ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Moscas-dos-chifres: pequenos insetos, grandes prejuízos

POR LUMA MARIA SOUZA MACHADO

CRUZADINHA

EM 09/10/2023

3 MIN DE LEITURA

0
1

Comportamento inquieto como abanar o rabo, se esfregar, sacudir cabeça e corpo, mexer e agitar as orelhas de forma repetida além das irritações da pele, lesões e diminuição do apetite e/ou ruminação, são alguns exemplos comportamentais que as vacas estão incomodadas com a presença de muita moscas. 

Nesta época do ano (primavera-verão) é comum o aumento das infestações por parasitas, incluindo a mosca-dos-chifres, devido ao clima propício caracterizado pelo aumento da temperatura e da umidade. 

Identificando a mosca-dos-chifres

É possível observar que essas moscas costumam pousar sempre nos animais com a cabeça voltada para baixo, e com asas parcialmente abertas (em forma de “asa delta”), como demonstra a imagem abaixo: 

Além disso, elas têm preferência pelas partes do corpo do animal longe do alcance da cabeça ou cauda, como as costas, paleta, barriga e pernas. Normalmente preferem bovinos machos e de pelagem escura, no entanto, esta preferência some em casos de grande infestação. 

Em pesquisas desenvolvidas no Brasil Central, observou-se que o processo de desenvolvimento das moscas ocorre durante todo o ano. Pode haver uma sensível diminuição do processo na época de seca, todavia, não há interrupção.

Inseto pequeno, mas grandes prejuízos 

O rebanho de leite enfrenta um grande desafio com a mosca-do-chifre, que além de causar muito incômodo nas vacas, também fazem com que elas comam menos e consequentemente produzem menos leite. Seu comportamento hematófago - que se alimenta de sangue - causa lesões e irritações na pele, o que deixa o animal em estado de grande estresse. 

Na prática observa-se os animais com um comportamento inquieto, abanando o rabo, sacudindo o corpo, mexendo e agitando as orelhas repetidamente. Portanto, o produtor de leite precisa ficar atento a esses sinais e evitar prejuízos no seu rebanho. 

Estudos demonstram que a presença desses insetos em grandes quantidades - acima de 200 - no corpo dos animais, as consequências são perda de peso e redução de até 15% da sua produção de leite. Se a infestação for ainda maior, com cerca de 500 moscas em um só animal, essa vaca pode perder 2,5 litros de sangue no ano e até 40 kg de peso.

Felizmente, existem medidas simples que podem ser adotadas para aliviar esse problema nos rebanhos leiteiros como:

  1. Garanta que as instalações estejam sempre limpas, minimizando o acúmulo de matéria orgânica que possa atrair e ser um local de reprodução para as moscas.

  2. Como as moscas-dos-chifres depositam seus ovos principalmente nas fezes dos animais, a gestão regular e adequada do esterco é crucial. Isso inclui o espalhamento do esterco nos campos ou a sua compostagem.

  3. Inseticidas, quando usados corretamente e de forma estratégica, podem ser eficazes no controle das moscas. É importante alternar os produtos e não usar continuamente para evitar que as moscas desenvolvam resistência.

  4. A introdução de predadores naturais das moscas, como os besouros esterco-fágicos, pode ajudar a reduzir a população de moscas ao consumir suas larvas.

  5. A utilização de cortinas nas entradas dos estábulos e ventiladores para criar correntes de ar pode desencorajar a entrada e permanência das moscas nas instalações leiteiras.

  6. Estabeleça um programa de monitoramento para identificar rapidamente picos na população de moscas e responder de forma adequada.

  7. Mantenha-se informado sobre as mais recentes pesquisas e métodos de controle. Treine sua equipe e compartilhe as melhores práticas para garantir que todos estejam alinhados no combate a essas pragas.

Sabendo dos impactos que esse pequeno inseto pode causar,  melhorar o controle das moscas não apenas impacta  a saúde e o bem-estar dos animais, como também afeta positivamente a produção de leite. Adotando medidas simples e sustentáveis, é possível garantir uma melhor e mais produtiva produção de leite. 

Agora que você já sabe como identificar e controlar a mosca-dos-chifres no rebanho, que tal preencher a cruzadinha para fixar o conhecimento?

Gostou da cruzadinha? Temos outras aqui no MilkPoint! Clique aqui para conferir. Se jogue nessa diversão de conhecimentos!

LUMA MARIA SOUZA MACHADO

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures