ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Importações continuam a cair!

POR MARIANA SICILIANO

PANORAMA DE MERCADO

EM 08/03/2021

2 MIN DE LEITURA

0
2

Segundo dados divulgados nessa sexta-feira (08/03) pela Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), o saldo da balança comercial de lácteos foi de -102 milhões de litros em equivalente leite no mês de fevereiro, uma queda de 28% quando comparada a jan/21. Cenário este puxado, principalmente, pela queda nas importações neste início de ano.

Vale ressaltar que apesar de menores importações, vemos ainda um valor 54% maior de produtos importados, quando comparado a fev/20. Já para as exportações, apesar da queda (-8%) em relação ao mês anterior, se compararmos com o mesmo período do ano passado vemos um valor 42% maior. Confira a evolução no saldo da balança comercial láctea no gráfico 1.

Gráfico 1. Saldo mensal da balança comercial brasileira de lácteos (2017 -2021).


Fonte: elaborado pelo MilkPoint a partir dos dados do COMEXSTAT.

Os preços do mercado internacional estão subindo e, com uma taxa de câmbio também com alguma elevação, temos um produto importado cada vez menos competitivo no mercado interno — o que refletiu em uma queda de 27% do volume importado, em relação a jan/21.

O impacto deste novo cenário (preços internacionais altíssimos) no mercado brasileiro pode ser bastante significativo. Além de novas contratações de importações serem cada vez mais difíceis, o Brasil aparece neste momento, com preços bastante competitivos no mercado internacional.

Peguemos o leite em pó integral como exemplo: nossos preços internos giram em torno de US$ 3.400/ton, valor extremamente competitivo quando comparamos com o US$ 4.364/ton — do último leilão GDT. Há então, uma excelente janela para exportação do produto, e neste mês de fevereiro já pudemos notar um aumento de 42,3% em relação ao mesmo período do ano passado.

Entre os produtos exportados, os cremes de leite, queijos, leite condensado e UHT foram aqueles com maior participação na pauta exportadora em fevereiro, que juntos representam 79%. Dentre eles apenas o leite condensado apresentou uma variação negativa (-66%) em relação a janeiro de 2021. Vale destacar que tivemos um forte aumento das exportações de leite em pó integral (+ 897%), confirmando um cenário favorável dos produtos brasileiros no mercado internacional.

Em relação as importações, os produtos que tiveram maior participação no total importado foram ainda o leite em pó integral (50%), leite em pó desnatado (11%) e os queijos (17%), sendo que o leite em pó desnatado e os queijos apresentaram queda em relação a jan/21, com uma variação negativa de 59% e 26%, respectivamente. Vale destacar que produtos como iogurte e manteiga apresentaram um aumento significativo de importações.

Na tabela 1, é possível observar as movimentações do comércio internacional de lácteos no mês de fevereiro desse ano.

Tabela 1. Balança comercial láctea em fevereiro de 2021


Fonte: elaborado pelo MilkPoint Mercado com base em dados COMEXSTAT.

Quer saber mais sobre mercado lácteo? Participe do Fórum MilkPoint Mercado 2021. O evento proporcionará uma visão panorâmica de todo setor, desde as perspectivas do mercado de grãos, passando pela produção de leite, importações, exportações até as óticas de consumo.  Acesse o site, conheça a programação e se inscreve, em um mercado incerto boa informação é fundamental! 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint