ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Silagem de trigo pode ser uma alternativa a silagem de milho?

POR LUMA MARIA SOUZA MACHADO

E MARIA LUÍZA TERRA

CRUZADINHA

EM 18/08/2023

2 MIN DE LEITURA

0
3

Considerada uma cultura de clima frio, o trigo se encaixa tradicionalmente na região Sul do Brasil e como tal tem sua exigência de clima e região. No entanto, vimos cada vez mais empresas do ramo investindo em melhoramento genético para levar o trigo para outras regiões, como no Sudeste e Centroeste, por exemplo. 

Sabemos que o uso de trigo para produção de silagem tem suas vantagens como: evitar ociosidade de áreas cultiváveis na fazenda, rusticidade quando comparado a outras culturas usadas no sul, substitui o milho, pode-se fazer safrinha no inverno e por ser um alimento de qualidade e também fornecer altos níveis nutricionais para os animais. Diante de tantas vantagens, será que o trigo pode ser uma alternativa mais barata que a silagem de milho?

Recentemente a Emater/MG junto com a Epamig fizeram dias de campo no Sul de Minas e Campo das Vertentes, com a missão de incentivar o plantio da cultivar de trigo MGS Brilhante na época de entressafra do milho nos solos mineiros. O novo uso da cultivar surge como opção de ser mais viável economicamente que a silagem de milho. 

O motivo se baseia na ocorrência de enfezamento do milho - doença que vem preocupando produtores e que provoca grandes perdas nas lavouras do grão. 

A moléstia envolve o inseto chamado cigarrinha-do-milho (Dalbulus maidis) que se contamina ao sugar a seiva das plantas infectadas e transmite bactérias e vírus, quando migra para se alimentar novamente em lavouras sadias. Assim, a nova cultivar surge como opção, por ser mais resistente e ter o uso de produtos químicos quase zero - que além de ser melhor ambientalmente, reduz os custos de produção.

Além disso, a produção de silagem de trigo durante o inverno, na entressafra, é uma oportunidade para aumentar os rendimentos e diluir os custos da propriedade, já que a terra não ficará ociosa nesse período e, ainda, proporciona uma rotação de cultura no sistema de produção beneficiando o uso racional e a conservação do solo.

Assim como todo cultivo, no trigo também é preciso ter alguns cuidados para garantir uma silagem de qualidade. É preciso utilizar sementes de boa qualidade, com bons atributos genéticos, sanitários e fisiológicos. Um fator que deve ser observado na escolha da cultivar de trigo para produção de silagem é a ausência de aristas nas espigas do trigo, pois podem causar lesões no aparelho digestivo dos animais. 

Afinal, a silagem de trigo é mais barata?

Considerando a baixa atual nos preços do milho, não se pode afirmar o benefício financeiro na silagem de trigo, mas a resistência do trigo à seca e ao calor torna-o uma opção vantajosa. Além disso, complementar a silagem de milho com a de trigo, pode ser uma boa opção para diversificar e aproveitar os benefícios de cada um.

Portanto, apesar das vantagens, a escolha entre silagem de trigo e silagem de milho deve ser baseada em uma análise cuidadosa das condições locais, dos objetivos de produção, da disponibilidade de recursos e das necessidades nutricionais específicas do seu rebanho. O aconselhamento do nutricionista animal é fundamental para tomada de decisão.

 

Teste seus conhecimentos respondendo a cruzadinha abaixo e não se esqueça: qualquer dúvida o MilkPoint pode te ajudar!

 

Gostou da cruzadinha? Temos outras aqui no site! Clique aqui para conferir. Se jogue nessa diversão de conhecimentos!

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures