ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Como saber se o leite estragou?

POR LUMA MARIA SOUZA MACHADO

CRUZADINHA

EM 02/06/2023

2 MIN DE LEITURA

0
4

O leite é um alimento rico em cálcio - mineral indispensável para os ossos, além de proteínas, aminoácidos, gorduras essenciais e vitaminas, ele é fundamental para nossa alimentação diária.

Alguns motivos para incluí-lo na sua refeição:

  • Hidrata e repõe eletrólitos;
  • Ajuda na manutenção e ganho de massa magra;
  • Ajuda no sistema imunológico;
  • Evita o envelhecimento precoce; 
  • É um alimento completo, ou seja, possui boas quantidades de nutrientes que devemos consumir todos os dias.

Se um alimento é nutritivo para os seres humanos, geralmente é muito nutritivo para bactérias também, por isso é importante manter o leite em boas condições de consumo , pois pode representar um risco real à saúde humana

Portanto, como saber se o leite estragou? Para evitar que isso aconteça, atente-se aos seguintes sinais de que o leite não está próprio para o consumo.

1. Estado do recipiente 

O primeiro sinal a considerar é se a embalagem está inchada. Bactérias que degradam o leite produzem  gases que se acumulam dentro do recipiente, fazendo com que ela inche e é possível  sentir esse fenômeno ao pressionar  a caixinha levemente. Por isso, verifique o estado do recipiente e, claro, confira sempre a data de validade antes de consumir.

2. Cheiro do leite 

Outro sinal típico de saber se o leite estragou é pelo cheiro, pois como comentado acima quando bactérias têm acesso a um líquido tão nutritivo começam a se alimentar dele produzindo gases que muitas vezes não chegam a causar inchaço na embalagem mas um odor forte. Abra a embalagem e pressione levemente para que o aroma saia. Caso tenha um cheiro desagradável, azedo e até mesmo de podre é melhor evitar. 

3. Textura do leite

Mesmo que a embalagem e o cheiro do leite pareçam bons, ainda é possível ver se é seguro consumir, verificando a textura do leite. A textura deve ser uniforme e não grumosa, a cor deve ser opaca e não deve haver separação entre gordura e soro. Sirva em um recipiente largo e verifique! Se algo parecer errado é melhor evitar. 

Além da textura em temperatura ambiente outro sinal que o leite está estragado ou muito próximo disso é ele talhar (ou formar grumos) ao ser aquecido. Portanto, se talhou não consuma.

O que acontece se eu beber leite estragado?

Ao consumir uma quantidade moderada ou grande de leite estragado é possível que os sintomas de intoxicação alimentar apareçam, como náuseas, vômitos, dor abdominal e diarreia. Em casos de persistência e piora dos sintomas, é melhor procurar um atendimento médico. 

 

Agora que você já sabe mais sobre esse assunto, que tal responder essa cruzadinha para fixar o conhecimento de forma diferente? 

 

Gostou da cruzadinha? Temos outras aqui no MilkPoint! Clique aqui para conferir. Se jogue nessa diversão de conhecimentos!

LUMA MARIA SOUZA MACHADO

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures