ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

A bezerra de hoje é a vaca de amanhã

POR GESTÃO PEC

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 03/04/2020

2 MIN DE LEITURA

0
12

Bezerra é igual a criança. 

Já experimentou visitar uma creche? Sempre tem crianças com nariz escorrendo, febre, tossindo, doentes... Em média, durante 155 dias do ano, a criança apresenta alguns desses sintomas. É impressionante como a criação conjunta é responsável pela transmissão de doenças. 

Imagina o que acontece quando as bezerras são criadas em ambientes úmidos, com excesso de amônia e falta de higiene? Muitas bezerras não se tornam as vacas que deveriam ser, muitas das vezes devido a manejo inadequado.  

Foi demonstrado, em experimento nos EUA, que o fornecimento de 8 litros de colostro em relação a apenas 4 litros após o nascimento, é suficiente para influenciar toda a vida produtiva do animal.  

Além disso, instalações inadequadas são responsáveis por altas taxas de mortalidade. Falta de higiene, excesso de umidade e amônia podem levar a problemas respiratórios, baixo crescimento ponderal, problemas de aprumo e  no crescimento do tecido secretor de leite. 

Então, temos que escolher o local apropriado para criar nossas futuras vacas, de preferência ambientes secos e arejados, tranquilos e onde os animais possam ter livre acesso a água e comida de qualidade. Algumas pessoas recomendam a criação individualizada, visto que o sistema imunológico dos animais é frágil, principalmente nos primeiros 60 dias. 

Dependendo da região ou da particularidade de cada propriedade, no geral, tempos três opções de instalações para as bezerras:  

a) Criação a pasto: os animais são criados em piquete individual separado por cerca campestre (ou vários fios de arame). Para isso, é necessária uma área maior e a chance de contaminação entre os animais é grande. Porém, é a forma que melhor atende o bem-estar animal. Para pastagem, seria mais interessante um forragem de crescimento estolonífero (tifton, grama, etc). 

b) Casinha: os animais são criados em casinhas individualizadas. É mais recomendada para ambientes com muita ventilação ou baixa temperatura. Uma das vantagens é a possibilidade de mudar o local para quebrar o ciclo de alguns parasitas e caso tenha acúmulo de umidade. A desvantagem é que demanda mais mão-de-obra para limpeza. A recomendação é que a água e comida fiquem de fora da casinha. 

c) Bezerreiro tropical ou argentino: é composto por uma região sombreada artificialmente (tela de sombreamento ou telha). O sucesso do bezerreiro está na orientação, de forma que o sol percorra toda a instalação ao longo do dia, sendo o principal agente desinfecção. Os animais são presos em uma coleira, que os permite percorrer uma área delimitada. 

A instalação adequada para as bezerras ajuda bastante no crescimento saudável. Porém, muitas outras medidas devem ser tomadas para se produzir super matrizes. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures