Apesar da crise econômica e da fragmentação da indústria de laticínios no Brasil dificultarem o repasse de preços ao consumidor no leite UHT, é comum ouvirmos que o preço pago ao produtor está bastante alinhado com o preço deste derivado lácteo.
Isso ocorre em razão da grande estrutura de industrialização de UHT instalada no nosso mercado e pelo fato de muitas empresas atuarem também com este derivado.
Então, como seguir o preço do leite UHT pode melhorar meu gerenciamento na fazenda?
O leite UHT é um produto comoditizado, o que faz com que a oscilação de preços ocorra em função das alterações de oferta e demanda.
Sendo assim, a variação semanal dos preços no mercado nacional para o leite UHT nos dá indicação de como está a busca do produto pelos consumidores finais e, consequentemente, de como está a busca por leite matéria-prima e a captação de leite em todo o país.
Um momento de mercado com preços mais firmes, então, indicará a maior busca da matéria-prima pelas indústrias – um bom momento para o produtor de leite. Essa informação pode ser usada para que o produtor tome a decisão de ampliar sua produção. Caso a informação seja negativa, o produtor pode definir por estratégias diferentes, de contenção de seus custos de produção.
Estas e mais informações de mercado voltadas para o produtor de leite são disponibilizadas no aplicativo Milk Monitor, conheça!