Logo do site MilkPoint
Entrar
  • NOTÍCIAS & MERCADO
    GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
  • PREÇOS & PRODUÇÃO
  • COLUNAS
  • MILKPLAY
  • ARTIGOS
    PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
  • EVENTOS
    MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
  • TOP 100
  • EMPRESAS
    CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
  • MILKIA
  • CONTATO
    NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
Acesse sua conta Ou cadastre-se
INÍCIO
NOTÍCIAS & MERCADO
GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
PREÇOS & PRODUÇÃO
COLUNAS
MILKPLAY
ARTIGOS
PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
EVENTOS
MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
TOP 100
EMPRESAS
CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
MILKIA
CONTATO
NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
  • Acesse o MilkPoint Ventures MilkPoint Ventures
  • Acesse o CaféPointCaféPoint
  • Acesse o MilkPoint Mercado MilkPoint Mercado
  • Acesse o Milk Pro Master Milk Pro Master
  • Acesse o Milk Monitor Milk Monitor
  • Acesse o MapLeite MapLeite
Novonesis
  1. Início >
  2. Indústria de laticínios

Proteínas do soro e caseína: principais diferenças

As proteínas do leite são divididas em dois grandes grupos: as caseínas e as proteínas do soro. Veja neste artigo quais suas principais diferenças, acesse!

Publicado por: Letícia Mostaro

Publicado em: 11/10/2022 - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 3

Entre os principais componentes do leite podem ser destacados  a água, gordura, proteínas e lactose. Estes elementos apresentam importantes funções tecnológicas durante o processamento dos derivados. As proteínas do leite são divididas em dois grandes grupos: as caseínas e as proteínas do soro. 

 

Caseína

As caseínas — fosfoproteínas típicas do leite — são divididas em quatro tipos (αs1-, αs2-, β- e κ-caseína), que majoritariamente agregam-se no leite, formando as chamadas micelas de caseína. As micelas de caseína, além de conterem as proteínas, ainda contêm sais minerais (dos quais 95% é fosfato de cálcio coloidal, FCC) e água (FOX e McSWEENEY, 2003).

As micelas de caseína não estão dispostas em uma estrutura terciária definida, isto é, globular. Elas interagem entre si por meio de ligações de hidrogênio e interações hidrofóbicas, eletrostáticas e de van der Waals.

Além disso, o fosfato de cálcio coloidal forma nanoagregados (cerca de 2 nm), chamados de nanoclusters de fosfato de cálcio (NFC), onde se formam pontos de ligação entre as regiões fosforiladas das frações de caseínas (β-, αs1-, αs2- caseínas).

Por esses fatores, o aumento da temperatura não desnatura as micelas de caseína. As micelas de caseína apresentam ponto isoelétrico (pI) em pH igual a 4,6. Dessa forma, estão negativamente carregadas no pH do leite (pH= 6,6). Assim, sua estabilidade é decorrente das interações intermoleculares repulsivas e atrativas que ocorrem entre as próprias micelas. 

Continua depois da publicidade A otimização na secagem começa com a compreensão

O aumento da temperatura influencia na solubilidade dos sais, ocasionando a diminuição da solubilidade do fosfato de cálcio e do cálcio iônico (Ca2+), influenciando na estabilidade térmica do leite. Com isso, tem-se a neutralizar as cargas negativas da interface das micelas de caseína, diminuindo a repulsão eletrostática entre elas e/ou intensificando as interações entre as caseínas dentro da micela.

 

 

Proteínas do soro de leite

As proteínas do soro são formadas pelas proteínas b-lactoglobulina (b-lg), a-lactoalbumina (a-la), lactoferrina, albumina do soro bovino e as imunoglobulinas. As proteínas b-lg e a-la correspondem a, aproximadamente, 70% do total das proteínas do soro.

Apresentam estruturas terciária definida, caracterizadas por uma forma globular compacta tridimensional, sendo passíveis de desnaturação — perda da estrutura terciária. 

A formação dessas estruturas proteicas envolve a otimização tanto da entropia conformacional da cadeia polipeptídica quanto das interações intermoleculares (hidrofóbica, eletrostática, van der Waals e ligação de hidrogênio) entre os aminoácidos na proteína, de modo que, a energia livre (ΔG) da molécula seja reduzida ao menor valor possível. Dessa forma, diferentemente das micelas de caseína, as proteínas do soro não apresentam cálcio e citrato para auxiliam na estabilidade da estrutura da proteína.

Em sua estrutura nativa, os aminoácidos hidrofóbicos estão no interior da proteína, ao passo que o hidrofílicos localizam-se mais próximos da interface água/proteína. A ação de agentes físicos (temperatura ou pressão) e/ou químicos (pH e sais) conseguem perturbar as interações não covalentes responsáveis pela estrutura globular das proteínas do soro. 

Ao desnaturarem e mudarem sua forma espacial, as proteínas do soro assumem novas propriedades físico-químicas, passando a apresentar característica anfifílica, ou seja, sua estrutura possui regiões hidrofílicas e hidrofóbicas.

 

Leia também:

  • As moléculas de caseína desnaturam?
  • As potencialidades das proteínas do soro de leite
  • Composição e características dos componentes do leite

 

 

*Fonte da foto do artigo: Freepik

QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

CADASTRE-SE ENTRAR
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 3
A otimização na secagem começa com a compreensão

Material escrito por:

Letícia Mostaro

Letícia Mostaro

Bacharel em Laticínios pela UFV, Pós-Graduada em Eng.de Produção, Pós-Graduanda em Marketing Digital e Analytics.

Acessar todos os materiais
Novonesis

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Mais visualizadas de Indústria de laticínios

10/09/2026

Do tradicional ao doce de leite sem açúcar: como a marca Senador evoluiu em 50 anos

11/09/2026

Milky Moo: como o milkshake deixou de ser coadjuvante e virou protagonista no Brasil

14/09/2026

Do resíduo ao valor: como o upcycling pode transformar a indústria de sorvetes

25/08/2026

Veneza expande portfólio de olho no bem-estar e liderança no mercado capixaba

14/09/2026

Queijo premium ganha espaço nos EUA com busca por sabor, proteína e praticidade

08/09/2026

Ir além da commodity: a chave para os laticínios capturarem mais valor

Destaques de hoje

Dieta líquida x dieta sólida: o paradoxo do período de aleitamento
Carla Bittar

Dieta líquida x dieta sólida: o paradoxo do período de aleitamento

Os dois mundos do setor lácteo industrial: em qual sua empresa está?
Marcelo Pereira de Carvalho

Os dois mundos do setor lácteo industrial: em qual sua empresa está?

Borelli lança gelato de Morango Cravejado inspirado em nova tendência de sobremesa
Giro de Notícias

Borelli lança gelato de Morango Cravejado inspirado em nova tendência de sobremesa

Captação de leite bate recorde no 2º tri mas ritmo de expansão desacelera, aponta IBGE
Panorama de Mercado

Captação de leite bate recorde no 2º tri mas ritmo de expansão desacelera, aponta IBGE

Granizo destrói pastagens, reduz produção de leite em 0,6 litro/vaca e eleva custos no RS
Giro de Notícias

Granizo destrói pastagens, reduz produção de leite em 0,6 litro/vaca e eleva custos no RS

El Niño é só o começo? Produção de alimentos pode cair 14% até 2050
Giro de Notícias

El Niño é só o começo? Produção de alimentos pode cair 14% até 2050

Quem produz o leite brasileiro

Assine nossa newsletter gratuitamente

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail.

Logo do site MilkPoint Logo do site MilkPoint Ventures

MilkPoint é um produto da rede MilkPoint Ventures

NOTÍCIAS & MERCADOGIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESSPREÇOS & PRODUÇÃOCOLUNASMILKPLAYARTIGOSPRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHAEVENTOSMILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOSTOP 100EMPRESASCEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROSMILKIACONTATONEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Copyright © 2026 MilkPoint - Todos os direitos reservados

MilkPoint Ventures Serviços de Inteligência de Mercado LTDA. - CNPJ 08.885.666/0001-86

Avenida Cezira Giovanoni Moretti, nº 905, sala 11A - Loteamento Santa Rosa, Inova Park - Torre A - Piracicaba/SP - CEP: 13.414-157

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência em nossos serviços, personalizar anúncios e oferecer conteúdo relevante. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso dessas tecnologias. Confira nossa Política de Privacidade para mais detalhes sobre como protegemos seus dados.

Qual a sua dúvida hoje?