FCA: um método eficaz para enfrentar desafios com baixa gordura no leite
O método FCA (fato, causa e ação), junto ao monitoramento contínuo dos componentes do leite do tanque, podem levar a melhorias evidentes no teor de sólidos.
O método FCA (fato, causa e ação), junto ao monitoramento contínuo dos componentes do leite do tanque, podem levar a melhorias evidentes no teor de sólidos.
Fraudes podem ocorrer em todos os estágios da produção de leite e seus produtos. Saiba quais são as fraudes mais comuns em leite e derivados lácteos.
Apesar do destaque no leite, a qualidade higiênico-sanitária do leite brasileiro ainda está sendo aperfeiçoada, grande desafio para os produtores e indústria.
O estudo dos efeitos dos genes que influenciam a produção e qualidade do leite tem sido recorrente na pecuária leiteira, mas para a raça Gir ainda temos poucos.
Para obtenção de leite com qualidade, a sanidade do rebanho é um fator de extrema relevância. A CCS é uma ferramenta muito usada para estimar a saúde do úbere.
Numa análise do leite, 0,1% dos casos não estava dentro dos parâmetros. Um número aparentemente insignificante que pode significar muito para o produtor. Leia!
Diversos fatores influenciam a qualidade do leite como a mastite, estágio da lactação, higiene na ordenha, nutrição e genética. Qual impacto de cada um deles?
Embora o leite seja composto majoritariamente por água, a temperatura de congelamento da água no leite é menor do que a da água pura. Por que isso acontece?
E se um vírus for capaz de infectar justamente bactérias que podem comprometer a qualidade do leite e seus derivados? Saiba mais!
Você já parou para pensar qual o destino do leite produzido no Brasil? E ainda, qual a sua relação com os sólidos do leite? Leia mais!
A deterioração microbiológica causa prejuízos de grande impacto econômico para as indústrias. Saiba mais!
A qualidade do leite pode ser alcançada com apenas alguns ajustes simples de manejo. Confira aqui algumas dicas de manejo para melhorar a qualidade do seu leite
A dificuldade no parto é uma das principais causas de morte de bezerros no nascimento ou logo após o nascimento, além de comprometer o leite. Leia mais!
LINA é a sigla para Leite Instável Não Ácido, aquele que coagula no teste do alizarol mesmo sem apresentar acidez de origem microbiológica. Veja!
Sendo considerados como importantes parâmetros da qualidade do leite, a CCS e a CBT sempre acabam gerando dúvidas nos produtores. Tire dúvidas aqui!
Os métodos semiquantitativos, como o azul de metileno e a resazurina avaliam o da qualidade microbiológica do leite cru. Saiba mais sobre eles, acesse!
As principais dúvidas sobre mastite bovina são respondidas nesse artigo. Entre e confira 10 perguntas e 10 repostas mais relevantes sobre o tema!
Garantir a qualidade do leite nas propriedades leiteiras é primordial para a inocuidade da matéria-prima para o processamento de lácteos na indústria.
A qualidade do leite influencia diretamente na qualidade dos derivados. Veja quais são esses impactos e conheça as boas práticas na obtenção da matéria-prima!
Quanto custa um caso de mastite para o produtor de leite? Certamente o impacto na rentabilidade é alto. Entenda aqui a importância dos cuidados quanto a doença.
Realizar a cultura microbiológica na fazenda é uma despesa ou um investimento por parte do produtor? Descubra aqui!
Você sabia que a performance dos seus animais pode ser prejudicada por conta da qualidade da água? Entenda mais sobre o assunto aqui e evite prejuízos.
O estresse térmico em vacas leiteiras ocasionam mudanças na composição proteína do leite, o que impacta negativamente na produção de queijos. Veja!
A adição de reconstituintes de densidade e/ou índice crioscópico tem como principal objetivo ocultar a adição fraudulenta de água ao leite. Confira!