FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Hora do Leite: Leite de Búfala

POR VANERLI BELOTI

INDÚSTRIA

EM 11/12/2014

2
0
O leite de búfala é muito mais gordo do que o de vaca. Tem 8 a 9% de gordura, enquanto o leite de vaca só tem de 3 a 4%, o que faz com que o rendimento para produção de derivados seja bem maior. Com cerca de 6 litros de leite de búfala é possível fazer 1 Kg de queijo, enquanto que, com o leite de vaca, é preciso de 10 a 12 litros. 
 
 


Embora os búfalos tenham sido trazidos para o norte do Brasil no século XIX, a criação de búfalos para a produção e leite só aconteceu muito recentemente, na década de 90, e é pequena, mas significativa.

Os búfalos gostam de áreas alagadas, gostam de passar várias horas imersos. Aqui mesmo no Paraná, na região de Morretes e Antonina, temos muitos búfalos. A ilha de Marajó também é famosa pela criação de búfalos, com cerca de 500.000 animais e produz desde 1930 o queijo marajoara.

O queijo marajoara é um queijo fresco, não tem maturação, sua massa é fundida com creme de leite, e é um tipo de requeijão duro, suave, branco, muito apreciado, e pode ser acompanhado de geléias de frutas. Por enquanto, só pode ser comercializado no Pará, mas, agora que foi reconhecido, deve ganhar o Brasil.

De fato, o queijo mais famoso feito de leite de búfala é a mussarela de búfala, que é comercializada na forma de pequenas bolas brancas, muito suave, macia e saborosa.

Mas, tenha cuidado: o fato de ser branco não quer dizer que tem pouca gordura. Como dissemos, o leite de búfala tem mais gordura que o de vaca e a gordura é muito importante para a maciez e elasticidade do queijo.

Apesar de mais gordura, tem 33% menos colesterol em relação ao leite de vaca. Segundo a Embrapa, o leite de búfala tem mais proteína, 55% mais cálcio e 47% mais fósforo, ou seja, nutricionalmente, é superior ao leite de vaca.

As pessoas alérgicas ao leite de vaca, frequentemente, podem consumir o leite de búfalas sem problemas.

VANERLI BELOTI

Especialista em Patologia Molecular pela UEL, Mestre em Microbiologia pela UEL, Doutora em Ciência dos Alimentos pela USP e Pós-doutora em Qualidade do Leite pela Universidad de León/ Espanha. Professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MARIA ISABELE OLIVEIRA

POÇO FUNDO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 02/05/2018

Eu gostaria de saber , por que ele é branco, já que tem muito mais gorduras !
VANERLI BELOTI

LONDRINA - PARANÁ - PESQUISA/ENSINO

EM 02/07/2015

Pessoas que perguntaram sobre alternativas ao consumo de leite de vaca, para quem é alérgico à proteína do leite: As pessoas alérgicas ao leite de vaca, frequentemente, podem consumir o leite de búfalas sem problemas.