ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Retrospectiva MilkPoint 2018: quais foram os assuntos de maior destaque no ano?

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 31/12/2018

6 MIN DE LEITURA

1
3

Para finalizar o ano de 2018 com chave de ouro, a Equipe MilkPoint trouxe aos leitores os 15 materiais mais lidos ao longo do ano. Informações sobre o mercado lácteo, atualização da IN 62, greve dos caminhoneiros e ranking dos maiores laticínios foram temas que ganharam destaque no repertório de mais de 3.800 materiais de qualidade publicados no período. 

O portal gerou vários debates e discussões que enriqueceram a cadeia do leite e recebeu 3 mil comentários de leitores de todos os cantos do Brasil e também, do mundo. Esse resultado é o principal “combustível” para que a Equipe MilkPoint continue trabalhando fortemente com dados, conhecimento e ciência para contribuir com a produção leiteira e todos os setores que a envolvem. 

Agradecemos a todos os colunistas e formadores de opinião que nos respaldaram com brilhantes artigos e nossos leitores, que incansavelmente trabalham para produzir um dos mais preciosos alimentos: o leite

Confira abaixo os 15 materiais mais lidos ao longo de 2018: 

E o mercado virou...

Depois de um ano de preços bastante baixos para toda a cadeia produtiva, o mercado lácteo brasileiro começa a sinalizar uma recuperação. Alguns fatores têm influenciado de forma mais importante esta movimentação para um novo cenário de mercado e é importante explorar um pouco mais cada um deles:

Temer sanciona PLC 16 que facilita a venda de produtos artesanais com selos estaduais

Produtos artesanais com origem animal - queijos, salsichas, linguiças, presuntos, mortadelas, salames, geleias, entre outros - agora poderão ser comercializados em todo o país a partir de selo estadual.  É o que estabelece o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 16/2018 (lei nº 13.680), sancionado pelo presidente Michel Temer na última quarta-feira (13), de acordo com a Abraleite (Associação Brasileira dos Produtores de Leite). O texto foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta (15/06).

Inovação no setor de colhedoras de forragem tracionadas: processador de grãos (cracker) agregando qualidade na silagem de milho

As diversas tecnologias que vem surgindo no mercado, desde tecnologias de plantio, tratos culturais, colheita e armazenamento de silagem, garante ao produtor uma tomada de decisão sobre investimento das etapas da produção. Quando se fala em qualidade no processo de colheita ou ensilagem do milho, percebe-se que para atender o pequeno e médio produtor no quesito equipamentos existem poucos lançamentos significativos no mercado. Colhedoras de forragem que obtenham ótimos desempenhos operacionais e ainda garantam todas as características físicas desejadas (tamanho de picado + quebra dos grãos) acessíveis a todos agora é uma realidade.

Greve: Lactalis, Nestlé, Jussara e outras empresas enviam comunicado aos produtores

"A greve nacional dos caminhoneiros, iniciada essa semana, tem prejudicado não apenas a coleta de leite, mas também as atividades da indústria, devido à falta de abastecimento de insumos necessários para sua operação e à impossibilidade da retirada dos produtos acabados das fábricas, embora todo o esforço que temos realizado com essa finalidade”. 

Top 100 2018: cenário adverso de mercado não afeta expansão dos TOP 100 em 2017

Desde 2001, o MilkPoint realiza o Levantamento Top 100, que reúne os 100 maiores produtores de leite do Brasil. O Top 100 MilkPoint 2018 tem como base as maiores fazendas leiteiras do ano de 2017. Para esse levantamento contamos com a colaboração de inúmeros leitores, que contribuíram com os dados e informações necessárias para a listagem dos 100 maiores produtores de leite. Esta iniciativa também contou com o apoio das empresas CRV-Lagoa, MSD Saúde Animal, Phibro e DSM | Tortuga, às quais encarecidamente agradecemos por auxiliar na viabilização desta pesquisa.

Leite: Ministério apresenta mudanças na IN 62 e colocará texto em consulta pública

O Ministério da Agricultura (Mapa) deve colocar em consulta pública, na próxima semana, o texto de duas Instruções Normativas (INs) que pretendem trazer um novo regramento para a produção de leite no Brasil. Os textos substituem a IN 62 (antiga IN 51), que traz parâmetros importantes de qualidade do produto, como limites para a Contagem de Células Somáticas (CCS) e Contagem de Bactérias (CBT).

Ranking Leite Brasil: captação das maiores empresas cresceu 5,6% em 2017

Foi divulgado nesta semana pela Leite Brasil o resultado do ranking dos maiores laticínios do Brasil no ano de 2017. A pesquisa, neste ano, apresentou os dados das 14 maiores empresas do setor (no levantamento anterior, figuraram 15 empresas, incluindo a Lactalis, cujas informações não constam do ranking de 2017), que tiveram um crescimento de 5,6% na captação de leite, somando um total de 8,6 bilhões de litros (cerca de 23,5 milhões de litros diários).

Contagem de células somáticas fora do padrão, é difícil resolver?

O papel da indústria deveria ser o de entender a importância de se adquirir uma matéria-prima com baixos índices de CCS buscando o melhor aproveitamento da proteína do leite e melhorando aspectos ligados a sabor e durabilidade de seus produtos. Partindo dessa premissa, deveriam determinar qual leite não tem padrão para adquirir, além de precificar o melhor leite de forma justa ao produtor. Quando isso não é feito, o produtor não tem o estímulo para investir em melhorias, uma vez que a comunicação via preço é sempre a mais eficiente. 

Como diferenciar a tristeza parasitária da tripanosomose bovina?

A tristeza parasitária bovina (TPB) e a tripanosomose são causadas por hemoparasitas presentes na corrente sanguínea e nas hemácias.  Os agentes causadores dessas enfermidades são distintos. A tristeza parasitária bovina, conhecida também como piroplasmose, é classicamente causada pela Babesia (B. bigemina ou bovis, ambos protozoários intracelulares) e Anaplasma (A. marginale, uma rickettsia intracelular). Já a tripanosomose bovina tem como agente o Tripanosoma (T.vivax, um protozoário extracelular).

França proíbe rotulagem de produtos vegetais usando termos como "carne" e "leite"

Os alimentos veganos e vegetarianos não podem mais ser rotulados com termos específicos de carne ou lácteos, como "hambúrguer" ou "leite" na França. Uma emenda aprovada pelo parlamento francês tornou ilegal aos processadores de alimentos rotular alimentos vegetarianos e veganos com a terminologia comumente usada para carne e produtos lácteos. Isso inclui produtos originários de animais como bife, queijo, linguiça ou qualquer outro termo usado para carnes e lácteos tradicionais.

Compost barn: dimensionamento correto da cama e dos corredores

O sistema de compost barn também conhecido como Bedded Pack ou Loosing House, teve início em meados dos anos 80 nos EUA mais especificamente na Virginia. O sistema foi desenvolvido por produtores e derivou do Bedded Pack ou sistema de cama sobreposta onde a cama serve como uma barreira física entre o esterco e a vaca.

[Vídeo] Roberto Jank Jr sobre Velactis: 10 dias a mais de lactação

Desenvolvido pela Ceva Saúde Animal, o Velactis é o primeiro e único facilitador de secagem existente no mercado para as vacas de alta produção. Esse produto garante melhorias na redução rápida da produção de leite, na saúde do úbere diminuindo o vazamento, no risco de novas infecções, no bem-estar da vaca, além de reduzir a pressão interna do úbere, a dor e desconforto causado pelo acúmulo de leite.

Quem serão os produtores que ficarão na atividade?

Recentemente, em uma conversa informal com um produtor amigo que decidiu sair da atividade, essa questão voltou a ser tema de forte reflexão: quem serão os produtores que ficarão na atividade? Não se trata de uma discussão inédita, porém é uma realidade que se atualiza de tempos em tempos com muitas variáveis novas, mas que também revive problemas antigos.

Pesquisadores desenvolvem vacas holandesas mais tolerantes ao calor

Graças aos pesquisadores da Universidade da Flórida foi possível a criação um uma vaca Holandesa que resiste melhor ao estresse por calor. A genética pode ser uma nova ferramenta para diminuir a queda da produção de leite e reprodução no verão. O pesquisador Peter Hansen disse que dois touros que estão agora comercialmente disponíveis possuem um haplótipo para uma pelagem mais curta e lisa, conhecida como "slick" (liso, em uma tradução livre).

Operação Soro Positivo: em MG, PF deflagra fraudes no leite em pó

A Polícia Federal, como apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) deflagrou, na manhã desta segunda-feira (10/12), a Operação “Soro Positivo”, para apurar e combater esquema criminoso de fraudes no fracionamento e comercialização de leite em pó.

Gostaria que a nossa equipe abordasse algum tema específico em 2019? Envie a sua sugestão para contato@milkpoint.com.br 

Boas Festas e Feliz 2019! Equipe MilkPoint 

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

LUIZ GONZAGA PEGO DE MACEDO

MARINGÁ - PARANÁ - OVINOS/CAPRINOS

EM 02/01/2019

Saudações! Há 30 anos lidando com ovinos tanto em ensino, pesquisa e extensão com consultoria, posso afirmar que pouco evoluiu a organização dos sistemas de produção, embora a maioria das respostas e tecnologias estejam disponíveis no Brasil e no mundo. Posso afirmar que os principais gargalos são: Ausência de planejamento, escala de produção x módulo mínimo econômico e padronização de sistemas de produção homogeneidade no fornecimento e cortes que se ajustam às demandas de mercado associado a uma marca geográfica com legalização e certificação e um bom trabalho de marketing. Infelizmente todas estas ações demandam união e organização dos produtores e a consciência de que os resultados ocorrerão no médio e longo prazo e não no imediatismo do amadorismo e individualismo que ainda predomina fortemente no meio. A solução passa pela união e profissionalização da cadeia produtiva com consultoria de qualidade, de forma a contemplar o pequeno e médio Produtor. A união daria representatividade para busca de investimentos oficiais e privados e daria a segurança que o mercado precisa. Outra saída de curto prazo poderia ser a Criação de Alianças Mercadológicas, onde apenas os médios e grandes produtores seriam contemplados. Infelizmente, vejo algumas ferramentas de comunicação moderna sendo utilizada muito mais para difundir soluções milagrosas a distância, sem um prévio diagnóstico in loco, em muitos casos recomendando práticas aleatórias e dissociadas da realidade de cada caso. Outro ponto crítico é a forma predominante de seleção e comercialização de material genético utilizada, na maioria das vezes sem a mínima garantia de reais ganhos de desempenho na prole, fruto da não aplicação de sistemas de melhoramento e seleção mundialmente conhecido e praticado em alguns países, onde a ovinocultura deu certo. Peço desculpas pela abordagem que tem meramente o objetivo de sugerir reflexão e mudanças de comportamento, ou continuaremos com a paixão e o amadorismo histórico, salvo poucas exceções. Pra encerrar, posso afirmar que existem conhecimento e habilidades de sobra, nos falta Atitude planejada e controlada. Feliz 2019. Zootecnista e Professor Luiz Gonzaga Macedo

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures