ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Leite spot e preço do leite pago ao produtor

MILK MONITOR

EM 09/03/2022

3 MIN DE LEITURA

2
6

Atualizado em 09/03/2022

Além de entender como o mercado internacional e a demanda por lácteos influenciam no preço do leite praticado no Brasil, os produtores devem se atentar a outras variáveis, como, por exemplo, o leite spot, que também se relaciona com o preço do leite pago ao produtor. Essa é justamente a relação que abordaremos no artigo de hoje.

 

Primeiramente, o que é leite spot?

Basicamente, o leite spot é o leite cru que é negociado entre as próprias indústrias de laticínios, que em algum momento, logicamente, adquiriram a matéria-prima do campo.

 

Por que o mercado do leite spot existe?

Para entender o motivo da existência deste mercado é preciso considerar que as indústrias produzem diferentes derivados, que ao longo do tempo, sofrem flutuações na demanda. Mas, claro: todos os laticínios partem da mesma matéria-prima, o leite do produtor — utilizado para diferentes produtos.

Por exemplo, vamos pensar em uma empresa que produz apenas leite UHT e outra que produz apenas muçarela, duas das principais commodities do segmento. Se, em algum momento o mercado de queijos estiver desaquecido e com a demanda reduzida, e, ao mesmo tempo, o de leite UHT apresente bons volumes de venda, abrem-se oportunidades para o mercado de leite spot.

A lógica é simples: o mercado queijeiro está desaquecido, então, idealmente, são necessários ajustes no planejamento de produção das indústrias, que provavelmente produzirão menos e precisarão de menor quantidade de matéria-prima. É neste momento, que as indústrias que produzem muçarela repassam seu leite para aquelas que produzem UHT, através do mercado de leite spot, por exemplo.

 

Por que o produtor de leite deve acompanhar o mercado spot?

Os produtores de leite podem obter, no mercado spot, boas sinalizações sobre o caminho a ser tomado pelos preços de seu leite.

Momentos positivos para os derivados lácteos, e, portanto, de maior demanda das indústrias por leite “matéria-prima”, são normalmente acompanhados de maiores movimentações em busca do leite spot, que incluem maiores preços praticados — este movimento tende a ser replicado também no campo.

Além da demanda por lácteos, a oferta de leite no campo também reflete no mercado spot e nos preços praticados. Quedas na captação no campo tendem a gerar maior disposição a pagar por leite cru, movimento observado no spot e na relação direta com o produtor.

No caso de mercado spot pouco movimentado, com menos indústrias demandando e com prática de preços mais baixos, a sinalização é de que o mercado de derivados provavelmente está girando menos, ou de que a oferta no campo está suficiente para o momento. Neste caso, a expectativa é de que a mesma tendência de valores mais baixos seja replicada no campo.

A importância do acompanhamento do Spot, portanto, está no fato de que o que acontece nele em termos de “direção”, tende também a ser observado pelo produtor de leite.

 

O que podemos esperar a partir do momento atual do mercado de Leite Spot?

As negociações de Leite Spot para esta primeira quinzena de março nos mostraram um mercado com menos oferta e com maior demanda, reflexo de dois fatores — maior firmeza das indústrias quanto a preços praticados pelos derivados, apesar de dificuldades com volumes; e a oferta restrita no campo. O resultado, naturalmente, foi uma elevação nos valores praticados.

Desta forma, esperamos que esta movimentação reflita também em maiores preços praticados no leite pago ao produtor dos próximos meses.

Sendo assim, entender a dinâmica e acompanhar as negociações do mercado spot é fundamental para os produtores de leite traçarem um panorama do possível caminho para os preços praticados no campo.

 

No Milk Monitor, um produto do MilkPoint, você, produtor, encontra os valores médios quinzenais praticados no mercado spot do Brasil.  

Por meio de um aplicativo próprio, o Milk Monitor disponibiliza informações atualizadas das diversas variáveis que impactam a rentabilidade das fazendas de leite: mercado de grãos, preços interacionais de lácteos, cenário atual, projeções futuras, informações técnicas, gerenciais e muito mais.

E o melhor: o Milk Monitor direciona as ações que os produtores podem tomar nas fazendas de leite de acordo com a conjuntura do mercado. Com um preço que cabe no bolso do produtor, disponibilizamos o mercado do leite na palma da sua mão!

 

Ficou interessado? Quer nos conhecer melhor?

Siga nosso Instagram: @milk_monitor

Siga nosso LinkedInhttps://www.linkedin.com/company/milkmonitor/

Entre no nosso grupo do WhatsApp: https://bit.ly/3AJCmPo

Entre em contato conosco: 19 9 9721-4296 | monitor@agripoint.com.br 

 Qual assunto gostaria de ver por aqui? Ficou com alguma dúvida de como o mercado spot influencia no preço do leite pago ao produtor? Deixe nos comentários que nós vamos te ajudar!

MILK MONITOR

Saiba como utilizar informações a favor da sua fazenda. O mercado do leite na palma da sua mão!

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ABNER HUMBERTO LOPES

CURVELO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 14/09/2022

BOA NOITE SOU PRODUTOR DE LEITE EM CURVELO MINAS. QUERIA SABER MAIS DETALHADO QUAL A RELACAO DO PRODUTOR DE LEITE COM A RELACAO DO PRECO DO LEITE SPOT. LEITE SPOT É DE RESPONSABILIDADE E GERENCIA DA EMPRESA COMPRADORA OU ESTOU ERRADO. E PORQUE ATRELAR O PRECO PAGO AO PRODUTOR AO LEITE SPOT... MEU NOME ABNER HUMBERTO LOPES abpecltda@hotmail.com tel 038 999516606. Muito Obrigado
MILK MONITOR

PIRACICABA - SÃO PAULO - EQUIPE AGRIPOINT

EM 14/09/2022

Oi Abner, bom dia. Tudo bem? Sim, você tem razão: o leite spot é negociado entre indústrias. Quando falamos em uma relação entre o preço do leite spot e o preço pago ao produtor, estamos dizendo que o comportamento do mercado spot tende a ser um indicativo do que pode acontecer com o preço do leite pago ao produtor. Isso porque os momentos de aquecimento no mercado spot se justificam, normalmente, por um maior apetite das indústrias por matéria-prima. Sendo assim, a busca por leite de produtores diretos tende a estar mais aquecida também. O inverso também é verdadeiro.

Isso não significa, entretanto, que o preço do produtor deve estar diretamente atrelado ao leite spot. São produtos diferentes, com composição e características diferentes. Terão, assim, preços distintos. Apenas o comportamento tende a ser parecido, assim como no caso dos derivados - elevações no preço do leite UHT e da muçarela tendem a levar o preço do produtor para cima, e assim por diante...

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures