ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Mercado Lácteo em Goiás: um panorama dos últimos anos e os desafios da queda dos preços

INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 22/05/2024

3 MIN DE LEITURA

0
13

O mercado lácteo em Goiás se destaca como importante pilar da economia regional, impulsionando a geração de empregos e o desenvolvimento socioeconômico do estado. Nos últimos cinco anos, o setor passou por diversas transformações, enfrentando desafios como a volatilidade dos preços do leite e as oscilações do mercado.

Produção de leite

A produção de leite em Goiás apresentou um crescimento moderado, entre 2018 e 2023, impulsionado pelo aumento da produtividade, pela adoção melhores das práticas de manejo e melhoramento genético dos rebanhos. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2023, a produção de leite no estado atingiu 2,2 bilhões de litros. Apesar da melhora em relação a 2022 o volume ainda está abaixo dos impressionantes 3,8 bilhões de litros registrados em 2013 (SISTEMA FAEP, 2013).

Demanda

Analisando a demanda, o consumo de lácteos em Goiás se manteve estável nos últimos anos, com leves variações sazonais e econômicas. O estado possui um expressivo mercado consumidor, tanto interno quanto externo, o que sustenta a produção e a indústria de lácteos. Dados da Câmara Técnica e de Conciliação da Cadeia Láctea de Goiás revelam uma tendência positiva nos derivados lácteos, com um aumento de mais de 3 % em todos os derivados analisados (leite UHT integral, leite em pó integral, leite condensado, queijo muçarela e creme de leite a granel), refletindo a dinâmica do mercado.

Indústria de Laticínios

A indústria de laticínios em Goiás passou por um processo de modernização e expansão nos últimos anos, com a entrada de novas empresas e a ampliação das capacidades de processamento. No entanto, a competitividade do setor é afetada por desafios estruturais como os altos custos de produção e volatilidade dos preços do leite (BERNARDES, 2021).

Exportação

As exportações de lácteos de Goiás assumiram um importante papel na economia do estado, gerando divisas e fortalecendo a balança comercial. Dados da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (2020) indicam uma variação positiva nas exportações dos lácteos, demonstrando a evolução do setor, principalmente com produtos de alto valor agregado, como leite condensado e queijos.

Desafios da Queda dos Preços

Um dos principais desafios enfrentados pelo mercado lácteo em Goiás nos últimos anos tem sido a volatilidade dos preços do leite. Essas variações são causadas por diversos fatores, como a oscilação da oferta e da demanda, custos de produção elevados, concorrência de produtos importados e medidas governamentais que desprotegem o setor.

Para enfrentar esse desafio, os produtores e a indústria de laticínios têm buscado soluções como a melhoria da eficiência produtiva, a redução de custos e a diversificação dos produtos. Além disso, lutam por políticas públicas que visem a estabilização dos preços e o apoio à cadeia produtiva que são essenciais para o enfrentamento desse desafio.

Não tem sido um momento fácil para o produtor de leite em Goiás, muitos abandonaram a atividade leiteira devido a volatilização dos preços.

O mercado lácteo em Goiás tem enfrentado diversos desafios nos últimos anos, mas também tem apresentado oportunidades de crescimento e desenvolvimento. A volatilidade dos preços do leite é um dos principais desafios enfrentados pelo setor, mas com o apoio de políticas públicas adequadas e a adoção de práticas sustentáveis, como o beneficiamento da matéria prima para derivados que atendam o interesse do consumidor, o mercado lácteo em Goiás tem tudo para se manter forte e competitivo no cenário nacional e internacional.

 

Agradecimentos

À Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) (Processo n. 303505/2023-0), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e IF Goiano - Campus Rio Verde pelo apoio a realização da pesquisa.

 

Referências Bibliográficas

Bernardes, Nívea dos Reis. Análise da Competitividade de Laticínios em Goiás [manuscrito]. 2022. 116 f. il.

Goiás.gov.br. (s.d.). Caiado anuncia medidas de proteção econômica para produtores de leite. Disponível em: https://goias.gov.br/economia/caiado-anuncia-medidas-de-protecao-economica-para-produtores-de-leite/. Acesso em: 06/05/2024.

Goiás.gov.br. (s.d.). Índice de preços de derivados lácteos começa 2024 em alta. Disponível em: https://goias.gov.br/agricultura/indice-de-precos-de-derivados-lacteos-comeca-2024-em-alta/. Acesso em: 06/05/2024.

Goiás.gov.br. (2020). [Industria e comércio – Novembro de 2020]. Disponível em: https://goias.gov.br/industriaecomercio/wp-content/uploads/sites/32/2020/07/Novembrode2020FINAL-f46.pdf. Acesso em: 06/05/2024.

IBGE. (s.d.). Produção de leite - Goiás. Recuperado de https://www.ibge.gov.br/explica/producao-agropecuaria/leite/go

Sistema FAEP. (2013). Leite: produção aumenta 6% no Brasil e 10% no PR em 2013. Disponível em: https://www.sistemafaep.org.br/leite-producao-aumenta-6-brasil-e-10-pr-em-2013/. Acesso em: 06/05/2024.

 

Autores:

Pedro Paulo Alves Pinheiro;

Marciel Oliveira dos Santos;

Wanderson Rodrigues da Silva;

Ana Cláudia Araújo Santana;

Kamilla Rezende de Pinheiro Santos;

Handressa Dark Soares de Oliveira;

Clarice Gebara Muraro Serrate Cordeiro;

Marco Antônio Pereira da Silva.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures