FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

O que você deve avaliar na hora de comprar uma irrigação?

POR EDUARDO FERNANDES HENDLER

PRODUÇÃO

EM 30/08/2019

0
3

Por Eduardo Hendler*

Que as chuvas são irregulares em todo o país todos nós sabemos, mas ainda assim, menos de 10% dos produtores possuem irrigação. Todos que irrigam relatam aumento de produção de no mínimo 30%, podendo chegar até a triplicar a produção. Na hora de comprar o seu sistema de irrigação é importante avaliar diversos fatores para garantir que o resultado seja maximizado. Segue abaixo alguns fatores importantes:

Disponibilidade de água: independente do sistema que será utilizado, é necessário que o produtor tenha um ponto para captação da água que será usado para a irrigação. É importante considerar o volume disponível e a reposição de água diária. Muitas vezes, até um ponto com pouca capacidade de armazenamento mas alta reposição diária de água pode ser usado para a irrigação.

Tamanho da área: dependendo de qual a dimensão que se deseja irrigar um sistema, ele irá ficar mais interessante que o outro. É importante avaliar a operação e o funcionamento do sistema para identificar se vai estar de acordo em termos de aproveitamento da área total, necessidade de mão de obra, lâmina necessária para a cultura e consumo de energia ou combustível.

Custo x benefício: esse é o fator mais importante a ser avaliado. Nem sempre o sistema com menor preço é o mais barato no longo prazo. É muito comum produtores adquirirem sistemas de irrigação usados ou uma certa quantidade de canos e aspersores (sendo necessário o transporte constante dentro da área) por um valor abaixo do restante dos sistemas, mas quando começam a operar esses sistemas sentem uma enorme dificuldade pelo desgaste que causa o manuseio dessa irrigação no dia a dia. Se eles contratam mão de obra terceirizada têm dificuldades para encontrar pessoas dispostas a operar nessas condições.

O valor para adquirir o sistema é importante, mas é fundamental considerar o tempo necessário por dia para operar o sistema, manutenção do sistema ao longo do tempo (quebra de tubos, substituição de peças, cuidados necessários ao longo da operação), potência e consumo da motobomba e principalmente ouvir o que dizem outros produtores que possuem o mesmo sistema de irrigação que você deseja adquirir.

Na compra de um sistema de irrigação, por incrível que pareça, a escolha do sistema em si é só uma etapa, por ser um investimento que dura a longo prazo. Por isso, é fundamental estudar bem com quem se está comprando, as garantias e relatos de outros clientes dessa empresa, custo de reposição de peças e durabilidade do equipamento.

EDUARDO FERNANDES HENDLER

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.