ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Sustentabilidade: cada vez mais uma condição necessária para a cadeia láctea

POR MAYSA SERPA

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 17/11/2020

4 MIN DE LEITURA

0
3

A sustentabilidade de um processo ou de um sistema consiste em permitir sua permanência durante um determinado prazo, ou seja, permitir que continue viável enquanto for necessário. Pensando em sustentabilidade ambiental, este conceito se refere a garantir que o planeta e os recursos naturais estejam disponíveis para as gerações futuras. Este tema têm sido cada vez mais discutido diante da possível escassez de recursos e as consequências da intensificação do efeito estufa.  

Diante de uma questão tão relevante, é cada vez maior o número de empresas no setor alimentício que buscam adotar práticas ambientais, movimento este muito atrelado às tendências sinalizadas pelos próprios consumidores. Segundo um levantamento realizado pela Kantar neste ano, a proteção ambiental é uma grande oportunidade para empresas de bens de consumo massivo. Entre as características mais apontadas pelos consumidores estão a substituição de embalagens plásticas, transparência no processo de reciclagem e conceitos como “alimentos naturais” e “livre de carbono”. Da mesma forma, uma pesquisa feita pela ADM também apontou “preocupação com sustentabilidade” como uma das diretrizes para a indústria de alimentos em 2021. Além disto, atenta às demandas dos consumidores em todo o mundo, a FAO – agência das Nações Unidas para agricultura e alimentação – recomendou que seja ampliada a utilização de selos e certificações que indiquem sustentabilidade na produção agropecuária.

Neste sentido, empresas de produtos lácteos em todo o mundo têm buscado adotar práticas sustentáveis, tanto no processo de produção da matéria-prima nas fazendas quando no processamento e embalagem dos produtos.  Alinhada com práticas deste tipo e sob o slogan “One planet. One health.”, um exemplo é a Danone. Recentemente a empresa foi pioneira em incluir os custos das emissões de carbono em suas métricas financeiras, com o objetivo de ajudar os investidores a entenderem o impacto ambiental da companhia.

Apoiada no conceito de economia circular, a Nestlé no Brasil é outro exemplo. Por meio de parcerias com catadores e cooperativas, pretende aumentar a reciclagem dos produtos e embalagens da marca e alcançar a meta de ter, até 2025, 100% das embalagens recicláveis ou reutilizáveis. Outros exemplos de multinacionais que vêm apostando em reciclagem são: Saputo, Müller e Fonterra.

A redução das emissões de gases do efeito estufa (GEE), principalmente do metano emitido pelas vacas, é uma das maiores preocupações ambientais da indústria láctea. Segundo dados recentes, as emissões nos EUA caíram mais de 45% desde 1964. Isso se deu principalmente pelo aumento da eficiência produtiva dos animais, diminuindo o tamanho dos rebanhos e, ainda assim, aumentando a produção. Resultados semelhantes também foram observados no Reino Unido.

A Fonterra, empresa da Nova Zelândia, também tem se esforçado para diminuir suas emissões e seus produtores têm dado passos cada vez mais largos em direção a sustentabilidade. Além deste ponto, outras preocupações do grupo são quanto ao manejo e utilização de água e uso de fertilizantes. A empresa investe também em soluções inovadoras, como o desenvolvimento recente de um suplemento alimentar que reduz as emissões de metano.

A Dairy Farmers of America, cooperativa dos EUA, segue na mesma linha. Recentemente anunciou o compromisso de reduzir as emissões GEE da cadeia de valor em 30% até 2030, tornando-se a primeira cooperativa de laticínios dos EUA a tomar esta medida. Além disso, a cooperativa pretende obter a marca de neutralidade em carbono até 2050.

Também pensando em sustentabilidade e com uma iniciativa totalmente inovadora, a Arla Foods no Reino Unido está transformando dejetos de vacas em combustível para os caminhões de leite da empresa. O processo também criará fertilizantes para serem utilizados pelos produtores nas fazendas. Essa iniciativa visa reduzir a utilização de combustíveis fósseis e, consequentemente, a emissão de GEE. Na mesma linha, no Brasil, a Cooperativa Santa Clara completou 10 anos utilizando energia renovável em suas instalações e, segunda a empresa, a iniciativa gerou uma redução de 12,8 mil t de COemitidos.

Diante de tantas tendências e iniciativas neste sentido, não há dúvidas que o futuro do setor lácteo passa pela sustentabilidade. Pensando nisso, o Dairy Vision 2020 – maior evento do mundo voltado para tendências do setor – contará com o painel “O setor lácteo, sustentabilidade e comunicação”. Uma das palestras, inclusive, será ministrada por Yann-Gãel RIO, Vice Presidente de Agricultura na Danone, sobre a visão da empresa para o futuro dos lácteos. Nesse painel, teremos também a apresentação de Brian Lindsay, da Global Sustainability Network, que mostrará o que vem sendo feito pelo setor. A GSN desenvolveu uma metodologia em parceria com outras entidades, para a avaliação do balanço de carbono do setor.

Tomi Síren, Head de Transformação Digital da Arla na Finlândia, mostrará como a utilização de block chain pode ser empregada para o monitoramento da sustentabilidade e, finalmente, Elizabeth Whitlow, diretora executiva da Regenerative Organic Certified, falará sobre Agricultura Regenerativa, um termo que ouviremos falar muito no futuro próximo. A Agricultura Regenerativa trata das interações do solo e do microbioma envolvendo sequestro de carbono, e dados mostram que, até 2019, mais de 70 novas empresas, com valor de mercado US$ 47,5 bilhões, movimentaram o cenário de investimentos.

O evento contará com um total de 30 palestras ministradas por um time de palestrantes de 14 países diferentes. Todas as palestras ficarão gravas e poderão ser assistidas depois. Não perca tempo, faça logo sua inscrição!

Dairy Vision 2020: Para quem quer ser protagonista em um mundo de grandes transformações

MAYSA SERPA

Médica Veterinária, MSc. e doutoranda em Sanidade Animal pela UFLA.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures