ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Como o mercado de queijos afeta o preço do leite pago ao produtor?

MILK MONITOR

EM 05/05/2022

3 MIN DE LEITURA

0
3

O queijo é um dos derivados lácteos mais consumidos no mundo, representando em torno de 14% do consumo mundial desse segmento. No Brasil, em 2020, 8,7 bilhões de litros foram destinados à sua produção, 34% de todo leite captado. Dentre os principais tipos de queijos consumidos no mercado nacional, destacam-se a Muçarela, o Queijo Prato e o Queijo Minas.

Após captarem o leite dos produtores, as indústrias produzem os queijos e comercializam o produto final em sua maioria com o varejo, como, por exemplo, supermercados. O varejo, por sua vez, realiza a venda direta para os consumidores.

Os queijos também podem ser comercializados diretamente em outros nichos de mercado, como as indústrias alimentícias e o Food Service, que é o mercado formado por toda cadeia de estabelecimentos especializada em preparar e servir refeições. Como exemplo, podemos citar pizzarias adquirindo muçarela ou indústrias de alimentos comprando requeijão culinário.

Essa comercialização afeta os preços pagos ao produtor de leite. Dependendo dos preços praticados no mercado e o volume de vendas dos produtos, as indústrias tendem a ter maior ou menor interesse por matéria-prima para produzir.

Se os preços praticados estiverem elevados e a procura estiver em alta, a tendência é a indústria querer produzir mais e, portanto, aumentar a quantidade de leite adquirido, podendo refletir em melhora para o produtor.

Além disso, indústrias que produzem queijos normalmente são relevantes no mercado de leite Spot.  Se o mercado de queijos passa a entregar margens ruins, as indústrias tendem a vender o leite adquirido dos produtores no mercado Spot. Este movimento amplia a oferta de leite matéria-prima, e se não for acompanhado por uma melhora em outros derivados, tende a gerar redução gradual nos preços do spot — e do leite matéria-prima num geral, afetando os produtores.

 

Momento atual

Os últimos meses — março e abril — foram de elevação nos preços praticados nas vendas de queijo, seja no fluxo entre indústria e varejo, seja no preço do produto na gôndola. Esta movimentação se justifica pela natural busca da indústria por maiores margens, além da forte restrição de oferta de leite no campo observada neste momento.

O aumento nos valores foi observado também nos mercados de outros derivados lácteos, impulsionando a busca das indústrias por leite spot – e acelerando os preços deste item. No campo, a tendência de maiores valores vem sendo replicada.

Nas últimas semanas, os preços mais elevados diminuíram o ritmo das negociações, tendo em vista o repasse do varejo ao consumidor final e o consequente menor apetite a compras por parte deste consumidor. Especula-se, portanto, que o preço dos queijos tenha chegado a um teto.

Espera-se que, a medida que as indústrias ajustem os valores, o ritmo das negociações cresça novamente — principalmente pensando nas medidas de incentivo a economia que tiveram início recentemente, como o saque antecipado do FGTS e o adiantamento do 13º aos aposentados.

Para estar atento às movimentações do mercado de queijos, você, produtor, pode acompanhar o MilkMonitor, um produto MIilkPoint. No Milk Monitor, você encontra informações sobre os preços internacionais de lácteos e indicadores de mercado.

Por meio de um aplicativo próprio, o Milk Monitor disponibiliza informações atualizadas das diversas variáveis que impactam a rentabilidade das fazendas de leite: mercado de grãos, cenário atual, projeções futuras, informações técnicas, gerenciais e muito mais!

E o melhor: o Milk Monitor direciona as ações que os produtores podem tomar nas fazendas de leite de acordo com a conjuntura do mercado. Com um preço que cabe no bolso do produtor, disponibilizamos o mercado do leite na palma da sua mão!

 

 Ficou interessado? Quer nos conhecer melhor?

Siga nosso Instagram@milk_monitor

Siga nosso LinkedInhttps://www.linkedin.com/company/milkmonitor/

Entre no nosso grupo do WhatsApp: https://bit.ly/3AJCmPo

Entre em contato conosco: 19 9 9721-4296 monitor@agripoint.com.br 

Qual assunto gostaria de ver por aqui? Ficou com alguma dúvida de como o mercado de queijos influencia nos preços praticados no campo? Deixe nos comentários que nós vamos te ajudar!

MILK MONITOR

Saiba como utilizar informações a favor da sua fazenda. O mercado do leite na palma da sua mão!

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures