ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Como diferenciar a tristeza parasitária da tripanosomose bovina?

POR CEVA SAÚDE ANIMAL

CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMAL

EM 14/06/2018

3 MIN DE LEITURA

28
15

Com sintomatologia similar, o diagnóstico diferencial entre essas enfermidades é um dos maiores desafios enfrentados no campo

A tristeza parasitária bovina (TPB) e a tripanosomose são causadas por hemoparasitas presentes na corrente sanguínea e nas hemácias.  Os agentes causadores dessas enfermidades são distintos. A tristeza parasitária bovina, conhecida também como piroplasmose, é classicamente causada pela Babesia (B. bigemina ou bovis, ambos protozoários intracelulares) e Anaplasma (A. marginale, uma rickettsia intracelular). Já a tripanosomose bovina tem como agente o Tripanosoma (T.vivax, um protozoário extracelular).

No campo, o diagnóstico diferencial entre as doenças é difícil, pois muitos dos sintomas clínicos manifestados pelos bovinos são comuns em ambas as enfermidades. Entre os sinais similares estão: febre, anemia, lacrimejamento, diarreia, inapetência, apatia, perda de peso, queda na produção de leite, redução da eficiência reprodutiva, aumento de abortos, quadros com sintomatologia nervosa, que podem se assemelhar, inclusive, aos sintomas da raiva em bovinos, entre outros. Em casos graves, o quadro clínico normalmente evolui para o óbito do animal.

Além disso, os estudos necroscópicos realizados em bovinos são bastante similares e comumente incluem icterícia, anemia, aumento de volume do fígado (hepatomegalia) e baço (esplenomegalia), edema pulmonar e hemorragias na superfície do cérebro.

Outro problema relacionado à diferenciação é a ampla difusão dessas parasitoses que estão presentes em todo o território nacional, sendo que todos os estados brasileiros têm registrado casos das doenças, inclusive com diversas áreas endêmicas espalhadas pelo país.

A similaridade na sintomatologia da tristeza parasitária e tripanosomose é tanta, que alguns pesquisadores sugerem que a definição de TPB deve englobar o Tripanosoma, junto à Babesia e Anaplasma, como um dos agentes causadores dessa doença. Porém, essa mudança ainda é foco de discussão entre os especialistas, e não existe uma unanimidade sobre a classificação mais abrangente.

Obviamente, alguns achados clínicos relacionados à tripanosomose são mais específicos e incluem sinais característicos da doença, como opacidade ocular discreta, que pode evoluir para um aspecto clínico ulcerativo similar à cerato-conjuntivite, perda de peso, quedas produtivas mais rápidas e acentuadas,  presença de animais com artrites, orquites, graves surtos de abortos, aumento de linfonodos, e como o Tripanosoma não causa lise de hemácias, – diferentemente do complexo Babesia e Anaplasma – animais acometidos pela enfermidade raramente têm urina escura (hemoglobinúria). Além disso, no Brasil, os surtos de tripanosomose têm apresentando gravidade e causado a perda de animais em proporções maiores que os casos de tristeza parasitária.

De qualquer forma, é muito difícil diferenciar a TPB clássica (babesiose + anaplasmose) da tripanosomose, em termos de diagnóstico clínico a campo. Por isso, a utilização de exames laboratoriais é imprescindível para confirmar o tipo de micro-organismo responsável pelo quadro anêmico. Para o diagnóstico da tripanosomose é recomendada a utilização de métodos sorológicos (RIFI e ELISA) ou moleculares (PCR), por conta da baixa sensibilidade dos exames microscópicos diretos, como teste de gota espessa e de Woo.

Os veterinários e o produtores, normalmente, começam a suspeitar da contaminação por tripanosomose quando casos inicialmente diagnosticados como tristeza parasitária e tratados com drogas específicas para Babesia (diminazeno ou imidocarbe) e Anaplasma (tetraciclinas, oxitetraciclinas ou enrofloxacinas), apresentam uma certa melhora nos sintomas e posteriormente, em cerca de 2 a 3 semanas, os animais voltam a ter sinais clínicos agudos e vão à óbito rapidamente. Por isso, o diagnóstico diferencial entre as doenças é importante para que o rebanho seja tratado adequadamente.

Apesar das similaridades existentes e da possibilidade da inclusão do Tripanosoma na tríade causadora da tristeza parasitária bovina, é importante esclarecer que as formas de contaminação mais comuns e o tratamento destes patógenos são diferentes.

No caso da tripanosomose, as principais fontes de transmissão incluem, principalmente, a presença de mosquitos hematófagos e o uso compartilhado de agulhas no rebanho, durante a aplicação de ocitocina na ordenha ou em vacinações massivas. Já no caso de contaminação por Babesia e Anaplasma, o carrapato é o principal agente transmissor. Porém, ambas podem ser transmitidas de forma transplacentária, e esse fator deve ser levado em conta durante a implementação de programas de controle dessas enfermidades.

Quanto ao tratamento, a droga específica para o combate da tripanosomose é o isometamidium (nome comercial Vivedium) e segundo diversos estudos nacionais e internacionais, o diminazeno e imidocarb não são efetivos contra o Tripanosoma e apenas diminuem o nível de parasitemia de forma transitória. Da mesma forma, o isometamidium não é efetivo contra a babesiose, sendo recomendado nesse caso o uso de diminazeno. Por sua vez, a Anaplasma deve ser tratada com oxitetraciclinas ou enrofloxacinas, que tendem a ser drogas bastante eficazes. Portanto, conhecer o agente causador da doença é fundamental para o tratamento correto. 

Para saber mais, entre em contato pelo box abaixo:

CEVA SAÚDE ANIMAL

A Ceva vai revolucionar o manejo de secagem no mundo

28

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

FELICIO MANOEL ARAUJO

LAJINHA - MINAS GERAIS - ESTUDANTE

EM 02/09/2021

NOTA 10 PARA ESTA MATERIA BEM ELABORADA E SIMPLES PARA ENTENDER .
ANA VILLANUEVA BRAGA

CAMPINAS - SÃO PAULO

EM 02/09/2021

Felicio,

Ficamos muito felizes em poder ajudar.

Conte conosco!

Abraços!
EDNA SANTANA

EM 10/11/2020

Olá possuo uma Bezerra de 2 meses e ela após o nascimento adquiriu muitos carrapatos, agora ela está com a respiração ofegante k tempo todo com a lingua pra fora, não tá conseguindo mamar nem comer, já dei vários medicamentos para pneumonia mais não surtiu efeito, alguém já viu algo semelhante?
ELAINE CRISTINA BONIFACIO

ESTUDANTE

EM 08/01/2021

Perdi uma bezerra com esses sintomas...procure um veterinario
ANDRIELY RODRIGUES

CAIUÁ - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 25/05/2020

Olá tenho uma vaca triste sem comer que está urinando sangue o que é??
PEDRO GABRIEL

VIRGOLÂNDIA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 23/03/2020

Tenho uma vaca com os sintomas, porém não consigo realizar o exame. Apresentou melhora clínica com o uso do dininazeno. Devo fazer mais alguma coisa?
CEVA SAÚDE ANIMAL

PIRACICABA - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 23/03/2020

Olá, Pedro.
É importante acompanhar pois os sinais clínicos da tristeza parasitária bovina são parecidos com a tripanossomose. Se o animal voltar a ter os sintomas seria importante fazer um exame. Nossa equipe de campo pode lhe auxiliar.
Obrigada
Bia Ortolani
VALTER SURKAMP

CANOINHAS - SANTA CATARINA - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 04/11/2019

Normalmente da Tristeza parasitaria não temos diarréia e sim fezes ressecadas parecidas com fezes de equinos e escurecidas pela bile
ANTÔNIO CARLOS L. LAZZARINI

GUAÇUÍ - ESPÍRITO SANTO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 21/07/2019

Sou médico veterinário, consultor autônomo ( vetmedica) , produtor de leite, fabricante de sal mineral e rações (boviplan) , tenho tido casos (?) De babesia (?) Não resolvido, levando suspeitar se de tripanossoniase , mas onde fazer testes laboratoriais por Elisa?
CEVA SAÚDE ANIMAL

PIRACICABA - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 23/07/2019

Olá, Antonio.
Agradecemos o contato. Os laboratórios Imunodot, em Jaboticabal e a FAZU em Uberada fazem sorologia para T.Vivax.
Abraço
ANTÔNIO CARLOS L. LAZZARINI

GUAÇUÍ - ESPÍRITO SANTO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 21/07/2019

Onde realizar o teste Elisa para tripanossomose?
CEVA SAÚDE ANIMAL

PIRACICABA - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 23/07/2019

Olá, Antonio.
Agradecemos o contato. Os laboratórios Imunodot, em Jaboticabal e a FAZU em Uberada fazem sorologia para T.Vivax.
Abraço
ODERMAN OLIVEIRA LIMA

ITAPETINGA - BAHIA - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 16/07/2018

Ótimo artigo. Muito esclarecedor. Tirou muitas dúvidas que eu tinha sobre essa doença.
CEVA SAÚDE ANIMAL

PIRACICABA - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 16/07/2018

Olá, Oderman!

Que bom que gostou! =)

Se precisar de qualquer ajuda, entre em contato!

Obrigada

Abraço

Bia Ortolani - Gerente de linha de produto - Pecuária leiteira, Ceva Saúde Animal
AMANDA LUIZA GROFF

EM 09/07/2018

No fim das contas, o que é realmente viável é o diagnóstico terapêutico... Se tratar para tristeza e não resolver, se entra com a medicação para o tripanossoma.
CEVA SAÚDE ANIMAL

PIRACICABA - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 13/07/2018

Oi, Amanda!

Obrigada por entrar em contato.

O problema de fazer o diagnóstico terapêutico é que você somente vai utilizar o isometamidium (Vivedium) em animais doentes e essa não é uma estratégia eficaz para o controle do tripanosoma. A doença em questão é uma enfermidade de rebanho e a recomendação dos especialistas que trabalham com o tripanosoma no Brasil, Venezuela, e África é de tratar todos os animais: de mamando a caducando.

Abraço

Bia Ortolani, gerente de produto linha leite da Ceva Saúde Animal
JOSÉ CARLOS SEGANFREDO

SÃO JOÃO - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 27/06/2018

Boa tarde, me deparei com casos similares na patogenia em alguns animais da mesma propriedade, encaminhei amostras para exame laboratorial, o problema é a que os correios pediram no mínimo sete dias para a entrega, chegou no laboratório em menos de 72 hrs, mas mesmo acondicionado em gelo, isopor, amostras congeladas o laboratório se negou a realizar o exame. Escrever um artigo e solicitar os exames é bem simples, o problema está na aplicabilidade disso, como sempre teoria é fácil, porém ter um laboratório de apoio em uma região onde fica praticamente impossível a logística é no mínimo uma incoerência e falta de visão estratégica da empresa.
CEVA SAÚDE ANIMAL

PIRACICABA - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 28/06/2018

Olá, José Carlos.

Obrigada pelo contato.

Entendemos a dificuldade e por isso colocaremos a nossa equipe da região para lhe suportar no que for necessário. Estamos fazendo esses exames de forma constante e podemos ajudar.

Abraço
ANTÔNIO CARLOS L. LAZZARINI

GUAÇUÍ - ESPÍRITO SANTO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 21/07/2019

Faço minha as palavras do parceiro
ÉVERTON STORCH

EM 25/06/2018

Olá. Em casos a campo sem possibilidade de um diagnóstico rápido de diferenciação entre as enfermidades, o uso do Vivediun pode ser associado ao tratamento padrão da TPB? Ou o uso combinado pode resultar em uma toxicidade ao animal ?
CEVA SAÚDE ANIMAL

PIRACICABA - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 26/06/2018

Olá, Éverton.

Obrigada pelo contato.

Devido a possibilidade de sobrecarga hepática, em casos de comorbidades como a tristeza parasitária, se recomenda o uso de tratamento específico para babesia e anaplasma (Vivazene) 2 semanas antes do início do protocolo de tratamento de tripanosomose com o isometamidium (Vivedium).

Abraço

Bia Ortolani - gerente de linha de produtos leite
RAFAEL MEDINA

BOA VISTA - RORAIMA - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 19/06/2018

Excelente.
ELIEZER FURTADO DE CARVALHO

SILVÂNIA - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 18/06/2018

Qual o nome comercial do Isometamidium ?
Onde encontro?
CEVA SAÚDE ANIMAL

PIRACICABA - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 18/06/2018

Olá, Eliezer.
Obrigada pelo interesse.
O nome comercial do isometamidium é Vivedium, da Ceva Saúde Animal.
O representante local irá entrar em contato contigo para indicar o local de venda da sua região.
Abraço
Bia
EDMAR LUIZ MAFESSONI

SANTO ANTÔNIO DAS MISSÕES - RIO GRANDE DO SUL

EM 15/06/2018

Muito bom. Obrigado.
CRISTIANO STEFANELLO BUBLITZ

ERECHIM - RIO GRANDE DO SUL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 15/06/2018

Boa noite!
Somente uma ressalva, hematúria não é o único sinônimo de urina escura, no complexo tristeza parasitária bovina temos hemoglobinúria e não hematúria.
CEVA SAÚDE ANIMAL

PIRACICABA - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 18/06/2018

Olá, Cristiano.
Como vai?
Obrigada pela ressalva, iremos modificar o termo usado para ficar mais apropriado.
=)
Abraço
Bia Ortolani
CRISTIANO STEFANELLO BUBLITZ

ERECHIM - RIO GRANDE DO SUL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 15/06/2018

Boa noite!
Somente uma ressalva, hematúria não é o único sinônimo de urina escura, no complexo tristeza parasitária bovina temos hemoglobinúria e não hematúria.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures