ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Você seria o seu gestor?

POR LETÍCIA MOSTARO

INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 26/04/2021

2 MIN DE LEITURA

1
17

Nos laticínios, assim como em tantos outros setores, muito se fala em números, melhoria contínua de processos, filosofias de produção (Lean e Six Sigma), uso de novas tecnologias, indicadores de produtividade, redução de desperdícios e alcance de metas. No final do mês, os relatórios e apresentações giram em torno de resultados, os quais são analisados por indicadores numéricos.

Contudo, tais indicadores são o resultado de ações conjuntas de diferentes equipes que compõem cada setor da fábrica. Por isso, os números, na verdade, são pessoas! E, neste ponto, chegamos a uma questão importante: você seria o seu gestor?

Sabemos que o trabalho no chão de fábrica de um laticínio não é fácil, a começar pela peculiaridade da matéria-prima. O uso de novas tecnologias que permitem a automatização de processos, a adesão de filosofias de produção com pensamento enxuto e utilização de ferramentas de gestão para melhoria contínua, sem dúvidas é primordial para obtermos êxito em nossa linha de produção.

Mas, arrisco a dizer que a chave do sucesso ainda é — e sempre será — uma boa gestão de pessoas, que seja capaz de engajar a equipe na busca constante de melhores resultados. Aqui, o papel do gestor é o pilar e reflexo de todo seu time. Os insights de autogestão, análise crítica e capacidade analítica de todas as pessoas envolvidas no processo é fundamental.

Por exemplo, muitas indústrias utilizam a Análise de Modo e Efeitos de Falhas (FMEA) para maximizar a eficiência, minimizar ou reduzir falhas, entre outras vantagens. Porém, a última etapa de implantação da FMEA é a de “continuidade”. Então, é oportuno levantarmos o questionamento: uma equipe mal gerenciada dará continuidade ao plano de ação? Talvez sim, mas acho difícil.

Pensando no Ciclo PDCA, também muito recorrente na rotina dos laticínios. Ele é composto por quatro fases: plan (plano de ação), do (execução do plan), check (checagem da execução) e act (agir – correção de não conformidades ou estabelecimento do plano de ação proposto). Após o “act”, o ciclo é reiniciado.

No PDCA, é interessante ressaltarmos o “agir” e o reinício do ciclo. São os colaboradores que irão que dar continuidade ao plano de ação satisfatório para a melhoria contínua dos processos produtivos. Se tivermos uma equipe desmotivada, provavelmente, o ciclo será interrompido.

Pensando nas filosofias de gestão da produção: Lean e Six Sigma. Basicamente, o Lean visa a eliminação de desperdícios e o alcance da simplicidade. O Six Sigma tem como objetivo eliminar variações e gerenciar a complexidade.

Ou seja, ambos dependem de uma eficiente gestão de pessoas para cumprirem com o seu propósito. Afinal, não é à toa que o oitavo desperdício do Lean é o intelectual dos colaboradores, correto?

Agora, vamos além da fábrica. A boa gestão de uma equipe também reflete na competitividade de uma empresa. Se tivermos pessoas desalinhadas com a entrega de metas com qualidade, e não apenas de números, a imagem da marca pode ser prejudicada, quando chega ao mercado consumidor um produto não conforme, fora do padrão de qualidade.

E, sabemos, que o mercado lácteo é altamente competitivo, com produtos com pouca ou nenhuma diferenciação. Dessa forma, o consumidor pode facilmente substituir os produtos pelos das empresas concorrentes.

Por fim, comunicação! A empresa só ganha como um todo quando todas as equipes estão engajadas e alinhadas em prol de um objetivo comum. Para isso, uma comunicação clara, objetiva e não violenta entre gestores e suas equipes é fundamental. O óbvio também precisa ser dito! E aí, você tem sido um bom gestor?

*Fonte da foto do artigo: Freepik

LETÍCIA MOSTARO

Bacharel em Laticínios pela UFV, Pós-Graduada em Eng.de Produção, Pós-Graduanda em Marketing Digital e Analytics.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

LUIZ FERNANDO ROCHA ALMEIDA

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 26/04/2021

Excelente artigo!!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures