ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Desnate do soro de leite: uma opção sustentável

VÁRIOS AUTORES

INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 09/06/2021

2 MIN DE LEITURA

2
22

O soro de leite representa de 80 a 90% do volume de leite utilizado no processamento de queijos, com média de 55% dos nutrientes do leite, contém proteínas solúveis, lactose, vitaminas, minerais e pequena quantidade de gordura (ALVES et al., 2014).

Apresenta em média, 93% de água, 5% de lactose, 0,9 a 0,7% de proteínas, 0,5 a 0,3% de gordura e pequenas porções de vitaminas. A fração protéica contém, aproximadamente, 50% de β-lactoglobulina, 25% de α-lactoalbumina e 25% de outras frações protéicas, incluindo imunoglobulinas (FITZSIMONS et al., 2006), o que torna o soro de leite um excelente coproduto a ser explorado industrialmente.

Já o leite, quanto ao seu teor de gordura pode ser classificado em integral, mínimo de 3,0g por 100g de gordura; semidesnatado de 0,6 a 2,9g por 100g de gordura e desnatado, máximo de 0,5g por 100g de gordura (BRASIL, 2018).

A padronização do leite possibilita às indústrias a fabricação de uma gama enorme de derivados lácteos, classificados quanto ao teor de gordura, o que proporciona ao mercado consumidor a oferta dos leites padronizados, iogurtes, bebidas lácteas e diferentes tipos de queijos.

Deste modo, uma alternativa para indústrias de pequeno porte para obtenção de melhor retorno financeiro é o desnate do soro de leite proveniente da fabricação de queijos. A separação da gordura do soro de leite é similar à separação da gordura do leite, desde que as partículas finas de coalho sejam baixas. A temperatura de desnate é geralmente entre 30 e 40°C (SPX, 2014).

Neste sentido, em pesquisa realizada no Sudoeste Goiano em parceria com uma indústria de laticínios, foi avaliada a composição química de manteigas comum e de garrafa obtidas do creme de soros de queijos muçarela e prato.

A pesquisa teve como propósito avaliar a qualidade de tais produtos, uma vez que a indústria já realizava o desnate do soro de leite para a obtenção de manteiga e, por conseguinte, a produção de ricota com o soro de leite desnatado remanescente.

O rendimento dos cremes de soro de queijos muçarela e prato foi de 0,25% e 0,28%, respectivamente, sendo considerados baixos, porém representa uma alternativa para agregação de valor. A operação foi realizada com o soro de leite previamente aquecido a temperatura de 35ºC.

Dessa forma, tem-se estimulado o desenvolvimento de pesquisas com a finalidade de encontrar opções para uma melhor utilização do soro do leite, diminuindo assim os problemas com poluição que o descarte provoca no ambiente, devido ao alto teor de matéria orgânica e à alta demanda biológica de oxigênio necessária para a degradação da lactose (NEVES, 2001).

 

Alves, M. P.; Moreira, R. O.; Rodrigues Júnior, P. H.; Martins, M. C. F.; Perrone, I. T.; Carvalho, A. F. Soro de leite: tecnologias para o processamento de coprodutos. Revista do Instituto de Laticínios Cândido Tostes, v. 69, n. 3, p. 212-226, 2014.

BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Instrução Normativa nº 76 de 26 de novembro de 2018. Diário Oficial da União, Brasília, DF, nov. 2018.

FITZSIMONS, S. M.; MULVIHILL, D. M. et al. Denaturation and aggregation processes in thermal gelation of whey proteins resolved by differential scanning calorimetry. Food Hydrocolloids, v.11, n.4, p.62-69, 2006.

NEVES, B. S. Aproveitamento de subprodutos da indústria de laticínios. In: EMBRAPA. Sustentabilidade da pecuária de leite no Brasil: qualidade e segurança alimentar. Juiz de Fora, 2001. p. 97-108.

SPX. A separação na indústria de laticínios. 2014. Disponível em: <https://www.spxflow.com/assets/pdf/SS_Separation_Dairy_101_02_01_2014_PT-BR.pdf> Acesso em: 07 jun. 2021.

*Fonte da foto do artigo: Freepik

WEMERSON DE FREITAS BORGES

Químico pela Faculdade ULBRA - Itumbiara GO, Engenheiro de Produção pela Universidade UNIRV - Rio Verde GO, Mestre em Tecnologia de Alimentos pelo IF Goiano - Campus Rio Verde.

GIVANILDO DE OLIVEIRA SANTOS

Educador Físico e Mestre em Tecnologia de Alimentos pelo Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde

JÉSSICA MEDEIROS

Acadêmica de Engenharia de Alimentos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Rio Verde, GO.

MARIA SIQUEIRA DE LIMA

Engenheira de Alimentos pelo IF Goiano - Campus Rio Verde, GO, Mestre em Tecnologia de Alimentos pelo IF Goiano - Campus Rio Verde, GO, Doutoranda em Ciências Agrárias - Agronomia pelo IF Goiano Campus Rio Verde, GO.

JOÃO VITOR TEIXEIRA DA CUNHA

Acadêmico de Zootecnia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Rio Verde, GO

JOÃO ANTÔNIO

Engenheiro Agrônomo pela UEG Campus Ipameri, Mestre em Zootecnia pelo IF Goiano Campus Rio Verde, Doutorando em Ciências Agrárias- Agronomia pelo IF Goiano Campus Rio Verde.

PAULO VICTOR TOLEDO LEÃO

Zootecnista pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Rio Verde, GO

MARCO ANTÔNIO PEREIRA DA SILVA

Doutor em Ciência Animal pela Universidade Federal de Goiás, Professor do IF Goiano - Campus Rio Verde, GO

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ANA KAROLINA DO NASCIMENTO PERES

RIO VERDE - GOIÁS - ESTUDANTE

EM 29/06/2021

Adorei!
YURI ALVES TAVARES

CAMPINA GRANDE - PARAIBA - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 10/06/2021

Muito interessante essas informações e ainda mas temos processos bem inovadores como a remoção da proteina do soro de leite para fabricação de Whey Proteico com o processo de menbranas nanofiltracao e ultrafiltraçao , evaporação e secagem dessa proteina ,agregando um valor muito importante para a Indústria Láctea.
Yuri Alves Tavares
Zootecnista

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures