ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Além do hexa: o leite no Brasil

POR STEPHANIE ALVES GONSALES

E LETÍCIA MOSTARO

LEITE NO MUNDO

EM 24/11/2022

4 MIN DE LEITURA

1
10

Esse ano o hexa vem? Hoje é a estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo do Catar. Como já diz Galvão Bueno: haja coração! Veste a amarelinha que o país do futebol está chegando! 

Das quatro linhas do gramado para o “campo lácteo," no ano passado, em 2021, o país produziu 35,305 bilhões de litros, de acordo com dados do IBGE, valor similar ao ano anterior, quando a produção brasileira atingiu 35,317 bilhões de litros (Gráfico 1). Este ano, a prévia do IBGE para o terceiro trimestre de 2022, divulgada na sexta-feira (11/11), apontou um volume total de leite captado de aproximadamente 6,0 bilhões de litros.

Gráfico 1. Evolução da produção brasileira de leite.

Evolução da produção brasileira de leite.
Fonte: elaborado pelo MilkPoint Mercado em com base em dados do IBGE.

 

Ainda conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o tamanho do rebanho, em 2021, ficou aproximadamente em 15,9 milhões animais, decréscimo de 0,1% em relação ao ano anterior, reflexo, dentre outros fatores, do aumento nos custos de produção. A produtividade se manteve em 2.194 litros/vaca/ano, bem como no ano de 2020.

 

Dados da Embrapa Gado de Leite mostram que cerca de 70% da produção de leite no Brasil provém de vacas mestiças Holandês-Zebu. A raça holandesa é predominante nos cruzamentos e o mais comum de ser encontrado é o cruzamento entre a Raça Holandesa e Gir, animal conhecido como Girolando. Além dessas, a Raça Jersey, Guzerá, Pardo Suíço e Sindi também são encontradas no país. 

Assim como a maior competição de futebol mundial passa por transformações ao longo de cada edição, a produção de leite também vem se transformando nos últimos anos conjuntural e estruturalmente

 

Quanto ao segundo aspecto, a expansão exponencial dos sistemas confinados, especialmente dos compost barn, tem se destacado. Inclusive, este ano, completaram-se 10 anos de sua primeira instalação no Brasil. 

Ainda sobre os sistemas de produção de leite confinados, o MilkPoint Mercado realiza há 4 anos uma pesquisa inédita com empresas brasileiras, buscando acompanhar a evolução desses sistemas no Brasil.

Este ano, os resultados da pesquisa mostraram que entre as 19 empresas participantes — representando cerca de 13,7 milhões de litros de leite diários, ou seja,  21% da produção formal do país —, 5,7 milhões de litros/dia são produzidos em confinamento, representando 41% do total comprado pelas indústrias participantes.

Tabela 1. Pesquisa do MilkPoint Mercado com indústrias de laticínios, 2022.

Pesquisa do MilkPoint Mercado com indústrias de laticínios,2022
Fonte: dados da pesquisa realizada pelo MilkPoint Mercado com indústrias de laticínios, 2022.
 

As transformações também chegaram aos hábitos de consumo, remodelando tendências e o portfólio de produtos das indústrias. Com uma grande versatilidade de consumo e um denso perfil nutricional, o leite e seus derivados estão presentes nos lares brasileiros. O último dado do IBGE — disponibilizado em  2021 — mostra que o consumo em equivalente-leite está aproximadamente em 169 km/por pessoa/ano. 

Gráfico 2. Consumo per capita-aparente em equivalente-leite. 

Consumo per capita-aparente em equivalente-leite 
Fonte: elaborado pelo MilkPoint Mercado em com base em dados do IBGE, 2021.
 

No Brasil, os queijos absorvem aproximadamente 40% da produção total de leite, sendo o principal derivado lácteo em relação à absorção de leite matéria-prima. A muçarela, principal commodity do segmento, é o queijo mais consumido do país, com mais de 30% do volume de mercado, de acordo com dados do MilkPoint Mercado. 
 

Queijos: os craques brasileiros entre os melhores do mundo!

A Seleção Brasileira é lembrada ao redor mundo pelo “futebol arte,” graças aos craques inesquecíveis que já vestiram a amarelinha e fizeram história. Pelé, Garrincha, Didi, Nilton Santos, Zico, Romário, Bebeto, Taffarel, Ronaldo, Ronaldinho, Roberto Carlos, Cafu e, atualmente, o Neymar são alguns bons e clássicos exemplos!

Fora das quatro linhas, também somos lembrados mundialmente e fazemos história por aí! Os queijos autorais brasileiros destacam-se em concursos internacionais e colecionam medalhas. Os queijos autorais são aqueles que não tem uma receita pré-estabelecida. Eles carregam consigo a identidade de quem os produz. É como aquela jogada característica do craque do time, sua marca registrada. 

Este ano, no World Cheese Awards 2022, que aconteceu no dia 02 de novembro, no  País de Gales, os queijos brasileiros conquistaram 15 medalhas! O World Cheese Awards é um evento global de queijos, que reúne queijeiros, varejistas, compradores e comentaristas de alimentos em todo o mundo para julgar mais de 4.000 queijos de mais de 40 países.

Confira abaixo a lista de queijos vencedores do Brasil. Segura esse time de craques!

lista de queijos vencedores do Brasil
Fonte: elaborado e adaptado pela Equipe MilkPoint, disponível em World Cheese Awards 2022.

 

Especial Copa do Mundo, leia também:

 

Bom, hora de vestir a amarelinha que logo mais, às 16h, o Brasil entrará em campo. E aí, palpites de qual será o placar? 

 

STEPHANIE ALVES GONSALES

Zootecnista formada pela Universidade Estadual de Maringá e pós-graduada em Gestão do Agronegócio. Integrante da Equipe de Conteúdo do MilkPoint.

LETÍCIA MOSTARO

Bacharel em Laticínios pela UFV, Pós-Graduada em Eng.de Produção, Pós-Graduanda em Marketing Digital e Analytics.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

VANGEVALDO BORGES DE OLIVEIRA

PORTO ESPERIDIÃO - MATO GROSSO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 27/11/2022

Se os laticínios não incentivar o s produtores pagando um preço justo daqui uns anos não vai ter mais leite no mercado

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures