ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Sob o sol ardente: impactos do calor extremo na produção de leite e seus derivados

POR LIPA - UFV

LIPA/UFV

EM 29/12/2023

7 MIN DE LEITURA

0
4

A dinâmica da produção leiteira mundial é sujeita a flutuações decorrentes de uma interseção complexa de fatores. Relatórios recentes da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentos) oferecem insights valiosos sobre os protagonistas desse cenário, em que a Índia se destaca como uma força dominante. Entretanto, União Europeia, Estados Unidos, China, Brasil e Paquistão desempenham papéis proeminentes para a produção global de leite.

Neste contexto, em 2023, o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) publicou dados indicando que o país ocupa a posição de terceiro maior produtor global de leite. Essa classificação é respaldada por uma impressionante produção anual de mais de 34 bilhões de litros de leite, abrangendo 98% dos municípios brasileiros. É notável que a característica predominante desse cenário seja a presença marcante de pequenas e médias propriedades na produção leiteira brasileira.

Neste cenário, com altas temperaturas, o rebanho leiteiro enfrenta um grande desafio: alcançar produtividade sem comprometer a qualidade, uma missão que demanda uma cuidadosa gestão do conforto térmico dos animais.

As variações de temperatura, especialmente aquelas que afetam a "zona de termoneutralidade", não apenas resultam em desconforto, mas também desencadeiam um aumento na temperatura corporal e na frequência respiratória, gerando um ambiente propício para o estresse. Este quadro torna-se ainda mais visível diante às mudanças climáticas que estamos vivenciando atualmente, as quais impactam não apenas a quantidade, mas também a qualidade do leite. Portanto, este artigo técnico visa descrever sobre os impactos do calor extremo na produção de leite e seus derivados.

Impacto econômico do estresse térmico na produção leiteira

As ondas de calor apresentam desafios consideráveis para a produção de leite, surgindo sem uma adaptação fisiológica adequada ao calor intenso. As condições climáticas que ultrapassam o limite de adaptação das vacas resultam em perdas significativas, afetando diretamente o conforto, saúde e desempenho dos animais. As complexas respostas fisiológicas das vacas e o impacto direto na produção leiteira é ilustrada na Figura 1, evidenciando a correlação entre as ondas de calor e a queda na produção de leite ao longo do tempo.

Figura 1. Produção de leite antes e após o estresse térmico.

Produção de leite antes e após o estresse térmico.
(FONTE: GIGRÔ et al., 2022).

Cerca de 80% das vacas em todo o planeta apresentam sintomas de estresse térmico (taxas de respiração aceleradas, cabeças abaixadas e respiração ofegantes) (Universo Online, 2023). Isso gera perdas econômicas expressivas, comprometendo a produção, reprodução e saúde do gado.

O estresse térmico leva a perdas multibilionárias para as indústrias lácteas em vários países (ARIAS et al., 2023). A Figura 2 ilustra que vacas sob estresse térmico podem deixar de produzir até 34% do seu potencial em uma única lactação, representando perdas significativas na produção de leite e impactando a economia dos produtores (NEIVA, 2023).

Figura 2. Produção de leite conforme o nível de estresse térmico.

Produção de leite conforme o nível de estresse térmico
(FONTE: NEIVA, 2023).

 

No Brasil, a Embrapa Gado de Leite (2023) indica que o aumento da temperatura interna dos animais pode resultar em perdas de até 30% na produtividade, com o limiar crítico iniciando a partir de 31 ºC. Nos Estados Unidos, as perdas anuais chegam a US$ 1,7 bilhões, afetando especialmente os pequenos produtores sem recursos de seguros ou acesso a empréstimos (Universo Online, 2023).

No Chile, as perdas econômicas relacionadas a eventos de estresse térmico variam de $29,0 a 108,4 milhões por semestre. Pesquisadores chilenos relataram perdas diárias na produção de leite entre 5 e 8 litros por vaca por dia quando as vacas não tinham acesso à sombra ou a outras estratégias de melhoria do estresse térmico (ventiladores e bebedouros ou aspersores) durante o período de verão (ARIAS et al., 2023).

Impacto na qualidade do leite e derivados

O estresse térmico não apenas reduz a produção de leite, mas também compromete a qualidade e produtividade de derivados lácteos, como iogurte, queijo e manteiga. A redução da qualidade da matéria-prima pode ser atribuída a redução dos teores de proteína e gordura, com impacto no teor de sólidos totais do leite. Isso se deve a diminuição na ingestão de matéria seca durante a hipertermia, como forma de tentar diminuir a carga de calor interna (CARTWRIGHT et al., 2023). Além disso, impactos no desempenho reprodutivo, alimentação (por exemplo, utilização de culturas suplementares de verão) e custos de saúde, devido ao tratamento de doenças, contribuem para o cálculo final das perdas econômicas (Universo Online, 2023).

Neste contexto, o estresse térmico não apenas compromete o bem-estar animal, mas também eleva a suscetibilidade a doenças, sendo a mastite um exemplo notável. O aumento da temperatura do ambiente contribui para a fragilização do sistema imunológico das vacas leiteiras, tornando-as mais propensas a infecções mamárias.

A mastite, uma inflamação da glândula mamária, não apenas reduz a qualidade do leite produzido, introduzindo possíveis contaminantes, mas também impacta negativamente na economia da cadeia leiteira, reduzindo o volume de leite e, consequentemente, na quantidade de derivados lácteos produzidos. Portanto, reduzir os efeitos das altas temperaturas não é apenas vital para a sustentabilidade da produção leiteira, mas também para garantir produtos lácteos de alta qualidade e seguros para o consumidor (COSER et al., 2019).

Em resumo, a questão do estresse térmico em animais de média e alta produtividade leiteira é marcada por uma série de desafios complexos, sendo agravada pelas elevadas temperaturas que têm sido registradas recentemente. Tudo isso ocorre em meio à constante busca por eficiência e qualidade na produção de leite. O conjunto crucial formado por estratégias de resfriamento eficientes, manejo e monitoramento constante destaca-se como a harmonia necessária para garantir que esses protagonistas da produção leiteira alcancem seu potencial máximo, mesmo em face das crescentes temperaturas.

Perspectivas Futuras

As mudanças climáticas, ao aumentarem a frequência de dias quentes e ondas de calor, representam uma ameaça significativa para a produtividade do gado leiteiro (CARTWRIGHT et al., 2023). Uma alternativa é a seleção de bovinos leiteiros termotolerantes que inclui cruzamento com raças termotolerantes, seleção baseada em características fisiológicas e, mais recentemente, seleção para melhor resposta imune. Investimentos em pastoreio com acesso a sistemas de refrigeração também favorece a mitigação do estresse térmico e melhora a produção de leite.

Mais pesquisas deverão ser realizadas em territórios nacionais e internacionais para validar as perdas econômicas estimadas. Estes estudos devem incluir não só a quantificação da diminuição da produção de leite, mas também as alterações na qualidade do leite (teor de sólidos), bem como o aumento dos custos reprodutivos e de alimentação devido ao estresse térmico.

Esta informação é muito relevante não só para satisfazer a procura da indústria leiteira por mais leite (de melhor qualidade e produzido a partir de sistemas de produção sustentáveis), mas também como uma ferramenta de decisão para os produtores implementarem estratégias de mitigação de baixo custo, bem como para a criação e implementação de novas políticas governamentais neste assunto.

 

Gostou do conteúdo? Deixe seu like e seu comentário, isso nos ajuda a saber que conteúdos são mais interessantes para você.

 

Autores

Danielly Aparecida de Souza -Graduanda em Ciencia e Tecnologia de Laticínios e membro do Laboratório de Inovação no Processamento de Alimentos- LIPA/DTA/UFV

Viviane Lopes Pereira - Engenheira de Alimentos, Mestre em Ciência de Alimentos e membro do Laboratório de Inovação no Processamento de Alimentos- LIPA/DTA/UFV

Profa. Dra. Érica Nascif Rufino Vieira - Professora do Departamento de Tecnologia de Alimentos da UFV e coordenadora do Laboratório de Inovação no Processamento de Alimentos- LIPA/DTA/UFV

Prof. Dr. Bruno Ricardo de Castro Leite Júnior - Professor do Departamento de Tecnologia de Alimentos da UFV e coordenador do Laboratório de Inovação no Processamento de Alimentos- LIPA/DTA/UFV

 

Agradecimentos:

Os autores agradecem a CAPES - Código Financiamento 001; à Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG) pelo financiamento do projeto APQ-00388-21 e APQ-00785-23; ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) pelo financiamento do projeto (429033/2018-4) e pela bolsa de produtividade à B.R.C. Leite Júnior (n°306514/2020-6).

 

Referências bibliográficas

‌ CARTWRIGHT, S. L.; SCHMIED, J.; KARROW, N.; MALLARD, B. A. Impact of heat stress on dairy cattle and selection strategies for thermotolerance: a review. Frontiers in Veterinary Science, 2023. Doi: 10.3389/fvets.2023.1198697

ARIAS, R. A.; KEIM, J. P.; PINTO, R.; BOMBAL, H. Estimation of the economic impact of heat stress on dairy production systems in Chile. Research Square, 2023. DOI: https://doi.org/10.21203/rs.3.rs-2842956/v1

COSER, S. M.; LOPES, M. A.; COSTA, G. M. Mastite Bovina: Controle e Prevenção. Boletim Técnico Universidade Federal de Lavras, Departamento de Medicina Veterinária, n. 93. Disponível em: <https://professormarcosaurelio.com.br/wp-content/uploads/2019/08/bt-93-Mastite-prevencao-1.pdf>. Acesso em: 15/12/2023.

EMBRAPA. 2023. Anuário Leite 2023. Disponível em: < embrapa.br/gado-de-leite>. Acesso em 16 de dez. 2023.

FAO - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de 2023. Escritório de Ligação em Nova York. Publicado em 16 de setembro de 2023. Acesso em 14 de dezembro de 2023. Disponível em: https://www.fao.org/new-york/events/detail/fao-at-unga78-and-sdg-summit/en/

‌GIGRÔ - Serviços Interativos. O desafio das ondas de calor na produção de leite - Portal do Agronegócio. Portal do Agronegócio. Publicado em 2022. Acesso em 14/12/2023. https://www.portaldoagronegocio.com.br/pecuaria/bovinos-leite/artigos/o-desafio-das-ondas-de-calor-na-producao-de-leite.

Mapa do Leite. Ministério da Agricultura e Pecuária. Published December 6, 2023. Acesso em 14/12/23. https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/producao-animal/mapa-do-leite.

NEIVA, R. Girolando incorpora PTA para tolerância ao estresse térmico no sumário. In: EMBRAPA. Anuário Leite 2023. Disponível em: < embrapa.br/gado-de-leite>. Acesso em 16 de dez. 2023.

UOL. Universo Online. Um bilhão de vacas na Amazônia e no mundo podem ser afetadas por estresse térmico. 2023. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/rfi/2023/08/24/um-bilhao-de-vacas-na-amazonia-e-no-mundo-podem-ser-afetadas-por-estresse-termico.htm. Acesso em: 15 de dez. 2023.

LIPA - UFV

Tecnologias emergentes e inovações no processamento de leite e derivados

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures