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Com maior frequência, novos produtos prometem melhora na imunidade

POR JULIANA SANTIN

NOVIDADES E LANÇAMENTOS EM LÁCTEOS

EM 06/08/2020

3 MIN DE LEITURA

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Os produtos com alegações de imunidade, já em crescimento antes da pandemia de coronavírus (COVID-19), continuaram ganhando força.

"De 2015 a 2019, estamos observando quase o dobro da inovação de novos produtos globalmente para lançamentos de alimentos e bebidas com uma alegação de saúde imunológica", disse Tom Vierhile, vice-presidente de insights estratégicos da América do Norte no Innova Market Insights. "Estamos vendo mais produtos referenciando diretamente a imunidade ou o sistema imunológico logo na frente da embalagem do produto".

Dois terços dos millennials e um terço dos baby boomers disseram que estavam aumentando o consumo de alimentos e bebidas funcionais em 2019, disse Vierhile. Esses números mudaram nos últimos meses, com cerca de metade dos consumidores em todo o mundo consumindo mais produtos que aumentam a imunidade após o início da pandemia.

A imunidade tem sido um foco na inovação de laticínios, disse Vierhile. "Os produtos lácteos estão definitivamente se beneficiando pelo fato de que muitos contêm probióticos, especialmente itens como iogurte", disse ele.

Um exemplo é o recém-lançado leitelho fermentado com morangos da Farmi Piimatoostus Ltd., uma empresa de laticínios da Estônia. O produto apresenta vitaminas B6 e B12, que contribuem para o desempenho do sistema imunológico e nervoso, e selênio, um mineral que protege as células do estresse oxidativo.

Bebidas quentes, especialmente chá, surgiram como outra área chave da inovação de novos produtos. "A razão pela qual o chá é tendência é que muitos produtos de chá, especialmente produtos de chá de ervas, contêm ingredientes que podem ser ricos em nutrientes como vitamina C, talvez casca de laranja e outros ingredientes como gengibre", disse Vierhile.

Exemplos incluem a nova mistura de bebidas com cogumelos Chaga da Four Sigmatic, com sede em Los Angeles. A mistura de bebidas apresenta cogumelos Chaga, que oferecem uma série de propriedades antioxidantes para apoiar o sistema imunológico e a saúde geral, juntamente com a Rosa Mosqueta, que é rica em vitamina C.

A imunidade também é uma tendência em produtos à base de plantas. O número de novos lançamentos com reivindicações tanto de origem vegetal quanto de imunidade quase triplicou entre 2015 e 2019, de acordo com o Innova Market Insights.

Um exemplo são os novos smoothies sem leite da Once Upon A Farm, Berkeley, Califórnia, que contêm probióticos adicionais para a saúde intestinal e imunológica.

E para o futuro?

As direções futuras para a saúde imunológica podem incluir canabidiol (CBD) e serviços de alimentos, disse Vierhile. "Estamos vendo muitas novas oportunidades de inovação quando se trata de produtos para a saúde imunológica, e o CBD é uma área que está começando a surgir ligeiramente", disse ele.

A inovação se concentrou na combinação de CBD com outros compostos e minerais para promover uma variedade de benefícios à saúde. A BevCanna, com sede em Vancouver, lançou recentemente o Lev, uma linha de águas termais com infusão de CBD com infusão de frutas. Os produtos contêm uma formulação mineral fúlvica e húmica que promove a saúde do sistema imunológico. Outros benefícios incluem melhora da função cognitiva, suporte ao metabolismo e saúde digestiva.

"Foodservice definitivamente não é o primeiro lugar em que você procura por inovações em produtos de imunidade, mas isso pode estar mudando", disse Vierhile.

O Kerry Group, Tralee, Irlanda, está explorando a adição de ingredientes funcionais ao setor de serviços alimentícios com o GanedenBC30, um ingrediente probiótico natural que fornece bactérias benéficas conhecidas por apoiar os sistemas digestivo e imunológico.

"Esse ingrediente em particular é especialmente resistente a extremos de calor, frio e pressão, o que permite que ele seja usado em uma ampla gama de produtos, incluindo pizza, café e todos os tipos de alimentos e bebidas", disse Vierhile. "A ideia é que ele possa ser usado como ingrediente para produtos do cotidiano que os consumidores possam comprar em lojas de fast-food ou restaurantes tradicionais".

A nutrição personalizada pode ser outra área propícia à inovação. A Vejo, com sede em Santa Monica, Califórnia, lançou recentemente um liquidificador portátil projetado para bebidas funcionais personalizadas. O sistema baseado em cápsulas fornece misturas nutricionais formuladas pelo médico, abordando questões como imunidade, redução do estresse e sono.

Outra ferramenta personalizada para bebidas é o NesQino, da Nestlé China, Pequim, lançado em abril. O produto permite que os consumidores criem uma variedade de smoothies projetados por nutricionistas. Uma delas é o Glowing Shield, uma mistura de imunidade com cerejas, manga, cenoura e acerola.

"Você tem a opção de tomar uma bebida gelada ou uma bebida quente para criar um tipo de superalimento personalizado", disse Vierhile. “Existem muitas formulações diferentes as quais os consumidores podem desfrutar com esse item em particular.”

Vale a pena ler também > Nielsen: dinâmica de consumo recalibrada num mundo alterado pela covid-19

As informações são do Food Business News.

JULIANA SANTIN

Médica veterinária formada pela FMVZ/USP. Contribuo com a geração de conteúdo nos portais da AgriPoint nas áreas de mercado internacional, além de ser responsável pelo Blog Novidades e Lançamentos em Lácteos do MilkPoint Indústria.

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