ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Maximizando a entrada de água nas fazendas leiteiras

POR JOÃO LUIS DOS SANTOS

GESTÃO DA ÁGUA

EM 25/03/2021

5 MIN DE LEITURA

2
7

Os produtores de leite e seus consultores precisam estar sempre cientes dos fatores de manejo que podem reduzir o consumo de água na fazenda. Eles também precisam estar sempre pensando em ideias novas e criativas para aumentar a quantidade de água limpa que as vacas consomem.

 

Como fornecer água para vacas leiteiras?

Mantenha a pressão e a disponibilidade de água adequadas. As vacas consomem mais água logo após as refeições e após a ordenha. Os reservatórios de água devem fornecer 4 a 8 litros por minuto e os bebedouros de água devem fornecer 8 a 16 litros por minuto.

 

Qual o distanciamento ideal dos bebedouros para vacas?

Um bebedouro de água de pelo menos um metro de comprimento e 60 centímetros de largura é necessário para um grupo de 20 vacas. Esta é uma recomendação geral, mas deve-se notar que muitos produtores de leite, especialmente aqueles em climas quentes, excedem esta recomendação e sentem que suas vacas respondem positivamente.

 

Quando as vacas bebem mais água?

Como os seres humanos, as vacas preferem comer e depois beber, comer e depois beber etc. Os bebedouros devem ser facilmente acessíveis, a pelo menos 50 pés (15 metros) do beliche. São necessários dez a doze pés ao redor do tanque de água para reduzir empurrões e disputas. Muitos fazendeiros instalaram tanques extras de água perto da saída da sala de ordenha ou colocaram água na sala.

Foi demonstrado que as vacas bebem mais lentamente em bebedouros individuais ou mais espaçosos do que em tanques superlotados. Alguns produtores que instalaram bebedouros pequenos próximo as áreas de descanso, tiveram melhores resultados.

 

Qual a temperatura da água para vacas beberem?

Ofereça água em temperatura morna – as vacas preferem água mais quente (25 a 30 ºC). Muitos produtores de leite usam seu sistema de resfriamento de leite para aquecer a água oferecida às vacas.

 

Limpeza dos tanques de água para vacas

Não se esqueça de que o simples ato de limpar tanques de água pelo menos uma vez por semana pode ter impacto na produção de leite.

Ao passar por um tanque de água, pergunte-se: "Eu beberia essa água?" Se a resposta for “Não”, ele precisa ser limpo. Desinfete os tanques de água esfregando com ½ xícara de cloro em 5 litros de água.

 

Qualidade da água para vacas leiteiras

A qualidade da água pode ser reduzida com altos níveis de bactérias, produtos químicos, matéria orgânica e minerais. Infelizmente, às vezes o que uma norma diz ser um nível tolerável de contaminação, ainda prejudica a vaca.

As vacas são geralmente mais sensíveis do que as pessoas aos problemas de qualidade da água. Mais pesquisas são definitivamente necessárias nesta área. Por causa disso, se suspeitar que a qualidade da água está comprometendo a ingestão de água, geralmente é melhor ter uma fonte alternativa de água por uma ou duas semanas e avaliar a resposta produtiva.

Se a produção aumentar com o novo suprimento de água, então é hora de investir em análises intensivas de água, sistemas de purificação de água ou um novo poço. Se suspeitar de contaminação bacteriana ou de que os níveis de minerais podem estar causando problemas reprodutivos, então, é claro, uma análise básica da água deve ser feita imediatamente.

 

Análises de água para vacas leiteiras

Ao coletar amostras de água para análise, colete a amostra no mesmo local onde a vaca a beberia. Retire do tanque ou bebedouro, não do poço ou nascente. O manuseio adequado da amostra é essencial. Use recipientes fornecidos pelo laboratório de teste de água. As amostras a serem analisadas quanto a bactérias devem ser mantidas resfriadas (no gelo) e entregues ao laboratório em 6 horas.

Recomenda-se que a água seja analisada pelo menos uma vez por ano, independentemente dos problemas percebidos. (Particularmente, entendemos que deva ser analisada a cada 4 meses, uma em cada estação o ano.) Mantenha bons registros de análise da água de ano para ano para que você possa provar quando a contaminação ocorreu, se necessário.

 

Problemas água das vacas

Alto teor sulfato e ferro são problemas comuns. O alto teor de sulfato cheira a ovos podres. O ferro pode dar à água um sabor metálico. Esses minerais podem reduzir a palatabilidade e reduzir a absorção de outros minerais da dieta, principalmente cobre, zinco e selênio.

As reduções na disponibilidade desses oligoelementos podem resultar em desempenho reprodutivo insatisfatório nas vacas, às vezes sem qualquer efeito no consumo de água. O alto teor de sulfato de água combinado com baixos níveis de cobre na dieta pode causar polioencefalomalacia (PEM). Esta é uma deficiência de tiamina que é evidenciada por fraqueza e perda de coordenação. A cabeça do animal pode dobrar para trás e pode ocorrer a morte. É mais comum em bezerros.

Filtros podem ser instalados para remover altos níveis de minerais da água por meio de processos de troca iônica ou desmineralização. Uma alternativa à filtragem seria adicionar mais minerais, de preferência os minerais orgânicos mais disponíveis, à ração. Provavelmente, a longo prazo, a filtragem é mais econômica. Existem produtos químicos que removem o cálcio e o magnésio. O ferro pode ser removido por oxidação por cloro. Um filtro de areia pode remover quantidades moderadas de ferro oxidado (até 12 ppm).

As bactérias, tanto coliformes fecais quanto transmitidas pelo solo, podem ser um problema. Bactérias que consomem ferro ou enxofre também podem ser um problema.

O cloro deve ser usado para matar bactérias, mas tome cuidado para não exagerar na dosagem de cloração. Níveis residuais de 0,3 a 0,7 mg/L e cloro devem ser eficazes para o controle bacteriano, então controle a dosagem para manter os níveis adequados.

Muitos produtores notaram perdas de leite com cloro maior que 1,0 ppm na água dos animais. Alguns nutricionistas especulam que esse nível de cloro pode inibir os micróbios do rúmen e reduzir a digestão das fibras. Os produtores de laticínios tiveram problemas até mesmo com a água clorada da cidade. Outro meio de controlar bactérias na água é por radiação ultravioleta.

O pH da água deve estar pelo menos entre 5,5 e 8,5. Quanto mais próximo de 7.0, melhor. O pH da água fora dessa faixa pode causar acidose ou alcalose (sintomas semelhantes à acidose). O pH da água pode ser corrigido instalando sistemas de neutralização.

Altos níveis de nitrato na água podem resultar em envenenamento por nitrato. O nitrato é convertido em nitrito no rúmen. Uma vez que o nitrito é absorvido pelo rúmen, ele pode diminuir a capacidade do sangue de transportar oxigênio. Isso pode eventualmente matar a vaca.

Fertilizantes ou matéria fecal (tanto humana quanto animal) podem causar problemas de nitrato na água. É difícil tratar a água contaminada com nitrato. Muitas vezes é mais fácil corrigir o problema de contaminação ou encontrar uma nova fonte de água.

Não perca o próximo artigo: Análise da água na produção leiteira.

Gostou do conteúdo? Deixe seu like e seu comentário, isso nos ajuda a saber que conteúdos são mais interessantes para você. Quer escrever para nós? Clique aqui e veja como

Fonte: https://www.milkproduction.com/Library/Scientific-articles/Housing/Water/

 

JOÃO LUIS DOS SANTOS

Mestre em engenharia agrícola pela Unicamp/Feagri na área de concentração de águas e solo. Atua a mais de 15 anos no desenvolvimento de soluções e tecnologias para tratamento da água na produção animal. Diretor e fundador da Especializo.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MARCUS VINICIUS DE CARVALHO GONCALVES

CONSELHEIRO LAFAIETE - MINAS GERAIS - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 25/03/2021

Boa dia. Hoje 25/03/2021. Tudo que lê sobre vacas, bezerros ou bezerras, silagens etc. Tudo extremamente importante. Conhecimento e ilimitado, por tanto todos devem acompanhar atentamente. As vezes a propriedade não dá para fazer o que e necessário mas abrir um horinte para nós solucionar ou amenizar nossos problema. . Agradeço muito por tudo.
JOÃO LUIS DOS SANTOS

CAMPINAS - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 20/05/2021

Muito obrigado Marcus.
Esse tipo de comentário faz nosso trabalho valer a pena.

Abraço

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures