ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Dia Mundial do Leite

POR FABRÍCIO NASCIMENTO

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 01/06/2021

3 MIN DE LEITURA

0
11

No dia 1° de junho é comemorado o Dia Mundial do Leite. A data foi criada em 2001, pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO/ONU, sigla em inglês), com o objetivo de incentivar a população mundial a consumir lácteos.

A escolha de 1º de junho se deu porque já era o dia em que diversos países, a maioria da União Europeia, comemoravam o Dia Nacional do Leite. É também no velho continente que ocorre a maior parte das celebrações voltadas, em grande parte, ao incentivo ao consumo pelas crianças.

Nada mais justo do que ter um dia especial para este alimento tão nobre, que está presente nas mais diversas receitas, para todas as idades. Leite é o único alimento que consumimos em todas as fases de nossa vida. Desde recém-nascidos, quando nossas amadas mamães nos oferecem através da mamadeira, até idosos.

Casamento perfeito com o café, nos faz companhia no nosso dejejum, um delicioso e quentinho café com leite. Aquele aroma incrível, o sabor maravilhoso que nos ajuda a despertar e nos da energia para enfrentarmos o dia a dia.

Também presente nos derivados. Nossa! Quanta delícia vem do leite em? Quem não gosta de café, pode tomar o leite puro, um iogurte, uma bebida láctea, ou até um achocolatado.

Um queijinho, quem não gosta? Cortar e comer na hora ou degustar ele esticando quentinho em uma torrada. Numa saborosa pizza com a família ou com os amigos, aquele queijo derretendo que parece não querer se soltar da pizza e vir para seu prato, chega dar água na boca de lembrar.

Até no churrasco o leite participa! O queijo assado tem um sabor especial, uma textura única e um cheiro que deixa os vizinhos loucos, combina com uma cervejinha ou um vinho. 

No verão, um sorvete, um milk shake ou um picolé que refresca e revigora. No inverno, um chocolate quente que aquece e acalma (desde que você não se queime hehehe), parece que a vida não tem problemas, que o mundo lá fora está uma maravilha, nada se compara ao momento, ao prazer de beber um cremoso, cheiroso e gostoso chocolate quente. 

E olha só onde o leite foi se meter: nos cosméticos! Isso mesmo, tem muito creme hidratante no mercado que a matéria prima é o leite. Lá está ele, deixando a pele das pessoas mais macia, mais hidratada, mais jovem e bonita. 

Sabendo de tantas delícias e vantagens do consumo de leite, não podemos deixar ninguém de fora. Para que todos tenham a oportunidade de provar, se deliciar e desfrutar os benefícios que o leite pode oferecer, existe o leite zero lactose para quem tem intolerância à lactose, e o leite A2A2 para quem tem alergia a proteína do leite (APLV).

Outra coisa importante saber sobre o leite, é que ele passa por um rigoroso controle de qualidade, desde o produtor, transportador, indústria, até chegar a sua mesa. Existem instruções normativas que o produtor e a indústria precisam cumprir, uma rigorosa fiscalização, para que nada esteja fora do padrão. 

O produtor de leite sente orgulho de levantar todo dia de madrugada, independente se tá frio ou quente, chovendo ou não, nem se é feriado ou domingo, ele está lá firme, feliz, produzindo com amor, para que você ao consumir, sinta-se amado e respeitado por quem produz, para que você saiba que o produtor está preocupado com a sua saúde e de sua família, por isso produz com a máxima qualidade, para você consumir sem medo, para você ter uma saúde melhor e consequentemente uma melhor qualidade de vida.

Seja grato ao produtor, respeite ele, seja amigo dele, e tenha certeza de que a reciprocidade é garantida e que seu leite de cada dia não vai faltar porque ele vai estar lá produzindo.

Não tem desculpa para não consumir este alimento tão completo, inclusive a maioria dos nutricionistas recomenda. Não deixe para amanhã o leite que você pode beber hoje! 

Viva o leite! 

Comemore este dia mundial do leite brindado com um copo do homenageado o precioso leite.

Fonte da foto: Freepik 

FABRÍCIO NASCIMENTO

Produtor de leite em Jóia, Rio Grande do Sul, e palestrante.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint