FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Dicas para o manejo de bezerros da desmama aos 4 meses de idade

POR JOSÉ ROBERTO PERES

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 12/05/2000

4 MIN DE LEITURA

10
1
José Roberto Peres

A fase de crescimento do bezerro compreendida entre a desmama e os quatro meses de idade é denominada de "fase de transição". Neste período os bezerros são submetidos a grande stress e normalmente têm baixo desempenho.

Alguns criadores vêem o bezerro antes da desmama como um bebê, mas admitem uma grande mudança na maturidade imediatamente após a mesma. Este conceito não é correto pois, de certa forma, o período de transição é um dos mais estressantes na vida do animal. A total dependência do rúmen (que ainda está mudando rapidamente), a necessidade de produção de anticorpos (mudança da imunidade passiva para a ativa - veja os textos anteriores sobre colostro), a necessidade de adaptação a um tipo diferente de instalação, e o contato muito próximo com outros animais são desafios normalmente encontrados durante esta fase da vida. Bom manejo é necessário para minimizar os efeitos destes fatores e, reduzir ou eliminar a queda de desempenho que normalmente ocorre após a desmama.

Idealmente, alguns princípios devem ser verdadeiros sobre o bezerro no momento da desmama. A seguir serão apresentados estes princípios e alguns comentários serão feitos sobre quando eles não ocorre:

1. O bezerro é saudável. - a desmama não é um stress que deve ser imposto a um bezerro que não esteja saudável.

2. O bezerro estava consumindo pelo menos 700 gramas de ração por 3 dias consecutivos antes de ser desmamado. - O bezerro deve ser alimentado com leite ou seus substitutos até que possa comer e digerir alimentos secos; portanto, a quantidade de alimento seco consumida deve ser o critério mais importante para se determinar quando o bezerro pode/deve ser desmamado. Além disso, boa ingestão de ração é um bom indicativo de boa saúde.

3. O bezerro tem idade entre 4,5 e 7 semanas de vida. - Com bom manejo e uma boa ração inicial, a maioria dos bezerros estará nesta faixa de idade quando estiver apto a ser desmamado. Todavia, cada bezerro é um indivíduo e deve ser tratado como tal, portanto a idade não deve ser o principal critério na decisão do momento de desmamar o bezerro.

4. O rúmen do bezerro está desenvolvido adequadamente do ponto de vista do tamanho, musculatura, microorganismos e papila. - O desenvolvimento do tamanho e musculatura estão relacionados com o volume do alimento consumido. Os microorganismos do rúmen se desenvolvem bem quando supridos adequadamente por nutrientes e são adaptados especificamente ao tipo de alimento fornecido. O crescimento das papilas do rúmen depende da formação de ácidos graxos voláteis, especialmente o ácido butírico. Estes ácidos se formam como resultado da fermentação de alimentos concentrados (ração). O adequado desenvolvimento morfológico das papilas depende do atrito com as partículas do alimento, e os alimentos concentrados podem não ser suficientes neste caso.

Princípios básicos que deveriam ser seguidos:

Um bom programa de manejo para os bezerros em transição pode ser obtido tendo em mente as seguintes regras básicas:

1. O stress deve ser reduzido ao máximo nesta fase.

2. Fatores estressantes inevitáveis devem ser espaçados. - É comum em algumas fazendas desmamar, descornar, castrar (se for macho), mudar a ração e mudar o bezerro de instalação, tudo num mesmo dia. E ainda não se espera que o bezerro tenha mal desempenho. A desmama é o maior dos estresses e nenhum outro desafio deve ser imposto no mesmo dia. A descorna e castração devem ser feitas antecipadamente para que seu efeito negativo tenha passado antes da desmama. Por vários dias após a desmama o bezerro deve ser mantido no mesmo local (baia ou casinha) e alimentado com a mesma ração. Isto permite que ele se adapte ao consumo unicamente de alimentos secos, sem outros estresses, e dá a oportunidade de acompanhá-lo de perto para que se tenha certeza que está se adaptando a contento.

3. Faça as mudanças de ração gradativamente. - esta é uma regra que deve sempre ser seguida quando se trata de ruminantes, e é especialmente crítica para bezerros jovens.

4. Lucro não é apenas uma palavra de 5 letras. - O produtor de leite está no negócio para obter lucro. Leite, substituto de leite e ração inicial são relativamente caros. Baixa qualidade em qualquer destes alimentos não deve ser tolerada; todavia, não existe sentido em utilizar quaisquer destes alimentos quando eles não são mais necessários. Portanto, o bezerro deve ser desmamado no momento correto e a ração inicial deve ser substituída por outra de crescimento tão logo isto seja possível.

Comentário Milkpoint: Não importa se nos Estados Unidos ou aqui, a fase de transição é uma das mais críticas. A maioria dos criadores dispensa grandes esforços e dinheiro no período de amamentação para perdê-los posteriormente com até mesmo o retrocesso no desenvolvimento do bezerro no período de transição. A observância dos pontos discutidos acima certamente trará melhores resultados. Na seqüência deste artigo, na próxima semana, publicaremos um modelo de programa para esta fase de crescimento.

********


fonte: Morril, J.L., 1999. Managing the calf from weaning through four months of age. Proceedings of the 3rd. Annual PDHGA National Conference

10

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ANA MARIA POSSIGNOLO MELONI

TIETÊ - SÃO PAULO

EM 10/10/2016

Olá, sou criadora da raça Angus e gostaria de saber como alimentar uma bezerra que achamos a mãe morta , ela tem 4 meses, não quer comer e está muito estressada, a raça é delicada e parece muito sensível em relação as outras raças. Sua alimentação anterior era o leite da mãe, sal proteinado e ração.
CLAUDIOMAR MORAES

SIDROLÂNDIA - MATO GROSSO DO SUL

EM 09/10/2016

Oq da para bezerros desmamado para ajudá-lo a desenvolver e engorda
CLAUDIOMAR MORAES

SIDROLÂNDIA - MATO GROSSO DO SUL

EM 09/10/2016

Oq é bom aplica ou da para o bezerro recém desmamado para ajudá-lo no desenvolvimento
RONAN COSTA JUSTINO

GOIÂNIA - GOIÁS - ESTUDANTE

EM 19/09/2016

Olá, ganhei um gerci recém nascido, até quando tratar dele com leite?
KLEBER LORENA

EM 04/04/2016

Kleber Lorena

Miradouro - Minas Gerais - Leite



Boa noite sou iniciante nas praticas bovinas e interessei pelo modelo de programa para fase de crescimento de bezerros.Parece bem interessante e vou ficar no aguardo.

Quanto a stress vou melhorar o contato do cuidador e estas observações. Obrigado.um abraço.
CEZAR MELO

MERCÊS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 27/02/2016

Pessoal estou criando bezerros no manejo grao inteiro só que não estao desenvolvendo como o esperado , oque vcs acham
CLEITON SILVA

CAMPOS BORGES - RIO GRANDE DO SUL - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 28/04/2015

Com quantos meses devo castrar terneiros?Qual método adotar?Quais os riscos de castrar terneiro com 6 meses?Maioria holandês...
JAQUELINE SOUSA

ANGICAL DO PIAUÍ - PIAUÍ

EM 03/09/2014

olá, recebi uma proposta para criar bezerros holandeses machos de um primo q tem vacas holandesas d leite,ele me fornece os bezerros e o leite, e ao abater divido c ele, que vcs acham? Li sobre um estudo q fizeram, deste tipo d criação;criar até dois meses c leite e ração e seis meses c concentrado 100%,abatendo c 8 meses d vida. Gostaria d saber a opinião d vcs.se possivel. obg!  
ELTON CORAZZA

IPEÚNA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE

EM 25/05/2014

Boa noite,



bezerros desmamados com 6 meses podem consumir mistura contendo uréia?



obrigado
LUIZ EDUARDO LOPES

CUIABÁ - MATO GROSSO

EM 28/08/2013

Preciso de uma orientação,  estou com bezerros rejeitados pelas maes, existe algum tipo de ração que possa trata-los, alem do leite em mamadeira?

Obrigado