ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Queijos Autorais Brasileiros

MAIKE TAIS MAZIERO MONTANHINI

EM 15/06/2021

3 MIN DE LEITURA

0
8

Por muito tempo, a cultura queijeira no Brasil se restringia a poucas variedades de queijos, as quais poderiam ser classificadas em duas categorias: queijos convencionais (principalmente commodities como a muçarela, Prato etc.) e queijos artesanais tradicionais (Canastra, Colonial etc.).

Nos últimos anos, vimos o mercado de queijos se abrir para novas categorias, tais como os queijos finos (nacionais ou importados) e, recentemente, podemos observar uma crescente tendência queijeira: os queijos autorais.

Queijos autorais são produtos obtidos a partir da criatividade, imaginação e determinação de queijeiros que decidem produzir criações próprias. Sem uma receita pré-definida, esses produtos são frutos de várias tentativas, muitas vezes frustradas, até chegar a um produto único, com personalidade própria.

A inspiração para a criação de queijos autorais pode vir de diferentes fontes: algum queijo já existente, mas reinventado; a incorporação de algum ingrediente regional; ou mesmo a valorização do leite com alguma característica especial (por exemplo, leite obtido de espécies ou raças específicas, ou mesmo condições de produção diferenciadas, como leite orgânico).

O conceito de um queijo autoral é oferecer ao consumidor um produto exclusivo, uma experiência gastronômica única. Muitos consumidores buscam por esse tipo de experiência, valorizando produtos pouco convencionais e singulares.

 

Figura 1. Alguns Queijos Autorias Brasileiros.

queijos autorais brasileiros

Da esquerda para a direita, de cima para baixo: Quilombo; Queijo maturado na cachaça de Butiá (criação da própria autora); Senzala; Lua Cheia; Rubi e Cuesta. 

 

Laticínios de médio e grande porte já perceberam essa tendência no mercado e estão desenvolvendo seus queijos autorais:

 

  • Santo Casamenteiro da Queijos Cruzília, um queijo a base de gorgonzola recheado com uma pasta de queijo bem cremosa com nozes e damasco;

 

  • Lua Cheia (foto) produzido pela Serra das Antas, também apresenta sua assinatura própria: queijo duplo-creme recoberto com carvão vegetal e fungos brancos, que conferem sabor e a textura cremosa característica desse queijo;

 

  • Morro Azul da Pomerode Alimentos, é outro exemplo que se diferencia dos queijos convencionais por sua cinta de carvalho, um queijo pequeno em tamanho (em torno de 125 g), mas grande em personalidade;

 

  • Rubi (foto) da SilvaniA2, um queijo feito com leite A2A2de gado Gir leiteiro, em formato de coração banhado em licor de beterraba e maturado, formando uma casca marmorizada com tons de rosa, branco e cinza.

 

Contudo, são os produtores artesanais quem mais têm se aventurado nesse contexto criativo para o lançamento de queijos autorais:

 

  • Cacauzinho, uma boa referência da criatividade da proprietária do Capril do Bosque: um queijo feito com leite de cabra, com formato cilíndrico, revestido com cacau 100% e cumaru e maturado com fungos brancos.

 

  • Cuesta da Pardinho Artesanal (foto) é um queijo feito com leite cru de vacas Gir, produzido em tachos de cobre e maturados sobre madeira por 8 meses em caves subterrâneas.

 

  • Quilombo (foto) é um queijo artesanal produzido pelo Ivacy dos Santos e já recebeu várias premiações nacionais e internacionais. Feito com leite cru, maturado por 30 dias, possui casca recoberta com fungos mistos.  

 

  • Senzala (foto) é outro exemplo de queijo artesanal com assinatura própria: produzido na microrregião de Araxá em MG, um queijo feito com leite cru e massa prensada, com a presença de fungos que se desenvolvem naturalmente durante a maturação.

 

A própria autora que vos fala tem se aventurado nesse mundo dos queijos criativos, desenvolvendo queijos maturados na cachaça de butiá (foto), queijos com café, erva-mate e outras características particulares no processo de fabricação.

O grande desafio que todos nós queijeiros enfrentamos é o registro desses produtos perante os órgãos de inspeção, visto que estes queijos não possuem um padrão de identidade e qualidade definido. A legislação brasileira deveria ser mais aberta à inovação, permitir o registro de produtos que se diferenciam dos convencionais considerando a premissa de que atendam os padrões higiênico-sanitários de produção e os critérios microbiológicos que garantem a segurança microbiológica desses queijos.

Gostou do conteúdo? Deixe seu like e seu comentário, isso nos ajuda a saber que conteúdos são mais interessantes para você. Quer escrever para nós? Clique aqui e veja como!

MAIKE TAIS MAZIERO MONTANHINI

Tecnóloga em Alimentos, especialista em Higiene, Vigilância e Processamento de Produtos de Origem Animal, mestre em Ciência de Alimentos, doutora em Tecnologia de Alimentos e com pós-doutorado na Universidade Federal do Paraná.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures