ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

LINA: o leite é ácido ou não é?

CRUZADINHA

EM 27/01/2023

3 MIN DE LEITURA

1
7

Quando o assunto é o conhecido Leite Instável Não Ácido (LINA), produtores e indústria ficam atentos. Isso por o tema conseguir gerar um grande impacto em toda a cadeia produtiva, afinal, estabilidade do leite é coisa séria.
 

O que é o Leite Lina? 

LINA é a sigla para Leite Instável Não Ácido, aquele que coagula no teste do alizarol mesmo sem apresentar acidez de origem microbiológica, ou seja, a acidez do LINA fica entre 14.º e 18.º Dornic. Em outras palavras, o leite parece ser o que não é: ácido.

Como o alizarol é o primeiro teste de qualidade realizado na coleta do leite cru, o LINA é rejeitado nesse momento, gerando transtornos para o produtor. Na outra ponta, a indústria também tem incertezas sobre a estabilidade térmica do LINA. Essa situação é bastante comum, uma vez que a sua frequência média é de 40%, ou seja, em uma linha de 100 produtores, 40 podem ter o leite rejeitado.
 

Por que o leite coagula na presença de álcool sem estar ácido?

Devido ao excesso de minerais com cargas elétricas positivas, os chamados cátions. Essa alta proporção de cátions, como exemplo o cálcio iônico, acaba neutralizando as cargas negativas que mantém as proteínas do leite afastadas umas das outras. Sem cargas negativas, as proteínas tendem a se aproximar e coagular. Resumindo, o desequilíbrio salino é um fator determinante na ocorrência do LINA
 

Possíveis causas do Leite Lina

Sabe-se que os fatores determinantes na qualidade e composição do leite são diversos, sendo os principais os fatores intrínsecos de cada animal, como idade, metabolismo e a genética. A espécie, por exemplo, consegue definir a porcentagem das células mamárias que irão se diferenciar em células secretoras, bem como as proporções de lactose, gordura, proteína e sais minerais do leite, influenciando diretamente na estabilidade do produto.

Além destes fatores, o manejo incorreto da dieta dos animais, ocasionando déficit nutricional, tem sido um dos principais fatores responsáveis pela presença de LINA. Dietas desbalanceadas e longos períodos de restrição alimentar podem aumentar a apoptose das células epiteliais mamárias e modificar a composição e o pH do sangue, alterando os componentes do leite e sua estabilidade perante ao teste do álcool.

O desiquilíbrio mineral causado por uma suplementação incorreta ou inexistente e a uma baixa concentração de alfa-lactoglobulina também pode alterar a proporção de cátions iônicos e promover a neutralização dos ânions, causando a precipitação de proteínas. Outra razão seria o desbalanceamento de íons que pode estar associado a longos períodos de jejum dos animais e à baixa glicemia. Considerando-se que esse açúcar é o precursor da lactose, esse fator também se relaciona à instabilidade do leite.

Outra causa relevante é o estresse térmico dos animais. O desconforto causado por alterações bruscas na temperatura ambiente pode fazer com que o animal se alimente menos, gerando todo o desbalanceamento citado anteriormente. Além disso, esse estresse pode promover vasodilatação periférica e aumento na sua frequência cardíaca e respiratória, reduzindo a disponibilidade de nutrientes e alterando a composição do leite.

fase de lactação também influencia para o surgimento do LINA. Vacas no início ou no final do estágio lactante também poderão apresentar alterações nos equilíbrios salinos e nos componentes do leite, afetando sua estabilidade sem alterar sua acidez.

A aquisição de animais geneticamente selecionados e o descarte de susceptíveis a produção de LINA, associado a mudanças simples de manejo, tem se mostrado imprescindível na redução do problema.

 

Como evitar o Leite Lina? 

Algumas medidas podem ser eficientes para prevenção de LINA com consequente aumento da lucratividade da produção, tais como:

  • Oferecimento de dietas equilibradas e suplementação alimentar;
  • Fornecimento de sombra e água fresca aos animais nos dias mais quentes e abrigo nos dias mais frios;
  • Monitoramento preciso do período de lactação das vacas.


Agora que você já sabe mais sobre esse assunto, que tal responder essa cruzadinha para fixar o conhecimento de forma diferente? 

 

Esses artigos podem ajudar você a responder a cruzadinha e aprofundar mais sobre o assunto: 

 

Gostou da cruzadinha? Temos outras aqui no MilkPoint! Clique aqui para conferir. Se jogue nessa diversão de conhecimentos!

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

RONEY JOSE DA VEIGA

HONÓRIO SERPA - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 30/01/2023

Fazer teste de fervura na fazenda do leite que foi acusado LINA resolve o problema da coleta, dura 8 minutos. Leite ácido não ferve, simples!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures