ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Se você fosse um queijo, qual seria?

POR LETÍCIA MOSTARO

INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 20/08/2021

2 MIN DE LEITURA

3
14

O queijo é um derivado lácteo que apresenta uma gama de opções, com diferentes sabores, texturas, aromas e características. Eles representam boa parte do consumo de lácteos e carregam processos de fabricação que envolvem diversas etapas e os diferenciam entre si.

De acordo com seus atributos e processamento, os queijos podem ser classificados quanto ao teor de matéria-gorda e umidade, temperatura de cozimento da massa e consistência. Relacionado a este último item, apresentam a seguinte classificação: queijos duros, semiduros e macios.

Remetendo ao título deste artigo, é interessante pensarmos que assim os queijos, as pessoas também têm suas particularidades. São essas semelhanças que vamos explorar um pouco neste texto.

Primeiramente, vamos pensar no Parmesão, um clássico representante dos queijos duros. Seu processo de fabricação é marcado por longas etapas, desde a coagulação do leite até o processo de maturação. Ou seja, se você é uns do que acredita que “a pressa é inimiga da perfeição” e atento aos detalhes, provavelmente, se identifique com o Parmesão.

Já o Gouda é classificado como um queijo semiduro. Ele é caracterizado por uma textura flexível e um sabor adocicado. Podemos dizer, que o Gouda é aquele “tipo de pessoa” aberta ao novo, adaptável e que devido à flexibilidade de pensamento e ações, "se vira nos trinta" diante dos desafios. 

Agora, vamos falar da muçarela, o queijo mais popular e consumido no Brasil. Apesar de ser fabricado por diversos laticínios, sua produção traz peculiaridades, como a etapa de filagem, a qual depende do grau de desmineralização da massa e da temperatura da água de filagem. Aqui, o jargão “parece simples, mas não é” faz todo sentido!

Contudo, sem dúvidas, um de seus principais diferenciais é a sua versatilidade de consumo. Por exemplo, a muçarela pode ser consumida derretida ou não, em pizzas, lanches, hambúrgueres e utilizada em receitas culinárias. Isto é, pessoas versáteis com maior facilidade de se adaptarem a novas realidades são um ótimo exemplo de muçarela!

Outro queijo bastante popular é o Minas Frescal. De processamento simples, apresenta alto teor de umidade e baixa teor de matéria-gorda, podendo ser consumido após a sua produção, ou seja, esperar muito não faz parte do seu estilo. Deste modo, pessoas que prezam pela praticidade podem se identificar com o Minas Frescal!

Não poderíamos deixar de lembrar do Gorgonzola, um queijo fino com mofo azul, alto teor de gordura e massa crua. Ele é um queijo sempre presente em ocasiões especiais, mas que divide opiniões. Com uma aparência peculiar e um sabor marcante, ou se gosta muito de gorgonzola ou não gosta! Se você é aquele tipo de pessoa com uma personalidade forte, "oito ou oitenta," tem tudo a ver com o Gorgonzola!

Como podemos ver, nossa relação com os queijos vai muito além do consumo. Assim como nós, eles apresentam características e peculiaridades únicas que os diferenciam. E aí, pessoal? Qual queijo vocês seriam? Conta aqui nos comentários!

 
 
*Fonte da foto do artigo: Freepik

LETÍCIA MOSTARO

Bacharel em Laticínios pela UFV, Pós-Graduada em Eng.de Produção, Pós-Graduanda em Marketing Digital e Analytics.

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CURICHEESE CURICHEESE

CURITIBA - PARANÁ - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 20/08/2021

Eu seria uma mistura do parmesão com a muçarela, rs. Parabéns pelo texto!
LETÍCIA MOSTARO

ASSIS BRASIL - ACRE - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 20/08/2021

Obrigada, fico feliz que tenha gostado!!
LUIZ FERNANDO ROCHA ALMEIDA

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 20/08/2021

Excelente texto, muito criativo. Parabéns!!! ????????????

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures