Logo do site MilkPoint
Entrar
  • NOTÍCIAS & MERCADO
    GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
  • PREÇOS & PRODUÇÃO
  • COLUNAS
  • MILKPLAY
  • ARTIGOS
    PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
  • EVENTOS
    MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
  • TOP 100
  • EMPRESAS
    CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
  • MILKIA
  • CONTATO
    NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
Acesse sua conta Ou cadastre-se
INÍCIO
NOTÍCIAS & MERCADO
GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
PREÇOS & PRODUÇÃO
COLUNAS
MILKPLAY
ARTIGOS
PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
EVENTOS
MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
TOP 100
EMPRESAS
CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
MILKIA
CONTATO
NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
  • Acesse o MilkPoint Ventures MilkPoint Ventures
  • Acesse o CaféPointCaféPoint
  • Acesse o MilkPoint Mercado MilkPoint Mercado
  • Acesse o Milk Pro Master Milk Pro Master
  • Acesse o Milk Monitor Milk Monitor
  • Acesse o MapLeite MapLeite
Ourofino
  1. Início >
  2. Produção de leite

Vacas de leite podem morrer de frio no Brasil?

Muito se fala de estresse térmico em vacas leiteiras, mas e durante o inverno? É preciso mudar o manejo das vacas? Entenda!

Publicado por: Hayla FernandeseMaria Luíza Terra

Publicado em: 27/06/2023 - 4 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 5

Muito se fala de estresse térmico em vacas leiteiras e prejuízos com reprodução, saúde e produção. Nos últimos dias surgiram notícias de animais morrendo de frio e isso preocupa produtores pois em geral é a melhor época do ano para produzir leite pensando em conforto e saúde. As mortes no Mato Grosso do Sul já passam de 1500 e como o clima está mais instável ultimamente isso preocupa produtores de leite.

Segundo a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de Mato Grosso do Sul (Iagro), o frio dos últimos dias causou mais de 1000 mortes entre bois, vacas e bezerros. Daniel Ingold, diretor-presidente da Iagro explicou que “essa mortalidade de bovinos é originada pela inversão térmica, em que animais com o corpo quente foram expostos a temperaturas mínimas muito baixas durante o dia, acompanhados também de chuva, garoa e ventos”.

Além da queda nas temperaturas e a alta umidade, a falta de abrigo pode ter contribuído para as mortes. Isso destaca a importância de um correto manejo e instalações para os animais. 

É importante ressaltar, que os animais que morreram de hipotermia eram para a produção de carne, oriundo de raças como a Nelore, que é bem adaptada às condições climáticas do Brasil, principalmente em locais mais quentes. Sua faixa de temperatura de conforto é cerca de 18 a 26°C e isso dificulta a regulação da temperatura corporal em temperaturas abaixo da sua mínima.

Na produção de leite, são utilizadas principalmente raças originárias da Europa, como Holandês e Jersey, onde os animais são adaptados a um clima mais ameno. Isso resulta numa faixa de temperatura de conforto térmico entre 5 e 18 °C (dependendo da linhagem e adaptação dos animais). 

Continua depois da publicidade GlobalGen

Durante o inverno, especialmente no Sul e Sudeste do Brasil, as vacas estão mais próximas da faixa de conforto térmico, melhorando o bem-estar, produtividade, índices reprodutivos e eficiência alimentar. Em geral são os melhores meses do ano em saúde e produção. 

É preciso mudar o manejo das vacas?

Deve-se considerar que vários produtores já utilizam Compost Barns e Free Stalls, onde as vacas estarão mais protegidas do frio e do calor. Atualmente quase 50% da captação é oriunda de sistemas confinados. A preocupação será apenas na regulagem de ventiladores e aspersores já que abaixo de 5°C já não são necessários mais banhos de resfriamento na sala de espera ou na linha de cocho, a não ser que ao longo do dia a temperatura passe disso.

A dica portanto é que se simplifique o manejo optando por ou ficar sem banho ou por exemplo instituir um banho no meio do dia (isso depende da dinâmica de variação de temperatura e umidade está acontecendo). Em relação aos ventiladores, o ideal (no frio e calor) é que se tenha regulagem da força (a instalação de inversores possibilita isso) e assim seja possível ligá-los apenas para manter o ar circulando e evitar o acúmulo de amônia no ar. Isto também permite uma economia razoável de energia.

A partir de -5° já existe estresse térmico pelo frio e então toda proteção para os animais é bem vinda, porém é raro que no Brasil haja um dia com temperaturas negativas por muitas horas. Em geral essas temperaturas são atingidas por apenas 1 ou 2 horas durante a madrugada, portanto esse não é um ponto a se preocupar nesse momento.

Obviamente, se a fazenda conta com um rebanho mais cruzado ou vacas de genética mais tropical esse limiar não é tão baixo e é possível que os animais diminuam consumo, se agrupem mais, e consequentemente caiam em produção e até saúde.

Bezerras são mais sensíveis?

No caso das bezerras, principalmente recém-nascidas, a atenção deve ser redobrada. No início da vida, são incapazes de regular a temperatura corporal, e no inverno pode ser necessário um manejo diferente para ajudá-las a se aquecerem.  Hoje já existem modelos de bezerreiro que as protege do frio e calor, além de roupinhas que podem ajudar bastante, especialmente as menores. A faixa de temperatura ideal varia de acordo com a idade, peso e outros fatores, mas geralmente está entre 15 e 25 °C.

No Brasil, em várias regiões, os termômetros registram temperaturas inferiores à mínima ideal para bezerras, principalmente na parte da manhã e à noite. Nesses períodos, é importante fornecer abrigo seco que contenha proteção contra o vento e a umidade. Pode-se manter pelo menos as bezerras com até 30 dias em um lugar fechado, nem que seja a noite. Muita atenção à limpeza desse local e ao surgimento de doenças oportunistas como pneumonia. Hoje é possível fazer protocolos profiláticos para pneumonia apenas nesses momentos de maior vulnerabilidade.

No frio a pastagem pode estar comprometida

Além da atenção direta com os animais, as baixas temperaturas preocupam também a alimentação. Podem ocorrer geadas na pastagem e é necessário um planejamento prévio do fornecimento de alimentos, como a silagem, para que não falte comida para o rebanho.

 

Gostou do conteúdo? Deixe seu like e seu comentário, isso nos ajuda a saber que conteúdos são mais interessantes para você.

 

 
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

CADASTRE-SE ENTRAR
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 5

Material escrito por:

Hayla Fernandes

Hayla Fernandes

Colunista MilkPoint. Falo sobre como o leite deveria estar no século 21. @leiteforadacaixa e @vacafelizoficial.

Acessar todos os materiais
Maria Luíza Terra

Maria Luíza Terra

Acessar todos os materiais
Ourofino

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Mais visualizadas de Produção de leite

12/06/2026

O que separa produtores mais eficientes dos demais?

11/06/2026

Três adversários do Brasil na Copa, três realidades lácteas: Marrocos, Haiti e Escócia

17/06/2026

El Niño 2026: o que o aquecimento no Pacífico pode significar para a produção de leite no Brasil?

10/06/2026

O peso dos trópicos na produção mundial de leite

10/04/2013

Cetose bovina: causas, tratamento e prevenção

31/03/2021

Timpanismo: causas, sintomas e tratamento

Destaques de hoje

Da genética à gestão: os pilares que levaram a Fazenda Congonhas a um novo patamar
Interleite Brasil

Da genética à gestão: os pilares que levaram a Fazenda Congonhas a um novo patamar

Papilomatose bovina: por que alguns animais eliminam verrugas e outros não?
Produção de leite

Papilomatose bovina: por que alguns animais eliminam verrugas e outros não?

Leite spot aquece na 2ª quinzena de junho com alta generalizada
Panorama de Mercado

Leite spot aquece na 2ª quinzena de junho com alta generalizada

Os impactos do sistema de produção nos custos dos maiores produtores do leite brasileiro
Giro de Notícias

Os impactos do sistema de produção nos custos dos maiores produtores do leite brasileiro

El Niño 2026: o que o aquecimento no Pacífico pode significar para a produção de leite no Brasil?
Produção de leite

El Niño 2026: o que o aquecimento no Pacífico pode significar para a produção de leite no Brasil?

Como a China usa automação de ponta para ordenhar 5 mil vacas por dia
Giro de Notícias

Como a China usa automação de ponta para ordenhar 5 mil vacas por dia

MegaLeite ABS

Assine nossa newsletter gratuitamente

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail.

Logo do site MilkPoint Logo do site MilkPoint Ventures

MilkPoint é um produto da rede MilkPoint Ventures

NOTÍCIAS & MERCADOGIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESSPREÇOS & PRODUÇÃOCOLUNASMILKPLAYARTIGOSPRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHAEVENTOSMILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOSTOP 100EMPRESASCEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROSMILKIACONTATONEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Copyright © 2026 MilkPoint - Todos os direitos reservados

MilkPoint Ventures Serviços de Inteligência de Mercado LTDA. - CNPJ 08.885.666/0001-86

Avenida Cezira Giovanoni Moretti, nº 905, sala 11A - Loteamento Santa Rosa, Inova Park - Torre A - Piracicaba/SP - CEP: 13.414-157

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência em nossos serviços, personalizar anúncios e oferecer conteúdo relevante. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso dessas tecnologias. Confira nossa Política de Privacidade para mais detalhes sobre como protegemos seus dados.

Qual a sua dúvida hoje?