Rodrigo Gregório da Silva

RODRIGO GREGÓRIO DA SILVA

05/07/2017

O menor potencializou os ganhos e o marginal socorreu o negócio

Seção Espaço Aberto: "O peso corporal e o teor de gordura apresentaram relação inversa com RMCA. Ou seja, com o aumento do peso corporal e dos teores de gordura, há redução da RMCA, por hectare. Já a produção de leite, na lactação, apresentou relação direta, demonstrando efeito positivo da elevação de produtividade das vacas no desempenho do negócio (SILVA, 2013)", por Rodrigo Gregório da Silva, Professor do IFCE, Campus Limoeiro do Norte, CE.

Trinta dias que valem ouro!
05/02/2015

Trinta dias que valem ouro!

Historicamente o mês de fevereiro não é um mês excelente para a agricultura cearense. Ao contrário, fevereiro é conhecido pela frequência observada de veranicos, situações essas que preocupam àqueles, que porventura, semearam seus campos após as chuvas de janeiro. É verdade que o semeio em janeiro ocorre normalmente quando do aparecimento das chuvas, sendo seu aparecimento relacionado diretamente com os anos de precipitação pluviométrica classificada de média a alta.[...]

27/03/2008

Relação de troca e estreitamento de margens no Ceará

Nos últimos anos os preços obtidos na comercialização do leite vêm se mantendo no patamar próximo aos R$ 0,50 por litro, patamar esse verificado desde meados de 2003/2004 (Ematerce, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará). É bem verdade que se verificou incrementos nos preços médios pago aos produtores desde o final do ano de 2007, ficando esse valor ao redor de R$ 0,58 por litro para o mês de fevereiro de 2008 (Leite e Negócios).

18/01/2008

Seria o Nordeste a mais nova fronteira do leite?

Nos últimos meses tem-se visto várias matérias relatando que o Brasil e especialmente o Nordeste brasileiro serão ou mesmo já estão sendo estimulados a se tornarem mais representativos no cenário mundial da produção e leite, em função da disponibilidade de terras, água e sua localização, entre outras vantagens. Há vários anos vivenciamos situações de divulgação de idéias sobre vantagens comparativas relacionadas à região semi-árida. É bem verdade que também ouvimos relatos contrários, onde a referida região apresentava grandes restrições, tornando-a inapta ao desenvolvimento sustentável. Hoje, tem prevalecido a idéia de que a região apresenta grande potencial para a produção primária, com o respeito às suas características singulares.

04/01/2008

Seria teoria x a prática ou conhecimentos gerais x específicos?

Constantemente nos esbarramos em pessoas que afirmam veementemente que na prática a coisa é bem diferente. Que o conhecimento científico é relevante, mas o que vale é o que se vê no campo. Recentemente publicamos um artigo onde o título era o seguinte: "na teoria é uma coisa, na prática, é a mesma coisa". Nesse artigo discutimos sobre o que pensamos sobre essa relação de conhecimentos. Resumindo, enxergamos os dois conhecimentos como sendo complementares e partícipes do processo de desenvolvimento tecnológico, sem quem seja possível a sua separação em mais ou menos relevante do ponto de vista de um sistema de produção real.

Qual a sua dúvida hoje?