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Lácteos e produtos baseados na saúde: o exemplo da Keiff Kefir

DAIRY VISION

EM 05/10/2021

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Nutrição proteica de vacas leiteiras, a nova abordagem
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#TENDÊNCIAS DE CONSUMO
Monitoramento Mudou o Jogo na Fazenda Lageado

Com a crescente preocupação da população por hábitos saudáveis — impulsionada pela pandemia da Covid-19 — e que proporcionem uma maior saudabilidade e bem-estar, a demanda por alimentos que ofereçam benefícios à saúde é recorrente e tende a crescer. O desejo dos consumidores se traduz em uma mensagem clara: alimentos que além de nutrir, sejam capazes de atender e entregar a proposta de saudabilidade.

Neste ponto, os produtos lácteos já apresentam grande vantagem competitiva, visto que os todos os derivados e o próprio leite proporcionam efeitos benéficos à saúde. Isso se deve à rica e complexa composição nutricional do leite, bem como novas tecnologias aplicadas no processamento dos produtos, como a adição de probióticos e fortificação com vitaminas e sais minerais, por exemplo.

O kefir, derivado lácteo que surgiu há mais de 2 mil anos nas montanhas do Cáucaso, é classificado como leite fermentado produzido pela por meio da inoculação dos grãos de kefir. Quando cultivados (na água adoçada ou leite) eles se multiplicam, sendo facilmente observado o aumento dos grãos.

Cientificamente, o kefir é bem interessante, visto que é formado por uma microbiota complexa, a qual age sinergicamente, sendo composta por culturas Lactobacillus kerif, Leuconostoc, Lactococcus, Acetobacter, levedura Kluyveromyces marxianus e outras, tais como Saccharomyces omnisporus, S. cerevisiae e S. exiguus. Pode conter também Lactobacilus casei, espécies de Bifidobacterium e também Streptococcus thermophilus.

Em virtude da vasta presença de microrganismos, o kefir apresenta benefícios para a saúde humana, como efeitos antimicrobianos, anti-inflamatórios, antioxidantes, anticarcinogênicos e anti-hipertensivos.

Em relação a sua produção, é interessante destacar que o produto pode ser fabricado artesanal e industrialmente. Por ir ao encontro do nicho de produtos que oferecem maior saudabilidade, o kefir vem despertando grande interesse de empresas.

Como um dos cases de sucesso que apostaram no kefir, podemos citar a Keiff Kefir, pioneira e líder na produção de kefir no Brasil, fundada em 2017. Após três anos de fundação, com 720 pontos de venda espalhados pelo país e presente nos estados de São Paulo; Rio de Janeiro; Rio Grande do Sul; Minas Gerais; Paraná; Santa Catarina; Ceará; Maranhão; Amazonas; Bahia e Goiânia e em Brasília, a Keiff dobrou seu tamanho de 2019 para 2020, em plena pandemia.

Rafael Abad, CEO e Fundador da Keiff Kefir, em entrevista ao MilkPoint, comentou que teve seu primeiro contato com o kefir enquanto fazia mestrado em finanças na Universidade de Chicago em 2009, “conheci o produto no Wholefoods.” disse. A Wholefoods é uma rede de supermercados multinacional dos Estados Unidos que comercializa produtos naturais, orgânicos e sem ingredientes artificiais.

Sobre apostar em uma empresa segmentada neste ramo, Abad pontuou que o kefir o permite “trabalhar com pilares que julgo importante, que mescla pontos fundamentais em minha vida: algo que eu tenho muito prazer em fazer; algo que eu posso contribuir de forma positiva para a saúde das pessoas; algo que podemos reverter parte do benefício à sociedade por meio de doações de produtos e algo que seja economicamente viável.”

Em relação ao boom de produtos associados a hábitos saudáveis de consumo, Abad comentou que a Keiff Kefir também sentiu esse crescimento. “Houve um aumento da demanda dos nossos produtos. Sinto que as pessoas estão mais atentas em cuidar da saúde e buscar formas de aumentar a imunidade.” Para o futuro, o CEO disse que a empresa que está otimista, mas ponderou que “estão preocupados com as pressões inflacionárias na cadeia.”

Rafael Abad falará mais sobre a Keiff Kefir no Dairy Vision 2021, compondo um time de 30 palestrantes de 10 países, como Brasil, Suíça, Suécia, Portugal, França, Estados unido, Reino Unido, Alemanha, Argentina e Itália.

Este ano, com um olhar voltado para o futuro do setor lácteo, mas sem esquecer do presente, o Dairy Vision 2021 acontecerá, online, nos dias 17,18, 23 e 24 de novembro. O evento chega à sua 7.ª edição com uma proposta clara: enxergar oportunidades!

Ainda não se inscreveu? Não fique de fora do maior evento mundial sobre o setor lácteo, garanta já o seu ingresso! Clique aqui e faça agora sua inscrição. Lembrando que no site do evento está disponível a programação completa, vale a pena dar uma conferida. Vamos juntos antecipar tendências e fazer parte do futuro do leite?

*Fonte da foto do artigo: Freepik

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Foto: Dairy Vision

DAIRY VISION

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