ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Renda e consumo de lácteos: o que nos trouxe até aqui vai nos levar adiante?

MARCELO PEREIRA DE CARVALHO

EM 22/10/2020

6 MIN DE LEITURA

4
4

O consumo de lácteos tem alta relação com a renda da população. Com efeito, tivemos forte expansão do nosso mercado entre 2001 e 2015, quando nosso consumo per capita passou de 120 para 175 kg/habitante/ano, fruto do aumento da renda, principalmente nos estratos mais pobres.

No Fórum MilkPoint Mercado, que realizamos online entre 13 e 14 de outubro, com mais de 300 participantes, o nosso colega Glauco Carvalho, da Embrapa Gado de Leite, mostrou a elasticidade-renda dos lácteos, isto é, o quanto aumenta o consumo de cada derivado, para cada 1% de aumento na renda.

Ao comparar as Pesquisas de Orçamento Familiar (POF) de 2002/03 e 2017/18, porém, o pesquisador da Embrapa mostra tendências interessantes. A figura 1 mostra que, nos estratos de renda mais baixos, além do efeito da renda resultar em maior aumento do consumo, nota-se que, de 2002/03 para 2017/18, esse efeito se intensificou, isto é, o aumento de 1% na renda gerou maior crescimento do consumo no período recente, do que no início do milênio.

Figura 1. Aumento do consumo de lácteos x aumento de 1% na renda.

Fonte: Glauco Carvalho, Embrapa Gado de Leite

Já no estrato superior, o aumento de 1% na renda gerou somente 0,16% de aumento no consumo dos lácteos, sendo este valor bem menor do que o valor verificado na POF 2002/03, que era de 0,43%. Ou seja, o aumento da renda no estrato de renda mais alta praticamente não gera aumento do consumo da cesta de lácteos, caracterizando o grupo como bastante inelástico. E esse fenômeno se intensificou muito de 2002/03 para 2017/18.

Por que isso ocorre?

O estudo do IBGE não avalia as causas, mas podemos inferir que esse estrato de renda mais alta tem acesso a mais substitutos, tem mais interesse e abertura em experimentar o novo e pode ser mais influenciado por questões cada vez mais centrais à produção animal, como a sustentabilidade e o bem-estar animal. Também, pode ser mais suscetível a informações (equivocadas ou no mínimo simplificadas demais) de que os lácteos não fazem bem à saúde.

É importante lembrar que, hoje, o consumidor tem à sua disposição uma infinidade de novos produtos, de forma que os concorrentes do leite não são mais somente os refrigerantes, os sucos e os chás. A POF mostra que o grupo de alimentos denominado “Outros” (que não são lácteos, carnes, frutas e verduras, cereais, leguminosas e oleaginosas, bebidas e infusões, farinhas, féculas e massas, açúcares, aves e ovos, alimentos preparados, panificados e óleos e gorduras), foi o que mais cresceu, passando de 8,3% dos gastos para 13,7%.

A área de novos alimentos recebe maciços investimentos de capital por parte de fundos e de corporações, ávidos por participar ativamente da revolução da alimentação, financiando startups que prometem reinventar os alimentos. De fato, 3 categorias captaram metade do investimento em Agtechs em 2019: proteínas vegetais/substitutos de proteínas animais, cadeia de suprimentos e fazendas urbanas/verticais, nessa ordem, segundo o hub DogPatch Labs, da Irlanda.

A figura 2 mostra o que isso está gerando. Todas essas empresas são startups (ou que já passaram dessa fase) que desenvolvem substitutos dos lácteos.

Figura 2. Startups que desenvolvem substitutos dos lácteos

startups que desenvolvem substitutos aos lacteos

Isso não quer dizer que o leite e seus derivados têm necessariamente um futuro nebuloso, apesar de algumas previsões apocalíticas, mas, sim que será o futuro em que a ampla possibilidade de escolha será a grande vencedora. Para continuarmos desenvolvendo nosso mercado à medida que a renda cresce, ao mesmo tempo em que o consumidor busca novas experiências e tem essas escolhas à sua disposição, é preciso que o setor evolua em diversas frentes, tendo uma postura bem mais proativa e focada no mercado, do que tivemos no passado. Isso envolve:

1) Na Produção: acessibilidade (custo competitivo), saúde humana (menor risco de resíduos de antibióticos, leite a2a2, ingredientes naturais), sustentabilidade (carbono neutro, agricultura regenerativa, gestão da água e resíduos), bem-estar animal (conforto, medição de parâmetros biológicos, pecuária 4.0, importância social (empregos, fomento à comunidade local, geração de renda na região) e comunicação (narrativa que consiga conectar consumo e produção).

2) Na Indústria: inovação em produto (novos ingredientes naturais, novas combinações de produtos, inovação aberta para acelerar a inovação); eficiência industrial e otimização de custos (indústria 4.0); novos canais (e-commerce, por exemplo); propósito e reconexão com o consumidor.

Ufa! Ninguém falou que seria fácil, mas, por outro lado, tem um pote de ouro para quem chegar lá.

Não há dúvida que o leite e os derivados representam uma categoria com amplo potencial de reinvenção. Também, é inegável que uma parcela significativa da população mundial vai continuar ascendendo economicamente e buscando proteínas animais (ao menos nos próximos anos...). Mas o cenário competitivo nos induz a refletir que muitas outras propostas de alimentos buscarão essa renda extra. Até impressão em 3D, ainda em sua infância.  Nesse cenário, é válida a reflexão de que aquilo que nos trouxe até aqui, não nos levará necessariamente adiante, até porque as curvas exponenciais nos sugerem que o que parece inacessível hoje, por ser muito caro, vai certamente ter seu custo muito reduzido no futuro. Isto é, achar que competiremos por sermos baratos não é um bom pensamento em um mundo em que a tecnologia traz avanços enormes a cada dia.

Para trazer para a mesa os diversos elementos que compõem esse futuro que está cada vez mais próximo, estamos promovendo a edição online especial do Dairy Vision 2020, que ocorrerá entre 1 e 4 de dezembro. Se você quiser compreender melhor o cenário, entender o movimento das grandes empresas lácteas mundiais, conhecer casos de sucesso, ser introduzido tecnologias disruptivas (como impressão 3D de alimentos e produção de forragens em hidroponia) e, principalmente, refletir sobre o que você e sua empresa/fazenda podem fazer para manter e mesmo aumentar a relevância, esse evento é para você, não importando se trabalha na indústria de laticínios, insumos, na produção ou na área técnica. O cenário de mudança, aliás, envolve a todos nós. Quem acha que não é com si, está mal informado!

Nos últimos anos, tenho ido a muitos eventos lá fora para antecipar as tendências por aqui, entender esse novo consumidor e ter insights relevantes para o setor lácteo brasileiro, que acabam sendo trazidos para o MilkPoint e para nossos eventos e serviços para o setor. Analisando o programa desse Dairy Vision, não hesito em dizer que é o melhor evento setorial já feito no mundo, dada a qualidade dos palestrantes, a diversidade e a amplitude de temas.

Serão mais de 30 palestras (que poderão ser assistidas após o evento, uma vantagem do online), entre as quais cito:

  • Como enfrentar a disrupção na cadeia do leite?, com a super celebrada consultora neozelandesa Melissa Clark-Reynolds;
  • Uma visão do futuro da produção de leite, com John De Jonge, canadense envolvido em diversos projetos inovadores de produção de leite e que hoje tem a startup Hydrogreen, de produção hidropônica de forragem;
  • A inovação em produtos lácteos na China, com Gerrit Smit, da Yili, uma das maiores empresas de lácteos da China;
  • A transformação digital na Nestlé, com Ronald Delfino, Head de Transformação Digital;
  • Agricultura regenerativa: o passo seguinte da sustentabilidade, com Elizabeth Whitlow, da primeira certificadora mundial no tema;
  • O valor dos lácteos em um sistema alimentar sustentável para a nutrição e a saúde, com o Dr. Greg Miller, uma das mais respeitadas autoridades em nutrição de lácteos do mundo;
  • A visão de futuro da Danone para os lácteos, com Yann-Gãel RIO, Vice-Presidente de Agricultura na Danone, na França.

Nosso compromisso é que a sua visão sobre a cadeia do leite não será a mesma depois do DV 2020. Trará questionamentos, dúvidas, mas principalmente muitas oportunidades e possibilidades. As transformações serão as mais intensas já ocorridas na produção de alimentos, na agricultura e no consumo. Entender o jogo é essencial para quem quer ser protagonista na próxima década.

Dê uma conferida: www.dairyvision.com.br. Nos vemos lá.

MARCELO PEREIRA DE CARVALHO

Engenheiro Agrônomo (ESALQ/USP), Mestre em Ciência Animal (ESALQ/USP), MBA Executivo Internacional (FIA/USP), diretor executivo da AgriPoint e coordenador do MilkPoint.

4

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

IVANDRÉ MERLIN JR.

CANOAS - RIO GRANDE DO SUL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 26/10/2020

Belo artigo Marcelo. Mostra a importância da renda da população para a manutenção e ampliação de mercado, garantindo preço para o produtor. Só faria uma observação quanto à reduzida elasticidade de demanda em faixas de renda maiores: acredito que muito se deve ao fato de que famílias com renda mais alta já possuem um consumo per capto mais elevado. O incremento de renda não faz com que estas famílias consumam muito mais iogurtes e queijos do que já consomem (talvez ocorra a troca por produtos mais diferenciados e de valor agregado maior). Portanto, além do menor espaço para ampliação de consumo também há a opção por substitutos. Parabéns!!
MARCELO PEREIRA DE CARVALHO

PIRACICABA - SÃO PAULO

EM 26/10/2020

Olá Ivandré, obrigado pela contribuição! Você está correto na sua observação. O que me chama a atenção é que a elasticidade-renda está diminuindo no estrato de pessoas com mais renda. Isso chama a atenção para o fato de que, talvez, esses consumidores tendam a trocar com mais facilidade os lácteos por substitutos.
ANDRÉ LUIZ BARBOSA DA SILVA

MACAÉ - RIO DE JANEIRO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 26/10/2020

Marcelo, excelente artigo, mas nada disso deve acontecer se permanecer essa política econômica que está instalada no país hoje. Como você mesmo abriu o artigo os anos de 2002 até 2015 foram os melhores índices de crescimento da renda nacional, peincidos mais pobres e consequentemente a classe social que mais consumiu lácteos elevando inclusive o percentual de consumo de 120 para 175 litros per capita.
Portanto, enquanto esse governo insistir em beneficiar os mais ricos, principalmente e fundamentalmente o setor financeiro pode esquecer crescimento de consumo de lácteos.
Um forte abraço.
MARCELO PEREIRA DE CARVALHO

PIRACICABA - SÃO PAULO

EM 26/10/2020

Olá André Luiz, obrigado pelo comentário. Com certeza renda é o alicerce. Sem ela, não teremos como crescer consumo.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures