logo após a coleta do leite, de forma a assegurar a produção de leite de alta qualidade.

********


fonte: MilkPoint

MARCOS VEIGA SANTOS

Professor Associado da FMVZ-USP

Qualileite/FMVZ-USP
Laboratório de Pesquisa em Qualidade do Leite
Endereço: Rua Duque de Caxias Norte, 225
Departamento de Nutrição e Produção Animal-VNP
Pirassununga-SP 13635-900
19 3565 4260

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

IKARO HANS

EM 06/03/2018

voce deferia ter citado algo sobre as enzimas tambem!
MilkPoint AgriPoint