Comissão debate criação de fundo para a cadeia produtiva do leite

O projeto de lei propõe a criação de um fundo financiado por parcela do Imposto de Importação incidente sobre produtos lácteos, com o objetivo de assegurar que parte dos recursos arrecadados seja revertida para o próprio setor produtivo nacional.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Sem tempo? Leia o resumo gerado pela MilkIA
A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados realizará uma audiência pública em 7 de maio para discutir o Projeto de Lei 431/26, que cria o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Cadeia do Leite. O deputado Elton Welter, autor do projeto, destaca a importância do setor para a economia e segurança alimentar. O fundo será financiado por parte do Imposto de Importação sobre produtos lácteos, visando fortalecer a produção nacional e mitigar crises de renda enfrentadas pelo setor.

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados realiza, nesta quinta-feira, 7 de maio, uma audiência pública para discutir o Projeto de Lei 431/26, que cria o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Cadeia do Leite. O debate está marcado para as 10 horas, no plenário 6.

Continua depois da publicidade

O deputado Elton Welter, autor do projeto, afirma que o setor possui elevada relevância econômica e social, com forte presença da agricultura familiar e papel estratégico na segurança alimentar, na geração de renda no meio rural e no desenvolvimento regional. Por isso, considera fundamental a criação de um fundo voltado ao fortalecimento da cadeia produtiva do leite no Brasil.

Um dos argumentos expostos em prol do projeto é de que o setor enfrenta recorrentes crises de renda, além de exposição às oscilações do mercado internacional e aumento das importações de produtos lácteos.

"O projeto de lei propõe a criação do fundo financiado por parcela do Imposto de Importação incidente sobre produtos lácteos, com o objetivo de assegurar que parte dos recursos arrecadados seja revertida em benefício do próprio setor produtivo nacional. A audiência permitirá o aprofundamento técnico da proposta, a análise de sua viabilidade jurídica e econômica, bem como a coleta de contribuições que possam subsidiar o aperfeiçoamento da matéria em tramitação nesta Casa", explica Welter.

As informações são da Agência Câmara de Notícias, adaptadas pela equipe MilkPoint.

Vale a pena ler também:

Uruguai leva à OMC questionamento sobre investigação de dumping do Brasil em lácteos

Comissão aprova projeto que proíbe venda de leite em pó importado reconstituído como leite líquido

QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?