Nos dias 22 e 23 de novembro, a Expo Dom Pedro, em Campinas/SP, reuniu mais de 400 executivos e agentes do setor lácteo na 8ª edição do Dairy Vision. Com recorde de público, norteado por entender o cenário de mudanças e encontrar as oportunidades, as discussões de um dos principais fóruns dedicado à cadeia láctea mundial permeou desde as mudanças na obtenção da matéria-prima até a criação de marcas fortes e competitivas.
No campo, as discussões sobre as transformações estruturais e conjunturais na produção de leite evidenciaram que existe um claro processo de aumento de escala e produtividade, aliado a uma maior gestão e profissionalização, bem como à expansão exponencial dos sistemas de produção confinados, especialmente o compost barn. Entretanto, por outro lado, foi ponderado que a produção de leite do futuro não pertencerá apenas as grandes fazendas. As parcerias e sociedades de vários pequenos produtores pode ser uma tendência.
Da matéria-prima para as gôndolas, as alternativas às proteínas animais desencadearam as demais discussões centrais do Dairy Vision 2022. Entre pontos fortes e fraquezas, se por um lado os produtos plant-based ainda perdem na aceitação e prazer sensorial, a narrativa de consumo que trazem consigo é forte e, em muitos casos, oposta ao consumo de lácteos.
Contudo, ampliando o horizonte, em relação aos produtos concorrentes, atualmente, existe um maior investimento em fermentação e cultivo celular, pois essas tecnologias têm um futuro e uma possibilidade maior do que a proteína vegetal.
Independentemente se existirá uma forte disrupção ou não, uma coisa ficou evidenciada na 8ª edição do Dairy Vision: há muitas possibilidades para os lácteos se conectarem com as novas gerações e narrativas de consumo, desde uma mudança de posicionamento de marketing, criação de novos serviços até o uso de tecnologias. Em todas as oportunidades, o consumidor deve ser o centro das estratégias de negócio.
Além do conteúdo de alto nível, temas inovadores, um time de palestrantes nacional e internacional de peso e grandes insights com o propósito de criar dinamismo e evolução para o setor de laticínios, a 8ª edição do Dairy Vision proporcionou um rico networking. Concomitantemente com a ampliação e fortalecimento da rede de contatos, com grandes parceiros, o evento também trouxe soluções de alta performance para o setor.
Para Marcelo Carvalho, CEO do MilkPoint Ventures, “esse é um evento muito especial para nós, porque percebemos como impacta as pessoas. Tenho certeza de que aqueles que foram ao evento saiu com muitos insights novos, informações que não tinha e uma visão mais ampla do nosso mercado. O crescimento contínuo do público é uma prova do acerto da proposta e da relevância do conteúdo e do relacionamento que o Dairy Vision oferece”.
Reserve na agenda, o Dairy Vision 2023 já tem data marcada. Nos dias 07 e 08 de novembro, a Expo Dom Pedro novamente será palco dos protagonistas e impulsionadores do futuro do leite mundial.
Confira na íntegra o que foi abordado em cada painel de discussão:
- As mudanças no campo e os possíveis caminhos da cadeia láctea são abordados na primeira sessão do Dairy Vision 2022
- Dairy Vision 2022: o protagonismo das proteínas animais corre risco frente às opções alternativas?
- 'O consumidor nos centro das estratégias de negócio' norteia o 3º painel do Dairy Vision 2022
- Lácteos: as inovações estão dentro ou fora do setor?
- Lácteos, saúde e a nova geração: como podemos relacionar?
- 5ª sessão do Dairy Vision 2022: o marketing e a tecnologia como a conexão dos lácteos com os novos tempos