ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Uso de pré-dipping a base de iodo e o risco de contaminação do leite

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 21/11/2018

6 MIN DE LEITURA

3
12

Mastite bovina e o uso de produtos pré e pós-dipping


O controle da mastite implica em diversas medidas de prevenção cujo objetivo final é reduzir a prevalência da enfermidade no rebanho. Como a doença tem origem microbiana uma das medidas de prevenção é evitar que os microrganismos penetrem no canal do teto e infecte a glândula mamária.

A ideia de usar pré-dipping como forma de prevenção de mastite teve início na década de 60, quando Newbould e Barnum (1960) demostraram que a desinfecção era capaz de reduzir a microbiota de bactérias nos tetos, especialmente a Staphylococcus aureus. Posteriormente novos estudos foram realizados e desde então foi provado que o uso de pré-dipping é a forma mais eficaz dentre as medidas de higiene no controle e prevenção da mastite. No entanto, é atualmente a prática de manejo mais adotada e recomendada em vários países.

Desta maneira, a prática de uso de desinfetantes que apresentam ação germicida antes da ordenha (pré-dipping) e após a ordenha (pós-dipping), é o meio mais usado pelos produtores, além de ser caracterizado como um dos manejos mais importante no controle da infecção das glândulas mamárias.

Figura 1: Aplicação de pré-dipping

Aplicação de pré e pós-dipping nos tetos das vacas

Fonte: arquivo pessoal.

 

Quais são os principais produtos usados para pré-dipping?

Atualmente o mercado oferece diversos produtos pré-dipping que apresentam diferentes fórmulas para controlar o crescimento dos microrganismos. Dentre os mais comuns estão os que contêm os princípios ativos: iodo, ácido lático, peróxido de hidrogênio, cloro (clorexidina e hipoclorito), compostos fenólicos e ácido dodecil benzeno sulfônico (ADBS). A escolha do produto, contendo um destes princípios ativos, fica a critério do produtor que considera o custo benefício, à eficiência, dentre outras características.

Todavia, o iodo é um dos princípios ativos amplamente utilizado na prática de manejo de ordenha, pois é um agente germicida eficiente para matar e inativar bactérias, vírus e cistos de protozoários.

 

O iodo pode ser usado no pré-dipping?

O uso de soluções iodadas é mais recomendado na realização de pós-dipping, porém na prática, o que se vê em muitos casos é a sua utilização também para execução de pré-dipping. Esta prática tem sido apontada como um fator de aumento na concentração de iodo no leite por contaminação direta e também por absorção pelo epitélio dos tetos (Conrad & Hemken, 1978; Flachowsky et al., 2007; Galton et al., 1984).

Em um estudo O'Brien et al. (2013) avaliaram os efeitos da desinfecção dos tetos com soluções contendo diferentes concentrações de iodo sobre a concentração de iodo no leite e observaram que a desinfecção dos tetos influenciou na concentração deste mineral no leite, resultando em um aumento considerável.

O consumo de leite com maior concentração de iodo pode ter efeitos adversos no organismo humano devido seu papel na atividade celular, no desenvolvimento do cérebro e da glândula tireoide. A deficiência ou excesso de iodo na alimentação pode interferir na produção de hormônios tiroidianos, que são fundamentais no bom funcionamento do metabolismo (Ouattara, 2013).

O leite contaminado por iodo pode afetar especialmente, as crianças, pois é a faixa etária em que a tolerância ao iodo é menor. Assim, é importante que alimentos como o leite tenham sua concentração de iodo controlada de forma a proporcionar ingestões adequadas.

Por outro lado, com os hábitos da vida moderna, o que se tem observado é um aumento na ingestão de iodo cujo excesso também pode provocar distúrbios no metabolismo da tireoide e ocasionar sintomas semelhantes aos ocorridos em situações de deficiência (Castro et al., 2010).

O iodo contido no leite de vaca tem como sua principal origem a dieta do animal. Estima-se que entre 80 e 90% do iodo ingerido pelas vacas é absorvido e a maioria do iodo que não é captado pela glândula tireoide é excretada via urina e secretado juntamente com o leite (Miller et al., 1988). Estima-se também que a transferência de iodo da dieta para o leite é na ordem de 7 a 27%, dependendo da quantidade de alimento consumida pelo animal (Kaufmann, 1998; Norouzian et al., 2009). 

 

Qual a concentração ideal de iodo para soluções de pré-dipping?

Resultados de pesquisa mostraram que a forma de aplicação da solução iodada (dip x spray) aumentou a concentração de iodo no leite de 295 para 655 µg/kg, respectivamente e quantidade de iodo ingerida de 0,3 à 0,9 mg/kg na matéria seca aumentou de 301 a 482 µg/kg a concentração de iodo no leite.

Com base nestes resultados os autores sugeriram que se deve manter as concentrações do iodo menor que 400 ug/kg de leite, pois nesta concentração uma criança de três anos de idade teria que consumir mais de 0,5 litros de leite para exceder a ingestão tolerável de iodo segundo o Instituto de Medicina (IOM). Assim, para manter os níveis, foi recomendado que as soluções pré-dipping apresentem concentrações com 0,5% e que sejam usadas na forma de dip além de ser realizada a limpeza completa dos tetos antes da ordenha para que tenha um efeito menor sobre o leite. Já na alimentação deve-se fornecer menos de 1 mg de iodo por kg matéria seca (recomendação do NRC 2001 usar 0,5 mg/kg de MS) (Castro et al, 2010).

No entanto, para reduzir o risco de contaminação do leite, é interessante evitar o uso das soluções contendo iodo como principio ativo no pré-dipping, haja vista que não é sempre que a concentração de iodo da solução é conhecida. Além disso, devem-se seguir as recomendações nutricionais, usando os níveis adequados de iodo na dieta das vacas em lactação.

 

*Autores do artigo: 

Jakeline Fernandes Cabral > Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (PPZ) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) – PR.

Geraldo Tadeu dos Santos > Professor Titular do Departamento de Zootecnia da UEM, Docente do PPZ.

 

Referências bibliográficas

Castro, S.I.B., Berthiaume, R., Laffey, P., Fouquet, A., Beraldin, F., Robichaud, A., Lacasse, P., 2010. Iodine Concentration in Milk Sampled from Canadian Farms. J Food Protect 73, 1658-1663.

Conrad, L.M., 3rd, Hemken, R.W., 1978. Milk iodine as influenced by an iodophor teat dip. J. Dairy Sci. 61, 776-780.

Flachowsky, G., Schone, F., Leiterer, M., Bemmann, D., Spolders, M., Lebzien., P., 2007. Influence of an iodine depletion period and teat dipping on the iodine concentration in serum and milk of cows. J. Anim. Feed Sc. 16, 18-25.

Galton, D.M., Petersson, L.G., Merrill, W.G., Bandler, D.K., Shuster, D.E., 1984. Effects of premilking udder preparation on bacterial population, sediment, and iodine residue in milk. J. Dairy Sci. 67, 2580-2589.

Institute of Medicine. 2001. Dietary reference intakes for vitamin A, vitamin K, arsenic, boron, chromium, copper, iodine, iron, manganese, molybdenum, nickel, silicon, vanadium, and zinc: a report of the Panel on Micronutrients. Food and Nutrition Board. National Academies Press, Washington, DC. Tables available at: https://www.hc-sc.gc.ca/fn-an/alt_formats/hpfb-gpsa/pdf/nutrition/dri_tables-eng. pdf. Accessed september 2018.

Kaufmann, S., J. Kursa, V. Kroupova, And W. A. Rambeck. 1998. Iodine In Milk By supplementing feed: an additional strategy to erase iodine deficiency. Vet. Med.-Czech 43:173–178.

Miller, J.K., Ramsey, N., Madsen, F.C., 1988. The trace elements. In: D.C. Church (Ed.), The Ruminant Animal: Digestive Physiology and Nutrition. Prentice-Hall, Inc., Englewood Cliffs, NJ, pp. 342-400.

Newbould, F. H. S., D. A. Barnum. 1960 a. The effect of dipping cows teats in a germicide on the number of micrococci on the teat dip cup liners. J. Milk food Technol. 21: 348.

Norouzian, M.A., R. Valizadeh, Azizi, F., Hedayati, M., Naserian, A.A., Shahroodi., F.E., 2009. The effect of feeding different levels of potassium iodide on performance, T3 and T4 concentrations and iodine excretion in Holstein dairy cows. J. Anim. Vet. Adv. 8: 111-114.

NRC (NATIONAL RESEARCH COUNCIL) 2001.Mineral Tolerance Of Animals (Iodine). Washington, D.C.: National Academy Press.

O'Brien, B., Gleeson, D., Jordan, K., 2013. Iodine concentrations in milk. Irish J Agr Food Res 52, 209-216.

Ouattara L. 2013. Factors Determining The Risk Of Iodine Excess In Bulk Milk Tanks On Canadian Dairy Farms. 

 

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

SANDRA OKAZAKI AMORIM DOURADO

RONDONÓPOLIS - MATO GROSSO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 26/11/2018

Então, o que vocês recomendam usar no pr dipping?
CARLOS EDUARDO COSTA GOMES DE SANTANNA

GOVERNADOR VALADARES - MINAS GERAIS - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 24/11/2018

Concentração de iodo DELCARADA*
CARLOS EDUARDO COSTA GOMES DE SANTANNA

GOVERNADOR VALADARES - MINAS GERAIS - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 23/11/2018

Se em um produto a base de iodo não tem a concentração de iodo declara, esse produto não é registrado. Isso só ocorre por falta de fiscalização e por que muitos produtores compram sem se preocupar com isso.
A solução a meu ver não deveria ser não usar iodo no pré, seria sugerir compra de produto com registro no MAPA.
A sugestão apresentada é como se sua esposa tivesse traindo você com seu melhor amigo no sofá da sala, e você tira o sofá da sala para não acontecer mais.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures