ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

É possível conciliar qualidade e produtividade nos laticínios?

POR DANILA SANTOS

INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 03/03/2021

3 MIN DE LEITURA

11
38

Parecem coisas distintas quando falamos em qualidade e produtividade, não é?

Muitas pessoas pensam: "ou eu trabalho com qualidade, ou trabalho com produtividade", principalmente em momentos de crises ou cortes financeiros nas empresas. Nestes casos, sempre o primeiro ponto que sofre danos é a qualidade, pois ainda acreditamos que esta é um custo.

Esta teoria de que não podemos atuar com qualidade e produtividade, principalmente em laticínios, é ainda um tema de discussão.


Fonte: AgroGener Agronética

“Preciso ser mais produtivo (a) e reduzir meus custos operacionais: o que devo fazer?”

A primeira coisa que precisamos colocar em nossa lista é manter a qualidade dos nossos produtos e processos e fazer que todos na empresa consigam fixar essa mesma prioridade. Após ter esta cultura de qualidade sendo realmente vivida pelas pessoas de todos os níveis hierárquicos, é possível atuarmos com qualidade e produtividade na empresa.

Exemplos de aumento de produtividade com qualidade 

  • Melhoria no tempo de Clean In Place (CIP)  e Clean out of Place (COP)

Melhoria dos equipamentos com validação de eficácia dos resultados. É possível conseguir reduzir os tempos de limpeza nos processos produtivos mantendo a qualidade e a segurança dos produtos, com bons produtos de higienização e métodos que validem a eficácia dessas atividades.

  • Redução de contaminações microbiológicas

É possível a partir do cumprimento fiel dos procedimentos operacionais. Contaminação microbiológica em indústria alimentícia sempre será prejuízo e quase 100% associada a falhas operacionais, sejam elas por não cumprimento de um procedimento ou por um projeto mal executado.

  • Redução de gastos com reclamações de clientes

Pode ser realizado por meio de boas práticas de fabricação e padronização dos processos. Muitas vezes, a empresa não mensura os gastos e o quão improdutivo é o processo quando precisa trocar um produto com problemas quando este já chegou ao cliente/consumidor.

  • Redução de variação nos processos

Isto consequentemente também promove a redução de gastos operacionais por meio da padronização dos processos. Quanto mais padronizado o processo, mais produtivo e menor custo operacional se tem nas fábricas.

  • Redução do Custo da Não Qualidade

É realizada por meio da implantação do sistema de qualidade e de melhoria contínua nas fábricas (CNQ é um dos grandes vilões invisíveis nas indústrias, iremos abordar esse tema nos próximos artigos).

  • Redução de perdas de tempos no processo

É feita por meio do uso de ferramentas de qualidade, procedimentos e treinamentos à operação. Pode-se trabalhar de forma mais rápida e sem perda de tempo, desde que a operação esteja habilitada para tal performance.

  • Melhoria nos rendimentos dos produtos

Se dá pela melhoria da qualidade do leite e cumprimento fiel dos procedimentos e boas práticas operacionais. Um dos melhores exemplos de qualidade e produtividade está nesse item. É certo que, quanto mais a qualidade está impregnada na empresa – desde a matéria-prima até a entrega do produto – melhor seu rendimento, menor seu custo e melhor a qualidade do seu produto.

Estes são alguns entre muitos outros exemplos, nos quais poderíamos abordar de forma mais profunda e demonstrar o quanto a qualidade pode e deve ser usada para a melhoria da produtividade dos processos industriais.

Outro ponto tão importante quanto os mencionados acima é a empatia entre os membros das áreas industrial e qualidade que – apesar de muitas vezes parecerem ter objetivos diferentes e serem cobrados de entregas distintas – precisam SEMPRE atuar em parceria, compreender as dificuldades, agir com empatia e construir propósitos em comum para ambas as áreas.

A área de qualidade precisa conhecer profundamente o processo industrial, assim como o industrial precisa ser um agente de qualidade na indústria. Desta forma, a empatia sempre prevalecerá e soluções conjuntas nortearão as entregas de resultados de altíssima qualidade.

Um resumo de tudo que falamos até aqui, em uma única palavra: pessoas. São elas quem trarão o resultado para a empresa, logo, o primeiro passo para se atuar com qualidade e produtividade é o investimento no desenvolvimento da equipe, tanto nos requisitos técnicos, quanto nos comportamentais.

Este último é o mais importante para as organizações, pois, muitas vezes, o comportamento do colaborador pode colocar em risco toda a harmonia do time. E sabemos que, dentro da organização, existe apenas um time, que, se desestabilizado, pode comprometer todo o resultado.

Enfim, encerro esse artigo dizendo que é possível conciliar qualidade e produtividade nas empresas, mas isto requer um trabalho de gestão de pessoas e processos e um propósito que todos na empresa devem ter. Exploraremos nos próximos artigos alguns exemplos mencionados aqui.

Gostou do conteúdo? Deixe seu like e seu comentário, isso nos ajuda a saber que conteúdos são mais interessantes para você. Quer escrever para nós? Clique aqui e veja como!

*Fonte da foto do artigo: Freepik

DANILA SANTOS

Gerente Industrial, experiência de mais de 17 anos em industrias alimentícias, especialmente em Laticínios. Química Industrial, Especialista em Queijos pela UOV/UFV, MBA Gestão Industrial pela FGV

11

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

PADRONIZA IND BRAS DE PASTEURIZADORES

BAURU - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA LATICÍNIOS

EM 04/03/2021

Parabéns, excelente matéria. Para as industrias que produzem queijos, acrescentaria um item que esta "engatinhando" no Brasil: Concentração do leite em ultrafiltração; com essa técnica, há redução: tempo e insumos e ao mesmo tempo elevação na renda.
RAFAEL MEDEIROS

QUATÁ - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 04/03/2021

Parabéns Danila, excelente artigo!
Gostaria de destacar a colaboração e a importância de um bom time de PPCP (pessoas) dentro desse processo de conciliar qualidade e produtividade, coma otimização dos processos na redução consciente de set up's.
WILLIAN JOSÉ DE FARIA

SÃO GERALDO - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 04/03/2021

Parabéns Danila.
Ótimo artigo.
LEONARDO FAQUINI

FRANCISCO BELTRÃO - PARANÁ - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 03/03/2021

Um ponto crítico foi abordado, a sintonia entre qualidade e indústria. Qualidade está na Indústria e vice versa.
Imprevistos podem ocorrer, Matérias Primas e Produtos Semi Elaborados são suscetíveis a variações em seus padrões, seja por ter ocorrido uma Falta de Energia Elétrica e a Temperatura da Câmara Fria ter se elevado, fazendo com que um pH de uma massa láctea se reduza, mas não ao ponto de ser descartada. Nisto o bom senso, a comunicação assertiva e o direcionamento técnico de forma equilibrada devem prevalecer, ao invés de ser descartado o Produto Semi Elaborado, dar direcionamento adequado, seja para Queijo Processado, Queijo Fundido, balancear os Sais Fundentes para ajuste de pH no Processo Fusão, aplicar o conhecimento técnico e recursos disponíveis, para não incorrer em Prejuízo Financeiro à Empresa. As causas da Ocorrência, tratar da forma necessária, junto à Manutenção, Concessionária Responsável pelo Distribuição na Rede Elétrica, avaliar acionamento de Geradores quando instalados, entre outros pontos.
CAMILA

EM 03/03/2021

Parabéns Danila!
AMANDA FLORENCIO

SÃO PAULO - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA LATICÍNIOS

EM 03/03/2021

Show!!! Parabéns pelo artigo!
WESLEY FERNANDES

SACRAMENTO - MINAS GERAIS

EM 03/03/2021

Sim é possível, também é importante à gestão de saúde e segurança.
FERNANDO M. M. SANTOS

PATOS DE MINAS - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 03/03/2021

Parabéns Danila. Ótimo conteúdo.
ELAINE MONTEIRO

EM 03/03/2021

Excelente artigo, parabéns!!!!
DANIELA ALVES DOS SANTOS

SANTA FÉ DO SUL - SÃO PAULO - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL

EM 03/03/2021

Parabéns Danila, muito bom o artigo!
DANIELA FARIA

INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 03/03/2021

Parabéns, Danila. Excelentes colocações
MilkPoint AgriPoint