ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Tempos difíceis geram animais mais produtivos

POR RODRIGO LUIS SECHI

RODRIGO SECHI

EM 01/12/2021

2 MIN DE LEITURA

2
7

Atualizado em 01/12/2021

Nos últimos dias, tenho escutado uma retórica muito comum entre os produtores de leite: os cálculos não estão fechando. A diferença entre o que se ganha com o que se gasta está tão pequena que em muitos casos se torna negativa, e uma empresa que não dá lucro, infelizmente, tende a desaparecer. Creio que este tema estamos todos cansados de discutir e debater, por isso não me estenderei mais.

O que trago aqui hoje é, de repente, uma realidade para poucas propriedades.

Venho falar de casos de produtores que estão conseguindo reverter esta situação, estão firmes e fortes na atividade, trabalhando com tecnologia na área genética, tendo saltos em produtividade como nunca tiveram antes.

Creio que a terminologia "Transferência de Embriões" todos devem ter escutado em algum momento, mas minha pergunta é: você já pesquisou a fundo este tema? Será que a utilização desta técnica não seria uma opção para a sua fazenda?

Imagine você poder, em um ano, ter na sua propriedade animais de genética superior, gerados em seu próprio estabelecimento e fruto de seus anos de seleção genética. Isso é possível, e vou resumir em poucas palavras uma sugestão que poderá ser o primeiro passo para uma reviravolta em sua propriedade.

Estamos falando basicamente em selecionar os melhores animais, de acordo com características fenotípicas (características visuais, como estrutura, conformação de úbere e patas dentre outras) e genotípicas (prova de genoma), com a qual se poderá avaliar geneticamente o melhor animal que se busca.

Após esta seleção, você terá este melhor animal como sua base genética. Imagine só, utilizando a técnica de transferência de embriões, você poderá ter vários descendentes deste animal em pouco tempo, um salto gigante no melhoramento genético de seu rebanho.

Bom, aí você pode me perguntar: mas se durante a avaliação de meus animais, não encontrarmos nenhuma vaca que nos sirva como base genética, não poderei utilizar esta técnica em minha propriedade? Na verdade, a técnica de Transferência de Embriões está tão avançada que hoje é possível adquirir embriões congelados de animais comprovadamente superiores, ou seja, pode-se conseguir ganhos genéticos a tempo recorde da mesma forma.

Sei que para muitos pode parecer algo surreal falar em seguir investindo na atividade em tempos de crise , mas vejo muitas propriedades que estão trabalhando desta forma e estão tendo ótimos resultados. Pesquise, busque maiores informações. O custo de criar uma bezerra de genética superior é o mesmo que de um animal inferior, a diferença é o resultado de um e de outra na sua propriedade. 

Gostou do conteúdo? Deixe seu like e seu comentário, isso nos ajuda a saber que conteúdos são mais interessantes para você. Quer escrever para nós? Clique aqui e veja como!

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

TIAGO MORAES FERREIRA

UBERLÂNDIA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 06/12/2021

Mas antes disso tem que se preocupar com evolução de rebanho, criação de bezerras, taxa de concepção, perda de prenhez e taxa de prenhez. Um grande abraço.
RODRIGO LUIS SECHI

IJUÍ - RIO GRANDE DO SUL - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL

EM 06/12/2021

Ola, Tiago, obrigado pelo aporte.
Sim concordo plenamente, temos que estar em día, com todas estas questões que vc levantou.
MilkPoint AgriPoint