ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Intoxicação por nitrato em vacas leiteiras

POR JOSÉ ROBERTO PERES

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 22/03/2002

4 MIN DE LEITURA

3
1

Atualizado em 30/12/2020

A intoxicação por nitrato pode ser um problema para vacas leiteiras devido à alimentação com grandes quantidades de forragem.

 

Como acontece a intoxicação por nitrato e nitrito?

O nitrato dos alimentos é rapidamente convertido a nitrito (NO2) pelos microorganismos do rúmen. Este nitrito é então convertido à amônia que pode ser usada na síntese de proteína bacteriana. Todavia, se a conversão de nitratos a nitritos é mais rápida que a conversão de nitrito a amônia, a absorção de nitrito irá ocorrer.

Uma vez na corrente sanguínea, o nitrito irá competir pelos locais de fixação de oxigênio na hemoglobina. A hemoglobina ligada ao nitrito (chamada de metahemoglobina) perde a capacidade de transporte de oxigênio para dentro e dióxido de carbono para fora das células.

 

Sintomas da intoxicação por nitrato e nitrito:

  • Mucosas pálidas
  • Sangue de cor marrom achocolatado
  • Respiração forçada
  • Morte súbita pode ocorrer

Se houver suspeita de intoxicação, um veterinário deve ser chamado imediatamente, pois existe antídoto.

 

Acúmulo de nitratos nas plantas

Vários fatores podem contribuir para o acúmulo de nitratos (NO3) nas plantas. Dentre eles talvez possamos citar como mais comuns a deficiência hídrica (veranicos ou secas) e as altas dosagens de adubos nitrogenados.

As plantas precisam de menos umidade para absorver os nitratos, que aquela necessária para o máximo crescimento. Sendo assim, durante períodos de seca, as plantas podem absorver nitratos, mas não conseguem convertê-los em proteínas na mesma velocidade que o fazem durante períodos de crescimento normal.

Isto faz com que os nitratos se acumulem em certas plantas. Também chuvas ocorrentes após um certo período de seca podem causar acúmulo imediato de nitratos, por 2 a 3 dias, até que a planta retome seu ritmo de crescimento e responda convertendo os nitratos em proteínas.

A maior concentração de nitratos irá ocorrer no terço inferior da planta. No entanto, amostras para análise devem ser representativas de toda a planta (tabela 1). Várias plantas têm potencial para acumular nitrato, incluindo o milho, o trigo, a aveia, e o sorgo, entre outras.

O sorgo, por exemplo, plantado tardiamente, pode acumular nitratos na fase final de seu crescimento, quando a ocorrência de chuvas é mais escassa, e as noites mais frias e os dias mais curtos reduzem o crescimento da planta.
 

Tabela 1: Distribuição de Nitratos em plantas de milho

 



Não é recomendado o pastejo ou fornecimento na forma verde (picada no cocho), nem mesmo feno, de forragens com alto teor de nitratos. A ensilagem reduz os níveis de nitrato em 35 a 80%. Independente do método de fornecimento, uma análise quantitativa de nitratos é recomendada sempre que houver suspeita de seu acúmulo.

Silagens e fenos não devem ser amostrados para análise até pelo menos 2 semanas de sua colheita. A tabela 2 traz alguns parâmetros para o uso de alimentos com níveis conhecidos de nitrato. Uma vez que a toxidez é dependente do nível de nitrato na dieta como um todo, sua ocorrência na água também deve ser considerada (tabela 3). Observe sempre a unidade utilizada no resultado de análise para fazer uma correta interpretação do resultado. Algumas conversões podem ser feitas da seguinte forma:



Tabela 2. Recomendações gerais para o uso de alimentos com níveis conhecidos de nitrato

 

 

Tabela 3. Recomendações para uso de água com níveis conhecidos de nitrato

 

 

Como fornecer alimentos com alto teor de nitratos?

Alimentos com quantidades marginais a altas em nitratos devem ser introduzidos lentamente aos animais e sua oferta deve ser distribuída ao longo do dia ao invés de uma única refeição. Animais famintos não devem ter acesso a alimentos com níveis moderados a altos de nitratos – sacie primeiro a fome excessiva com alimentos baixos em nitrato.

Energia adequada, especialmente carboidratos de rápida fermentação, devem ser incluídos na dieta para facilitar o uso do nitrogênio na forma de nitrato pelas bactérias do rúmen, e níveis adequados de minerais e vitaminas, especialmente vitamina A, devem ser fornecidos.

A ensilagem de forragens com alto teor de nitrato pode resultar na produção de gases tóxicos. Durante a fermentação os nitratos serão utilizados para formar gases de coloração amarelo-alaranjada denominados óxidos nítricos que são letais se respirados. Portanto, é preciso tomar cuidado ao redor de silos recém fechados, especialmente se níveis elevados de nitrato são conhecidos na forragem.

Comentário do autor: o uso cada vez mais frequente de pastagens intensivamente adubadas pode conduzir a situações que permitam o acúmulo de nitratos. É bom ter conhecimento da possibilidade de sua ocorrência, especialmente em períodos de deficiência hídrica, pois a intoxicação pode ser letal. No entanto, sua ocorrência talvez seja mais reduzida nos tipos de forragens tropicais que utilizamos, devido à grande quantidade de material normalmente remanescente (resíduo) após o pastejo. Não é frequente nas gramíneas tropicais o pastejo muito baixo, que atingiria o terço inferior da planta, onde o acúmulo é mais significativo.

Fonte: Eastridge, M.L and Weiss, W.P., 1999. Nitrates in Dairy Rations. Ohio State University Fact Sheet.

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

SERGIO REALE NOGUEIRA

SÃO PAULO - SÃO PAULO - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL

EM 24/09/2012

Gostaria que alguém me informasse se existe um limite máximo de quantidade de nitrato no leite para consumo,tenho procurado nas legislações e não encontrei,apenas vi para queijo,faço essa pergunta devido a intoxicação que ocorreu em crianças que consumiram leite em SC e que o mesmo estava com valores bem acima permitido pela legislação,mas qual é a referida legislação?
PAULO LUIS HEINZMANN

RIO GRANDE DO SUL - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL

EM 11/07/2008

Prezado Sr. José Roberto
Não tenho confirmação laboratorial do diagnóstico, mas pelos sintomas encontrados nos animais, acredito que a morte de alguns animais pastejando azevém abundantemente adubadas com esterco de suínos (o esterco foi colocado na área de pastagem com mangueira, escorrendo pela superfície), e no dia que o piquete mais baixo foi pastejado, local onde ficou "empossado" esterco, e onde o azevém estava muito vigoroso, os animais mostraram estes sintomas descritos no artigo, e vieram a óbito em poucos minutos.

O problema foi que não deu tempo de tratar os animais e evitar a mortalidade, devendo-se priorizar a prevenção, seguindo as recomendações do artigo, principalmente de alimentar os animais com outro alimento (silagem ou feno) antes de entrar na referida pastagem, o que, no nosso caso, deu resultado e não perdemos mais nenhum animal.

Este caso foi recente, e outro que ocorreu há 2 anos, foi em pastejo de capim elefante, num piquete localizado logo abaixo de uma esterqueira, a qual havia vazado anteriormente e grande quantidade de esterco havia sido depositado neste piquete, causando também a mortalidade rápida de animais.

São casos esporádicos (e acredito que falta diagnosticar corretamente outros tantos), mas quando ocorrem, normalmente causam mortalidade de animais, trazendo prejuízo aos proprietários.

Um abraço e parabéns pelo excelente artigo!
Méd. Vet. Paulo Luis Heinzmann
SUELY PRATES ZAGGO

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 01/04/2002

Parabéns ao autor pelo artigo, para estudantes de zootecnia, como eu, os artigos do MilkPoint tem sido de grande valia.
MilkPoint AgriPoint