ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Danone investe em agricultura regenerativa

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 08/12/2020

3 MIN DE LEITURA

0
0

A construção de solos saudáveis em escala global é uma das melhores maneiras para evitar o avanço das mudanças climáticas. O caminho para isso é a agricultura regenerativa, que tem como princípio básico a proteção e o não esgotamento de recursos naturais do solo, eliminando o uso de agrotóxicos e pesticidas e criando um ambiente sustentável para o cultivo de alimentos.

O tema foi debatido durante um evento promovido pela Danone  nesta sexta, 4 — véspera do Dia Mundial do Solo. O debate reuniu o diretor de operações da empresa, Henri Bruxelles e representantes de instituições como a World Wide Fund for Nature (WWF), a Comissão Europeia e também de projetos como o Kiss The Ground. Também estiveram presentes representantes de associações de produtores rurais dos Estados Unidos.

O termo foi criado pelo americano Robert Rodale e se refere à uma técnica de plantio que busca produzir enquanto recupera a degradação do solo, sem fazer uso de recursos externos para aumentar  a produtividade, por exemplo, os agrotóxicos.

“Temos um modelo que oferece prosperidade aos produtores, reverte o aquecimento global sequestrando o carbono, facilita o acesso a alimentos saudáveis reduzindo o uso de pesticidas e fertilizantes e ao mesmo tempo amplia a biodiversidade e conecta as pessoas à natureza”, diz Finian Makepeace, cofundador do Kiss The Ground, projeto de conscientização sobre a agricultura regenerativa que já incentivou 5.000 produtores rurais a realizar a transição de seus modelos de produção.

“É sobre pensar em como sustentar os benefícios para o meio ambiente, ao mesmo tempo que oferecemos aos produtores rurais de todo o mundo e de diferentes cenários e contextos, a chance de regenerar sua terra para retomar a função social novamente”, diz.

“A agricultura e a natureza são o coração do que oferecemos aos consumidores e à sociedade. A agricultura define a maneira como cultivamos nossos ingredientes, além de representar a maior parte de nossas emissões de carbono”, diz Bruxelles, da Danone. Segundo ele o modelo de agricultura usada na próxima década vai determinar os limites da existência humana na sociedade, e a empresa está comprometida no engajamento a produtores e órgãos governamentais para ampliar a agenda da regeneração dos solos.

Como uma empresa de alimentos, a Danone acredita que priorizar a agricultura regenerativa como modelo de negócios é a resposta para manter as operações no futuro. Para as empresas, esta técnica oferece um jeito de criar ecossistemas saudáveis e duráveis e proteção contra imprevisibilidades. “É nesse modelo que se cria resiliência e se conecta consumidores por meio do crescimento constante de nossas marcas”, diz Bruxelles.

Nos Estados Unidos, a empresa deseja facilitar a transição de mais de 75.000 acres para os modelos regenerativos, engajando cerca de 50.000 produtores ligados diretamente à cadeia produtiva da Danone, ou seja, fornecedores oficiais da companhia. A marca afirma que, até 2025, 100% dos ingredientes cultivados na França seguirão o novo modelo produtivo. 

No México, a empresa também tem uma parceria com o Walmart Foundation, que objetiva regenerar a produção de morangos. O projeto já resultou, segundo o executivo, em 30% de ganho na receita de agricultores.

A Nestlé é um outro exemplo de empresa que acredita na agricultura regenerativa. Para atingir a meta de reduzir pela metade a emissão de gases de efeito estufa até 2025, a companhia incentiva 500.000 agricultores e 150.000 fornecedores a adotar tais práticas, e, enquanto isso, compram os alimentos produzidos por eles em maior quantidade e por um peço mais alto. Com essa e outras iniciativas, a a empresa irá investir mais de 3 bilhões de dólares contra as mudanças climáticas nos  próximos cinco anos. 

A preferência dos consumidores por produtos ligados à uma produção sustentável é um dos principais propulsores para a escalada da agricultura regenerativa. Na Europa, 22% dos consumidores transformaram seus hábitos de consumo em busca de produtos orgânicos e naturais durante a pandemia.

Mais tecnologia e apoio estrutural por parte das grandes empresas também deve acelerar a adesão ao modelo. “É preciso assistência tecnológica, incentivos financeiros e incentivos de mercado. Plataformas de dados podem ajudar na tomada de decisão e, mais do que isso, precisamos de sinais do mercado de que as grandes empresas validam isso e que estão aptas a ajudar os produtores a chegar lá“, diz Melissa, da WWF.

Gostou do conteúdo? Deixe seu like e seu comentário, isso nos ajuda a saber que conteúdos são mais interessantes para você. Quer escrever para nós? Clique aqui e veja como!

As informações são do Exame Invest. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures