ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Balança comercial de lácteos: importações caem 56% em setembro

POR ANDRÉ SODRÉ MARTINS

PANORAMA DE MERCADO

EM 07/10/2021

2 MIN DE LEITURA

0
3

Segundo dados divulgados nesta terça-feira (05/10) pela Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), o saldo da balança comercial de lácteos foi de -73 milhões de litros em equivalente leite no mês de setembro, um aumento de 16,4% no déficit quando comparado a ago/21.

Em relação ao mesmo período do ano passado, o déficit foi bem menor - uma diferença de cerca de 100 milhões de litros. Confira a evolução no saldo da balança comercial láctea no gráfico 1.

Em setembro, 80,1 milhões de litros (equivalente) de leite foram internalizados, representando um aumento de 7% em relação a agosto/21. A elevação foi reflexo, principalmente, da baixa disponibilidade do leite matéria-prima no Brasil e dos elevados preços internos no período - tanto do preço pago ao produtor, quanto no mercado Spot – o que tornou o produto importado mais competitivo em setembro.

Apesar do aumento de 7% em relação a agosto, se comparado a setembro de 2020, as importações foram 56,4% menores que o observado no mesmo mês do ano passado.

O leite em pó integral foi o derivado lácteo mais importante da pauta importadora em setembro. Os 3,77 milhões de litros (equivalentes) importados do derivado representaram um aumento de 3% no volume internalizado do produto em relação a agosto, e 36% do volume total importado no mês. Logo em seguida vieram os queijos e o leite em pó desnatado, que juntos representaram 44% do volume total importado.

Já o volume exportado em setembro foi de 7,1 milhões de litros de leite (equivalente), redução de 50% em relação a agosto e, em relação ao mesmo período do ano passado, queda de 15,4%.

O leite em pó integral teve suas exportações reduzidas em 85% em relação a ago/21. O leite condensado foi o produto lácteo que apresentou maior aumento das exportações em setembro, de 29% em relação ao mês anterior. Em compensação, produtos como leite em pó desnatado, leite modificado, doce de leite e iogurtes tiveram queda no volume exportado.

A tabela 2 mostra as principais movimentações do comércio internacional de lácteos no mês de setembro deste ano.

O que podemos esperar para o mês de outubro?

Nas últimas semanas, de acordo com o levantamento semanal do MilkPoint Mercado, observou-se que a demanda da população pelos lácteos tem diminuído, enfraquecendo as vendas da indústria ao varejo.

Por essa razão, a competitividade por leite por parte das indústrias tende a diminuir, o que já refletiu na diminuição do preço do leite no mercado spot e que provavelmente irá pressionar o preço do leite pago ao produtor a partir dos próximos pagamentos.

Aliado a isso, o preço do leite internacional tem ganhado força e a taxa de câmbio (R$/dólar) também vem aumentando no início de outubro – já ultrapassando a barreira dos R$5,40.

Caso esse cenário se mantenha - de demanda interna baixa, elevados preços internacionais e alta taxa de câmbio – as importações brasileiras provavelmente perderão força neste mês.

As informações são do MilkPoint Mercado. 
 

Leia também: 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures