ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Quais os impactos do calor na produção de queijos?

POR LUMA MARIA SOUZA MACHADO

CRUZADINHA

EM 22/09/2023

2 MIN DE LEITURA

0
2

As mudanças climáticas representam uma das principais preocupações para as gerações atuais e futuras, com consequências significativas para a saúde pública, ecossistemas e economia. Este cenário também traz desafios consideráveis para os pecuaristas e toda a cadeia produtiva de derivados lácteos.

No processo de fabricação de queijos, a composição da fração proteica e as variações sazonais na transformação do leite são fatores críticos e globalmente reconhecidos. Um exemplo é regiões como o Sudoeste da Inglaterra que são economicamente vulneráveis às mudanças climáticas, devido à alta densidade de rebanho leiteiro, o que resulta em significativas perdas de leite relacionadas ao estresse térmico por calor.

Outro exemplo é nos Estados Unidos, onde o calor impõe perdas econômicas anuais estimadas na casa dos bilhões de dólares para a indústria pecuária, com grandes impactos incidindo sobre a indústria de laticínios. Ainda, o sistema de produção do queijo Grana Padano na Itália enfrenta altos riscos devido aos efeitos diretos e indiretos das mudanças climáticas. A redução da precipitação e o aumento das temperaturas podem ter consequências negativas sobre a produção de leite e seus derivados.

No mesmo contexto, o calor pode ter vários impactos na produção de queijos, tanto positivos quanto negativos. Aqui estão alguns dos principais impactos:

Coesão e textura: é fato que o calor afeta a coesão e textura dos queijos. Temperaturas elevadas podem fazer com que a gordura no queijo derreta, resultando em uma textura mais cremosa e menos firme.

Maturação acelerada: o calor pode acelerar o processo de maturação do queijo. Em condições mais quentes, as enzimas e microrganismos presentes no queijo trabalham mais rapidamente, o que pode levar a um amadurecimento mais rápido.

Perfil de sabor: a temperatura durante o processo de fabricação do queijo pode influenciar o perfil de sabor final. Por exemplo, em temperaturas mais altas, algumas reações químicas podem ocorrer mais rapidamente, o que pode afetar a formação de compostos de sabor.

Higienização: o calor é frequentemente utilizado na produção de queijos para desinfecção e pasteurização do leite, o que ajuda a eliminar microrganismos indesejados que possam estar presentes.

Perda de umidade: em ambientes quentes, pode ocorrer uma maior perda de umidade durante a produção e maturação do queijo. Isso pode afetar a textura e a concentração de sabor do queijo final.

Problemas microbianos: temperaturas elevadas podem favorecer o crescimento de microrganismos indesejados, como bactérias patogênicas, que podem comprometer a segurança alimentar.

Controle de processo: a temperatura é um dos fatores decisivos no controle do processo de fabricação de queijos. Pequenas variações de temperatura podem resultar em diferenças significativas no produto final.

Qualidade do leite: o calor também pode afetar a qualidade do leite utilizado na produção do queijo. Por exemplo, se o leite for armazenado em condições inadequadas de temperatura, pode haver um aumento na contagem de bactérias indesejadas.

Portanto, é importante que produtores de queijo entendam e controlem cuidadosamente as condições de temperatura ao longo do processo de produção para garantir a qualidade, segurança e sabor desejados no produto final.

Para mais detalhes, leia o artigo: Impacto do estresse térmico na produção de queijos!

Que tal testar seus conhecimentos gerais sobre o tema? Responda a cruzadinha abaixo!

Gostou da cruzadinha? Temos outras aqui no MilkPoint! Clique aqui para conferir. Se jogue nessa diversão de conhecimentos!

LUMA MARIA SOUZA MACHADO

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures