ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Por que o leite congela a uma temperatura mais baixa que a água?

VÁRIOS AUTORES

THERMA/UFV

EM 30/10/2023

5 MIN DE LEITURA

0
9

Do ponto de vista físico-químico, o leite é um sistema coloidal, no qual glóbulos de gordura e proteínas estão dispersos em uma fase contínua formada, principalmente, por lactose e sais dissolvidos em água (VALE; PIRES, 2021).

A composição média do leite é água (87%, m/m), lactose (4,6%, m/m), gordura (3,6%, m/m), proteína (3,3%, m/m) e sais (0,7%, m/m). Há diversos fatores que podem afetar a sua composição, tais como: estágio de lactação, idade, saúde, alimentação, espécie e raça do animal, estações do ano e até mesmo a temperatura do ambiente.

Embora o leite seja composto majoritariamente por água, a temperatura de congelamento da água no leite é menor do que a da água pura. Essa diferença na temperatura de congelamento ocorre devido à presença de solutos dissolvidos, como lactose e sais, na água do leite. A medição desta temperatura é realizada por meio do índice crioscópico, uma análise amplamente utilizada pelas indústrias de laticínios na recepção do leite.

O que é índice crioscópico?

O índice crioscópico ou depressão do ponto de congelamento, é uma propriedade coligativa. As propriedades coligativas são mudanças nas propriedades termodinâmicas de um solvente puro, como a água, quando se adiciona um soluto não volátil. O índice crioscópico é uma das propriedades utilizadas para fornecer informações sobre a qualidade do leite, especialmente, no que diz respeito à fraude por adição de água e/ou solutos. Segundo a Instrução Normativa n° 76 de 2018, o leite cru deve possuir índice crioscópico entre -0,530 ºH e -0,555 °H, equivalentes a -0,512 ºC e a -0,536 ºC, respectivamente (BRASIL, 2018).

Presença de solutos x temperatura de congelamento da água no leite em relação a água pura

Mas agora, precisamos entender: por que a presença de solutos influencia no ponto de congelamento da água quando ela está em solução? A depressão do ponto de congelamento da água presente no leite é diretamente influenciada pela presença de solutos porque as moléculas de soluto interagem com as moléculas de água.

A interação das moléculas de soluto com as moléculas de água diminui o potencial químico (μ) da água que pode ser definido como a variação da energia livre de Gibbs (G), quando uma quantidade infinitesimal de mols de moléculas (n) é adicionado ou removido do sistema (Equação 1).

equação

 A Figura 1 ilustra a relação entre potencial químico em função da temperatura para a água pura no estado líquido, água líquida em solução (que pode ser compreendida como a água presente no leite) e água pura no estado sólido, isto é, na forma de gelo.

Figura 1. Relação entre potencial químico (μ) e temperatura (T) da água pura (líquida e congelada) e da água líquida em solução.

Gráfico congelamento agua

Com base nas informações apresentadas na Figura 1, podemos observar alguns pontos interessantes. Por exemplo, em qualquer temperatura, o μ da água em solução é menor do que o μ da água pura, observe que a curva desloca para a esquerda, em relação ao eixo X (temperatura), e quanto mais para esquerda a curva está menor é a temperatura. Isto ocorre porque os solutos na solução criam um efeito de depressão do ponto de congelamento da água.

Outro ponto importante é que há uma determinada temperatura em que o μ da água líquida pura (Tc*) e da água líquida em solução (Tc) é igual ao μ da água sólida, demonstrando que as fases estão em equilíbrio. Além disso, podemos observar que quanto menor o μ, maior será a depressão do ponto de congelamento, levando a uma menor temperatura de congelamento da água em solução que a temperatura de congelamento da água pura (Tc < Tc*).

Para uma compreensão mais clara, vamos considerar duas amostras: uma de leite em condições normais e outra adulterada com adição de água. Seguindo os princípios previamente discutidos, é possível concluir que a água presente na amostra de leite adulterada possui um maior μ em comparação com a água presente na amostra sem adição de água, o que resulta em uma temperatura de congelamento do leite mais alta, ou seja, mais próxima de 0 °C, que é a temperatura de congelamento da água pura.

O contrário ocorre quando o leite antes adicionado de água é adulterado com a adição de reconstituintes de crioscopia, como cloretos, sacarose ou outros solutos. Esses solutos reduzem o μ da água que havia sido aumentando pela fraude por adição de água, estabelecendo um “equilíbrio” ao leite semelhante ao antes da adição de água, mascarando assim a presença da água adicionada. Esse equilíbrio resulta em uma diminuição do μ da água, levando a uma redução do ponto de congelamento em faixas de temperatura que não se aproximam de 0 ºC, como, por exemplo, temperatura inferior a -0,536 ºC. A Figura 2 ilustra a diferença do índice crioscópico da água pura, do leite e de leites adulterados com água e com reconstituintes (solutos).

Figura 2. Índice crioscópico da água pura, leite e leites adulterados.

índice crioscópico
Fonte: Autoras. 

Mas a determinação do índice crioscópico não é utilizada apenas como triagem para fraudes do leite! Outra aplicação muito interessante da crioscopia do leite é para o monitoramento do processo de hidrólise da lactose. Inicialmente a crioscopia do leite é medida e a enzima lactase é adicionada ao leite. À medida que a hidrólise ocorre, o soluto lactose se converte em dois outros solutos glicose e galactose. A presença desses “novos” solutos diminui o potencial químico da água no leite e consequentemente diminui o ponto de congelamento da água presente no leite. Isto é, à medida que a hidrólise da lactose ocorre, a temperatura de congelamento do leite diminui.

Neste artigo, vimos que entender o porquê a temperatura de congelamento da água no leite é inferior à da água pura é crucial para assegurar a conformidade com os padrões de qualidade do leite. Desta forma, esta propriedade coligativa é muito útil para as indústrias de laticínios, podendo ser utilizada para a detecção de possíveis adulterações no leite, mas também para o monitoramento da hidrólise da lactose.

 

Gostou do conteúdo? Deixe seu like e seu comentário, isso nos ajuda a saber que conteúdos são mais interessantes para você.

 

Referências bibliográficas

BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Instrução Normativa nº 76, de 26 de novembro de 2018.

VALE, R. T. R.; PIRES, A. C. S. Lácteos: a beleza e a riqueza dos sistemas coloidais. MilkPoint, 30 de setembro de 2021. Disponivel em: https://www.milkpoint.com.br/colunas/thermaufv/lacteos-a-beleza-e-a-riqueza-dos-sistemas-coloidais-227463/

LETÍCIA BRUNI DE SOUZA

Mestranda do Laboratório de Termodinâmica Molecular Aplicada (THERMA-UFV).

ANA CLARISSA DOS SANTOS PIRES

Profa. Dra. Ana Clarissa dos Santos Pires, Professora do Departamento de Tecnologia de Alimentos da UFV e coordenadora do Laboratório de Termodinâmica Molecular Aplicada (THERMA-UFV)

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures