Nos últimos dias, tenho escutado uma retórica muito comum entre os produtores de leite: os cálculos não estão fechando. A diferença entre o que se ganha com o que se gasta está tão pequena que em muitos casos se torna negativa, e uma empresa que não dá lucro, infelizmente, tende a desaparecer. Creio que este tema estamos todos cansados de discutir e debater, por isso não me estenderei mais.
O que trago aqui hoje é, de repente, uma realidade para poucas propriedades.
Venho falar de casos de produtores que estão conseguindo reverter esta situação, estão firmes e fortes na atividade, trabalhando com tecnologia na área genética, tendo saltos em produtividade como nunca tiveram antes.
Creio que a terminologia "Transferência de Embriões" todos devem ter escutado em algum momento, mas minha pergunta é: você já pesquisou a fundo este tema? Será que a utilização desta técnica não seria uma opção para a sua fazenda?
Imagine você poder, em um ano, ter na sua propriedade animais de genética superior, gerados em seu próprio estabelecimento e fruto de seus anos de seleção genética. Isso é possível, e vou resumir em poucas palavras uma sugestão que poderá ser o primeiro passo para uma reviravolta em sua propriedade.
Estamos falando basicamente em selecionar os melhores animais, de acordo com características fenotípicas (características visuais, como estrutura, conformação de úbere e patas dentre outras) e genotípicas (prova de genoma), com a qual se poderá avaliar geneticamente o melhor animal que se busca.
Após esta seleção, você terá este melhor animal como sua base genética. Imagine só, utilizando a técnica de transferência de embriões, você poderá ter vários descendentes deste animal em pouco tempo, um salto gigante no melhoramento genético de seu rebanho.
Bom, aí você pode me perguntar: mas se durante a avaliação de meus animais, não encontrarmos nenhuma vaca que nos sirva como base genética, não poderei utilizar esta técnica em minha propriedade? Na verdade, a técnica de Transferência de Embriões está tão avançada que hoje é possível adquirir embriões congelados de animais comprovadamente superiores, ou seja, pode-se conseguir ganhos genéticos a tempo recorde da mesma forma.
Sei que para muitos pode parecer algo surreal falar em seguir investindo na atividade em tempos de crise , mas vejo muitas propriedades que estão trabalhando desta forma e estão tendo ótimos resultados. Pesquise, busque maiores informações. O custo de criar uma bezerra de genética superior é o mesmo que de um animal inferior, a diferença é o resultado de um e de outra na sua propriedade.
Gostou do conteúdo? Deixe seu like e seu comentário, isso nos ajuda a saber que conteúdos são mais interessantes para você. Quer escrever para nós? Clique aqui e veja como!