A produção de leite em alguns países do Mercosul (Argentina, Brasil e Uruguai) cresceu pouco nos últimos dez anos. De acordo com um estudo elaborado por Andrés Padilla, Industry Specialist na Rabobank Brasil, estima-se, em litros, que o Brasil e a Argentina cresceram apenas 6% e 4%, respectivamente, nos últimos 10 anos. Por sua vez, o Uruguai, apresentou um crescimento aproximadamente de 10%.
Existe uma sinergia de fatores que podem explicar os motivos que fizeram a produção de leite perder força nesses países a partir de 2012. Primeiramente, a competição por recursos de outros setores do agronegócio se intensificou.
Em segundo lugar, o crescimento da demanda doméstica de lácteos desacelerou — ou contraiu — devido aos desafios econômicos e às mudanças demográficas. Além disso, um mercado internacional mais competitivo para exportadores regionais dificultou o aumento de volume por meio de exportações inter-regionais e para o mercado global mais amplo.
Torna-se, então, um desafio retomar o crescimento da produção de leite nesta década. Mas, quais são as expectativas para o futuro?
Para compreendermos a fundo a produção de leite no Mercosul e as projeções para o futuro, Andres Padilla será um dos palestrantes do Dairy Vision 2022, evento que ocorrerá em Campinas/SP, na Expo Dom Pedro, nos dias 22 e 23 de novembro. Padilla ministrará a palestra "A produção de leite no Mercosul pode voltar a crescer? Uma análise para 2030,” na primeira sessão do evento.
Consolidado como um dos principais fóruns do setor lácteo mundial, o Dairy Vision contará com outras 25 palestras ministradas por palestrantes nacionais e internacionais. Além das transformações no campo, a 8ª edição do Dairy Vision abordará outros temas pertinentes para o leite mundial, como marketing, produtos concorrentes, novos canais de distribuição, inovação, tecnologia, comunicação e muito mais!
Clique aqui, veja detalhes e faça a sua inscrição. Junte-se a mais de 60% do leite mundial!
Para mais informações ou compra de pacotes de ingresso com desconto: (19) 99247-5347 ou thais@milkpointventures.com.br
Dairy Vision 2022: entendendo o cenário de mudança e encontrando as oportunidades