ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Pesquisa da ADM identifica tendências da indústria de alimentos para 2021

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 28/10/2020

2 MIN DE LEITURA

0
0

Abordagem mais proativa com foco em produtos saudáveis (particularmente benéficos ao microbioma intestinal), aumento da preocupação com a sustentabilidade, ampliação das apostas em alternativas plant-based e transparência nas relações com a sociedade. Essas são as grandes tendências para a indústria global de alimentos identificadas pela americana ADM para o ano que vem.

Em pesquisa realizada por meio de uma plataforma própria que fornece insights sobre o comportamento do consumidor, a companhia, uma das maiores do setor de agronegócios do mundo, reuniu informações de pessoas de diversos países no último ano. E confirmou que as demandas e exigências estão mudando rapidamente no mercado de alimentos, e que as indústrias do setor estão tentando acompanhar essas transformações com investimentos em tecnologias, mudança de postura e lançamento de novas marcas e linhas de produtos.

“Estamos vendo uma maior demanda por alimentos e bebidas que apoiam o sistema imunológico, melhoram nosso humor e reduzem nosso impacto ambiental, em parte impulsionada pelas tensões humanas emergentes. Isso proporcionou uma oportunidade única para as marcas desenvolverem novos produtos inovadores que mudarão para sempre a maneira como comemos e bebemos. Será um ano de inovação, marcado por avanços significativos na nutrição”, diz Vince Macciocchi, presidente da divisão de Nutrição da ADM, em nota que acompanha a divulgação da pesquisa.

O trabalho identificou, por exemplo, que 31% dos consumidores estão comprando mais itens “customizados” para sua saúde, e que 50% deles manifestam preferência por alimentos e bebidas que contêm ingredientes naturalmente benéficos.

Assim, diz o estudo, “o desejo de influenciar a saúde e o bem-estar por meio de alimentos e bebidas está criando novas oportunidades para produtos ricos em nutrientes, que trazem benefícios funcionais para a saúde e visam apoiar o sistema imunológico, melhorar o humor e manter a energia. Fatores sensoriais como sabor e cor também desempenham um papel cada vez mais importante”.

Ainda conforme a pesquisa, 65% dos consumidores desejam que suas ações diárias tenham impacto positivo sobre o ambiente, e por isso 32% deles já compram itens produzidos a partir de práticas sustentáveis. “A crescente conscientização de nosso impacto coletivo sobre o meio ambiente gerou uma demanda cada vez maior para que as empresas demonstrem seu compromisso com a sustentabilidade além do produto final, o que inclui a compra responsável e os padrões operacionais”, afirma a ADM.

Nessa frente, um dado chama a atenção: cerca de 25% dos consumidores sofrem de problemas digestivos no mundo, e desse total 50% afirmam que esses problemas têm um impacto moderado ou grave em sua saúde geral. Produtos direcionados ao microbioma intestinal, portanto, têm demanda potencialmente crescente.

Ainda conforme a ADM, “56% dos consumidores de produtos plant-based estão tentando comer mais alimentos e bebidas na versão vegetal, posicionando as proteínas alternativas como um fenômeno cada vez mais popular”. Nesse mercado, apontou a pesquisa, não é apenas a demanda por hambúrguer vegetal que tem aumentado, mas também de alternativas como peixes, queijos e lanches proteicos prontos.

“Os produtos de carne alternativa também continuam a evoluir, com novas tecnologias, como impressão 3D e fermentação de proteínas, desempenhando um papel importante no incentivo à inovação. As novas carnes à base de vegetais incluirão produtos de músculos inteiros como bife e peito de frango, carne de almoço e bacon, entre outros”, afirma a multinacional.

Em todos os casos, a preocupação com a origem dos alimentos e sua rotulagem também tem crescido no mundo. Segundo a pesquisa, 26% dos consumidores globais já procuram no rótulo o país de origem dos alimentos e bebidas que compram.

As informações são do Valor Econômico.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures