FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Por que acompanhar o mercado de muçarela?

CONCEITOS DE MERCADO

EM 04/08/2020

1 MIN DE LEITURA

0
0

Atualizado em 30/03/2021

O mercado de queijos é o destino de cerca de 40% do leite produzido no Brasil. É o mercado de maior relevância nesse quesito, seguido pelo UHT (que absorve cerca de 20% do leite brasileiro) e o leite em pó (outros 20%).

Entre os queijos, o de maior produção é a Muçarela (que representa cerca de 30% do volume de queijo fabricado no Brasil). Dessa forma, se faz importante a compreensão entre o alinhamento de preços do derivado no mercado atacadista e o preço pago ao produtor.

Mas como seguir o preço da Muçarela pode impactar na minha fazenda?

Ao analisar a correlação dos preços da muçarela (na venda da indústria aos canais varejistas, o chamado “atacado”) e do preço pago ao produtor, encontramos uma correlação positiva de 81%. A correlação positiva indica que, quando o valor de uma das variáveis sobe, o outro tende a mesma reação (com cerca de um mês de defasagem). Neste caso, então, o aumento de preços da muçarela impacta positivamente no preço pago ao produtor.

Assim, a variação semanal dos preços no mercado nacional para a muçarela no atacado nos dá indicação de como está a busca do produto pelos varejistas e, consequentemente, de como está a busca por leite matéria-prima e a captação de leite em todo o país.

Um momento de demanda aquecida e preços mais elevados indicará a maior busca da matéria-prima pelas indústrias – um bom momento para o produtor de leite. Essa informação pode ser usada para que o produtor tome a decisão de ampliar sua produção. Caso a informação seja negativa, o produtor pode definir por estratégias diferentes, de contenção de seus custos de produção.

Estas e mais informações de mercado voltadas para o produtor de leite são disponibilizadas no aplicativo Milk Monitor, conheça!

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint