ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Modelos de assistência técnica: cooperativista

POR RODRIGO LUIS SECHI

RODRIGO SECHI

EM 07/04/2021

2 MIN DE LEITURA

2
23

Atualizado em 05/04/2021

Começo este artigo fazendo uma pergunta à você que está lendo: Qual é o tipo de assistência técnica na sua propriedade, ou em que tipo de assistência técnica você se enquadra? Hoje, levanto este tema, um tema muito extenso e com vários porém, por isso, decidi dividir por partes.

Ao chegar pela primeira vez em uma propriedade leiteira, pelos anos de experiência e convivência com ambos, rapidamente, percebo se ali está presente ou não, algum tipo de assistência técnica, seja ela Veterinária, Agronômica, Zootécnica ou Comercial.

Vejamos alguns exemplos de assistência técnica em propriedades leiteiras:

Assistência Técnica Cooperativista

A forma que mais vejo, atrevo-me a dizer. A maioria dos profissionais que atuam com assistência técnica, a fazem deste modo. A cooperativa recruta os profissionais, arca com todas as despesas relativas a este setor, investe em cursos de aperfeiçoamento e melhoria na qualidade do serviço.

O cooperado se compromete em aplicar as recomendações feitas pelo assessor sempre de acordo com suas possibilidades. Em muitos casos, a assistência técnica é gratuita ao cooperado ou é cobrado um valor abaixo do mercado, ou, em alguns casos, a assistência técnica é o benefício dado ao cooperado por entregar sua produção láctea a cooperativa.

Dediquei sete anos de minha vida profissional a este modelo de assistência técnica, portanto, a conclusão que chego a respeito, é que esta forma de trabalho funciona, e funciona muito bem, quando o nível dos cooperados é semelhante, quando suas metas e suas ambições para a atividade estão em um mesmo patamar.

Geralmente, o que observo neste sistema é uma enorme participação do pequeno produtor (muitas vezes pela questão financeira), diminuindo a participação de acordo com o avance técnico.

Como grande vantagem deste modelo de assistência técnica, está o acesso para pequenos produtores, os avances tecnológicos a baixo custo para médios e grandes produtores. Como desvantagem deste modelo, estão as extremidades:

  • Pequenos produtores com pouca instrução, em alguns momentos a habilidade técnicas do profissional é superior a exigência momentânea ao qual o produtor necessita, não havendo um entendimento entre as partes.
  • Grandes produtores, que muitas vezes necessitam de um acompanhamento maior, quase de forma exclusiva, necessitam maior intensidade de visitas, o qual este modelo não consegue fazer, pelo volume de trabalho do Profissional.    

Nos próximos artigos irei comentar outras formas de assistência técnica, (Assistência Privada, Assistência Comercial e a Assistência informal).

Fiquem ligados.

Gostou do conteúdo? Deixe seu like e seu comentário, isso nos ajuda a saber que conteúdos são mais interessantes para você. Quer escrever para nós? Clique aqui e veja como.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MAXIMILIANO SCOPEL ARDENGHI

JACIARA - MATO GROSSO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 07/04/2021

ótima consideração Rodrigo. trabalho em uma cooperativa extremamente focada em assistencia tecnica , mas muitas vezes o produtor acaba esquecendo dessa geração de valor dentro da propriedade.
RODRIGO LUIS SECHI

IJUÍ - RIO GRANDE DO SUL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 07/04/2021

Obrigado Max, fiz este relato com base aos anos de experiência em Cooperativa, a ideia é relatar, em meu ponto de vista, os varios tipos de assistência técnica, que hoje os produtores recebem.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures