Tradicionalmente, o setor lácteo é composto por laticínios que produzem os mesmos derivados “clássicos”: leite UHT, leite em pó, queijos, manteiga, iogurte, requeijão, doce de leite, leite condensado, bebidas lácteas e leite fermentado, por exemplo.
Essa realidade de produtos muitas vezes similares — com quase ou nenhuma diferenciação— resulta em uma competitividade ainda maior entre as indústrias do setor.
Além de apostar no fortalecimento da marca para competir em nichos tradicionais — e saturados —, as empresas também podem buscar alternativas que as diferenciem neste ambiente altamente competitivo.
O terceiro painel do Dairy Vision 2021, parada obrigatória de todos os profissionais da cadeia láctea global, no dia 18/11, abordará justamente a temática de novos negócios no leite como forma de diferenciação de portfólio e proposta de valor. Vamos ter a oportunidade de aprender e captar insights com cases de sucesso!
Confira a seguir os palestrantes, bem como a programação desse painel:
NoCarbon: o primeiro leite brasileiro neutro em carbono, Luis Fernando Laranja da Fonseca, Fundador da Guaraci Agropastoril
Não é novidade que pautas como sustentabilidade e bem-estar animal já são uma realidade e com tendência de crescimento entre os consumidores ao redor do mundo. Esse comportamento de consumo global tem impulsionado diversas ações em todos os setores, e no leite, não é diferente.
Em junho deste ano, a Guaraci Agropastoril lançou o “NoCarbon”, o primeiro leite “carbono neutro” produzido no Brasil e um dos primeiros do mundo. Além de garantir a neutralidade no balanço de carbono, assegurado pela ONG Iniciativa Verde por meio do selo Carbon Free, o NoCarbon atua em outros dois pilares: bem-estar animal, certificado pelo InstitutoCertified Humane Brasil, uma das mais respeitadas ONGs que atuam no tema no mundo, e na produção orgânica, certificada pelo IBD.
Recentemente, a Guaraci Agropastoril também lançou derivados lácteos carbono free como o kefir, ricota fresca, queijo minas frescal, queijo minas padrão e a coalhada integral. A produção de leite zero carbono é possível graças ao plantio de árvores no sistema que realizam o sequestro de carbono e no final torna o leite carbono free.
Luis Fernando Laranja, fundador e sócio da Guaraci Agropastoril palestrará no Dairy Vision 2021. Laranja trará o case de sucesso do NoCarbon para conhecermos melhor o sistema de produção, bem como o projeto de produção de leite zero carbono.
Colaboração e Conectividade na Cadeia Produtiva do Leite, Leandro Campos, Analista de negócios de Agribusiness na Engineering Brasil
Em uma cadeia extensa e com diversos elos como a do leite, conectividade e colaboração entre todas as etapas do processo produtivo é fundamental. Mas, como é possível fazer isso? Por onde começar? Quais são os desafios e oportunidades? Por que conectar a cadeia produtiva do leite?
Leandro Campos, Analista de negócios de Agribusiness na Engineering Brasil, trará esse assunto em sua palestra no Dairy Vision 2021. Com certeza, esse tema traz muitos questionamentos e é de extrema relevância para o setor!
Lácteos e produtos baseados na saúde: o exemplo da Keiff Kefir, Rafael Abad, CEO e Fundador da Keiff Kefir
O Kefir é um derivado lácteo pouco explorado pelas empresas do setor, mas com um potencial de mercado enorme e não saturado. O produto explora e vai ao encontro da atual e crescente tendência de produtos que ofereçam saudabilidade e benefícios para a saúde humana.
Cientificamente, o kefir é bem interessante, visto que é formado por uma microbiota complexa, que age sinergicamente. Em virtude dessa vasta presença de microrganismos, apresenta efeitos benéficos para a saúde humana, antimicrobianos, anti-inflamatórios, antioxidantes, anticarcinogênicos e anti-hipertensivos.
A Keiff Kefir, pioneira e líder na produção de kefir no Brasil, fundada em 2017, é um dos cases de sucesso que apostaram neste segmento de mercado. Com 720 pontos de venda espalhados pelo país, a Keiff dobrou seu tamanho de 2019 para 2020, em plena pandemia.
Rafael Abad, CEO e Fundador da Keiff Kefir palestrará neste terceiro painel do Dairy Vision 2021. Abad trará o exemplo de sucesso da Keiff Kefir. Será que, os grandes laticínios podem apostar neste nicho de mercado? Se sim, por quê? Como é o consumo de kefir atualmente? Quais são as perspectivas? O tema abre um leque de oportunidades e questionamentos que serão explorados!
Indústria Carbono Neutro - como produzir alimentos regenerativos no setor lácteo, Rafaela Gontijo Lenz, CEO na Nuu Alimentos
Fomentando a discussão sobre sustentabilidade, Rafaela Gontijo Lenz, CEO na Nuu Alimentos, abordará a Indústria Carbono Neutro. É possível na produção de alimentos em escala industrial atingir a neutralidade de carbono? Qual o papel dos alimentos regenerativos? Essa realidade é aplicada ao setor lácteo? Como produzir alimentos e laticínios de uma maneira sustentável?
Como escalar uma startup de alimentos, Rodrigo Studart, CEO e Fundador da Lowko Sorvetes
As startups são caracterizadas por apresentarem custos pequenos em comparação com os lucros que obtêm, sendo que, geralmente, há um crescimento exponencial desse tipo de negócio. Mesmo 2020 sendo um ano atípico e de crise foi consolidado como o “ano das startups.”
Mas qual são as expectativas para os próximos anos? Quais são as principais características que diferenciam as startups de alimentos das dos demais segmentos? No caso dos lácteos, existem peculiaridades? Quais são os maiores desafios para escalonar as startups de alimentos, especificamente, de lácteos?
O assunto traz muitas dúvidas e para discutirmos mais sobre, Rodrigo Studart, CEO e Fundador da Lowko Sorvetes compõe o time de palestrante do terceiro painel do Dairy Vision 2021.
A Lowko Sorvetes é uma startup que oferece aos consumidores sorvetes de baixa caloria sem açúcar e feito com ingredientes naturais, além da linha de produtos veganos. Com produção muito similar ao sorvete tradicional, os produtos da Lowko entregam sabor e cremosidade semelhantes aos convencionais.
Os direcionadores da inovação no setor de alimentos e a visão do investidor, Kieran Gartlan, Business partner no The Yield Lab
Investimento é fundamental em qualquer segmento, seja para iniciar um negócio ou escaloná-lo. Contudo, para atrair investimentos é preciso ser atrativo e saber exatamente o que os investidores buscam e esperam da sua empresa.
Por isso, em um setor dinâmica como o lácteo, quais são os direcionadores da inovação? Qual é a visão do investidor? O que torna a sua empresa atrativa? Como traçar estratégias de investimentos competitivas? Onde e como inovar?
As perguntas são muitas e interessam toda a indústria láctea. Para exploramos mais essa temática no Dairy Vision 2021 contaremos com a palestra do Kieran Gartlan, Business partner no The Yield Lab sobre o assunto.
Como vocês podem perceber, o painel de “Novos negócios na cadeia do leite” do Dairy Vision 2021 é uma oportunidade única de captar insights de como se diferenciar e ser atrativo aos olhos dos consumidores e investidores.
O Dairy Vision este ano ocorrerá nos dias 17,18, 23 e 24 de novembro. Em um só evento, contaremos com grandes nomes do setor de alimentos e lácteo mundial para juntos enxergamos oportunidades em um cenário incerto, desafiador de mudanças.
Clique aqui para se inscrever agora e conferir a programação completa do evento, se junte ao ponto de encontro da cadeia láctea global! Vamos juntos?