ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Leite e aconchego

POR ADRIANE ELISABETE ANTUNES DE MORAES

E MARIA ISABEL LANDIM NEVES

ADRIANE ELISABETE ANTUNES DE MORAES

EM 31/05/2023

1 MIN DE LEITURA

0
4

Um copo de leite morno à noite é reconfortante e ajuda na indução do sono? Sim, é verdade e a ciência pode explicar.

Isso se deve, primeiramente a um neurotransmissor chamado serotonina, que atua em nosso cérebro, fazendo-nos sentir bem, felizes e relaxados. O humor tem relação direta com o nível de serotonina que atua em nosso cérebro. Assim, pessoas com níveis mais baixos deste mensageiro químico estarão mais suscetíveis à ansiedade, insônia, depressão e enxaqueca.

Os níveis cerebrais de serotonina são dependentes da ingestão de fontes de triptofano (aminoácido necessário para liberação de serotonina) e leite é um dos alimentos fonte. O triptofano, uma vez no cérebro, aumenta a produção de serotonina resultando em sensação de relaxamento e até melhora do sono. 

Isso porque, a serotonina é precursora de um hormônio chamado melatonina, o qual tem papel fundamental na regulação do sono, além de poderosa ação antioxidante. Para a serotonina ser convertida naturalmente em nosso corpo em melatonina precisamos estar em local escuro. Portanto, apagar a lâmpada e desligar todas as fontes luminosas, incluindo telas, é fundamental para não perturbar a indução do sono.   

Durante o envelhecimento nosso corpo produz menores quantidades de melatonina o que interfere na capacidade de manter um sono regular. 

Pensando nesta associação entre leite e sono, algumas empresas internacionais de lácteos lançaram no mercado leite de vaca naturalmente rico em melatonina. Sabe como? Fazendo a ordenha das vacas a noite. Não é genial?

Então, para uma boa noite de sono, fica a dica de buscar por alimentos que são boas fontes de triptofano, tais como carnes magras, peixes, nozes, mel, leguminosas e leite. Para ajudar a “pegar no sono” é bom esquentar o leite e não adicionar café ou chocolate que são estimulantes e devem ser deixados para a manhã seguinte.  

 

Referências

Markus, C. R., Olivier, B., & de Haan, E. H. (2002). Whey protein rich in α-lactalbumin increases the ratio of plasma tryptophan to the sum of the other large neutral amino acids and improves cognitive performance in stress-vulnerable subjects. The American journal of clinical nutrition, 75(6), 1051-1056.

Haraguchi, F. K., Abreu, W. C., & Paula, H. D. (2006). Proteínas do soro do leite: composição, propriedades nutricionais, aplicações no esporte e benefícios para a saúde humana. Rev Nutr, 19(4), 479-88.

ADRIANE ELISABETE ANTUNES DE MORAES

Docente da Faculdade de Ciências Aplicadas-FCA/UNICAMP. Graduação em Nutrição (UFPEL), Mestrado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial (FAEM/UFPEL), Doutorado em Alimentos e Nutrição (FEA/UNICAMP), Pós Doutorado no TECNOLAT/ITAL.

MARIA ISABEL LANDIM NEVES

School of Food Engineering, University of Campinas - Brazil

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures